X

Como pintar um vaso de barro

    Categorias: Pintura

Vamos aprender como pintar vasos de barro? Pode haver grandes descobertas para você que adora incrementar os seus artesanatos!

Neste passo a passo, vamos te mostrar como fazer a pintura de vasinhos de barro. É bem facinho e com os materiais necessários você pode criar lindas composições coloridas. E como você já deve saber, no artesanato todo conhecimento é valido. Mesmo que você não use em vasinhos de barro, poderá usar em outros objetos do mesmo material e etc. Portanto, vamos as dicas!



Créditos: about.com

Veja o que você vai precisar

– Panelas de barro
– Tinta acrílica
– Um pincel de esponja
– Regulares pincéis
– Poliuretano
– Uma placa de plástico
– Spray acrílico transparente

Preparação

Créditos: about.com

Separe os potinhos que vai pintar e limpe-os com água morna. Depois deixe-os secar completamente.

Créditos: about.com

Em seguida, agora você deve selar o interior dos vasinhos (de flores) com duas a três demãos de óleo ou água base de poliuretano. Espere secar novamente. Agora preste atenção, só é preciso fazer isto, se você tem a intenção de colocar uma plantinha nele ou até se quiser que o seu interior fique à prova d’água.

Camada de base

Créditos: about.com

Coloque as cores que você vai usar em uma plaquinha ou aquarela de plástico. É possível adicionar um pouquinho de água na tinta para diluir um pouco.

Créditos: about.com

Para ter um acabamento bem legal no final, você deve usar um pincel esponja (como este mostrado na foto) para aplicar a camada de base. Trabalhe a pintura ao redor do vasinho em passadas amplas.


Créditos: about.com

Você pode até fazer mais demãos se quiser. É preciso apenas que você deixe o potinho secar por uma hora entre cada uma das demãos.

Detalhes

Créditos: about.com

Agora que fez a camada base, você poderá usar seus outros pincéis para compor os detalhes. Ao ter terminado a pintura de sua panela, espere secar novamente, mas agora durante toda a noite. Depois sele com duas a três camadas de poliuretano ou spray acrílico transparente.

– Veja também como fazer pintura em tecido com giz de cera passo a passo!

Dicas

Créditos: about.com

Para usar poliuretano, use uma solução à base de água, em vez de à base de óleo. O óleo tende a dar aos potes uma tonalidade amarelada. Além do mais, irá dar um acabamento fosco, ao invés de um acabamento brilhante. O fosco é mais legal pois intensifica as cores que você usou. É possível também usar stencils, selos ou até mesmo canetas de tinta para os desenhos que você quer.

Vídeo

Se ficou com alguma dúvida, poderá ir no site do About.com e ver o vídeo do qual extraímos estas informações e imagens. É só clicar na  imagem abaixo.

Créditos: about.com

Espero que tenham curtido as dicas! Até a próxima e tenham bons artesanatos!

Informações do passo a passo captadas do site: about.com