Capa » Artesanato em Madeira » Como fazer marchetaria passo a passo

Como fazer marchetaria passo a passo

Vamos te mostrar uma técnica bem legal para trabalhar em diversos tipos de madeira. O trabalho fica lindo e poderá ser um ótimo enfeite para a sua casa!

Para fazer a marchetaria é preciso que você use algumas ferramentas necessárias. Também é necessário que você tenha uma mão firme e muita dedicação ao trabalho. Você terá que usar facas de lâminas afiadas, sempre fazendo uso de uma pedra para afiar. Para compor o seu primeiro trabalho, você irá fazer um quadro utilizando um desenho simples, sem precisar de muitos detalhes. Ele também não vai exigir cortes complicados ou que precise muita técnica para executar.

Créditos: ateliermarymarcondes.blogspot.com

Ao escolher o desenho que irá utilizar, você irá escolher algum estabelecimento para comprar o material para marchetaria. Para o modelo de desenho, você irá escolher um objeto de madeira ou até mesmo algum que seja feito de madeira. Selecione a lamina de folheado-base sobre a qual você irá compor o embutido utilizando as dimensões finais do quadro e também os folheados matizados que vai cortar. Para início, você irá utilizar de quatro a cinco matizes.

Créditos: ateliermarymarcondes.blogspot.com

Caso o desenho já tenha a escala pretendida, você deve transferi-lo para o folheado-base utilizando o papel químico. Se não, é só desenhar o primeiro em papel milimétrico ou quadriculado para depois dividir o folheado-base em uma quadrícula. Passe o desenho do papel para o folheado, sendo quadrado por quadrado e utilizando as medidas finais. Deixe uma margem para aparar em volta da área desenhada.

Créditos: ateliermarymarcondes.blogspot.com

Agora corte o desenho no folheado base utilizando a faca ou o xizato e depois retire o pedaço cortado. Faça o recorte do folheado para embutir do mesmo jeitinho. Através de uma tira de folheado, você faz ela de pincel e aplica cola PVA nas arestas do recorte. Depois é só preencher a área cortada do folheado-base com este recorte. Faça de forma com que ele fique bem encaixado e depois o segure com fita adesiva, que deverá ser aplicada pela parte de trás do folheado-base.

Créditos: ateliermarymarcondes.blogspot.com

Espere a cola secar antes de tirar a fita adesiva. Faça a remoção também do papel autocolante. Se for preciso, você pode até umedecê-lo, para que não danifique a superfície do folheado.

- Você pode se amarrar também em como fazer um filetador de garrafa PET.

Créditos: ateliermarymarcondes.blogspot.com

É bom que você saiba que  o trabalho de marchetaria exige de você muito método e delicadeza. Inicie em um canto do desenho, de forma a cortar e ir embutindo um pedaço de cada vez, isso para que não acumule eventuais imprecisões dos recortes.

Créditos: ateliermarymarcondes.blogspot.com

Quando você usar a lixa ao final do trabalho, você irá regularizar todas as imperfeições. Portanto, fique despreocupado com as eventuais irregularidades à superfície do quadro.

Créditos: ateliermarymarcondes.blogspot.com

Quando você completar o embutido, é hora de preparar-se para a placa onde vai montar o quadro. Pegue um contraplacado ou um painel de fibras de uma espessura mínima de 1,5 cm, para que não possa empenar. No caso, selecione um com as dimensões certas para conter o quadro e uma cercadura de 2,5 x 3 cm de largura. Depois cubra a parte de trás e as arestas da placa utilizando um folheado a condizer com o folheado-base do quadro. Fazendo uso de um esquadro universal, você irá alinhar os vértices da placa e do quadro. Corte tiras de folheado para a cercadura com junções à meia-esquadria. Depois cole as tiras da cercadura com cola PVA e faça a segurança com fita adesiva até que aquela esteja bem seca.

Logo em seguida, você aplica a cola de contato nas costas do quadro e na parte da frente do contraplacado. Assim que você não sentir a cola pegajosa em seus dedos, é só colocar o quadro sobre o contraplacado com cuidado, colocando um pouco de pressão. Depois passe, com um rolo ou até mesmo uma escova de alisar, do centro para as bordas. Isto irá assegurar uma colagem de sucesso. Faça a cobertura do quadro com uma placa ou cartão e logo após, coloque um peso por cima. É necessário agora esperar por 24 horas, antes de retirar o peso e o cartão.

Créditos: ateliermarymarcondes.blogspot.com

A dica é deixar que passe uma semana. Isto irá permitir que os folheados sofram os processos naturais de retração. Depois, utilizando um bloco de lixar, vá alisando o quadro. Para iniciar use uma lixa de grão médio, depois uma lixa de grão cada vez mais fino até que a superfície esteja lisa por completo.

Faça a aplicação da cera de polir tradicional  ou se quiser um acabamento mais legal, pode até envernizar. Espero que tenham gostado e possam criar também esta arte em madeira. Boas criações!

Informações do passo a passo captadas do site: comofazer.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>