Capa » Artesanato em MDF » Moldura de espelho em mosaico passo a passo

Moldura de espelho em mosaico passo a passo

Que tal fazer uma moldura ornamentada para o seu espelho? Você pode até ganhar um dinheirinho se quiser vender as peças. Ou então, pode ser só para passar o tempo mesmo. Mas uma coisa é certa, se você tiver delicadeza e bom gosto ao fazer este item, seu espelho vai ficar muito mais lindo com esta moldura decorada em mosaico.

Créditos: viladoartesao.com.br

E o melhor de tudo é que o mosaico é algo fácil e gostoso de aprender. Através do passo a passo feito pelo artesão Alexandre Arruda no programa Mais Você e a também por um texto da Cris Turek sobre as dicas da Telma Coelho, compomos um texto para explicar como fazer a moldura do espelho em mosaico para você.

Créditos: maisvoce.globo.com

Material necessário:

– base de MDF ou moldura de madeira para espelho
– espelho cristal
– giz de cera e lápis
– tinta látex branca
– azulejos ou pastilhas de vidro coloridas
– cola branca rápida
– rejunte
– alicate torquês, próprio para cortar pastilhas de vidro ou azulejos
– pincel, luva, lápis preto, pano e óculos de segurança

Procedimento:

Compre uma base em MDF e aproveite para pedir para cortar no tamanho ideal para o seu espelho. O bom é que esta base seja maior que o espelho que você providenciou, para que você possa decorar todo o espaço restante. O recomendado é usar espelho cristal de boa qualidade.

Créditos: viladoartesao.com.br

Para começar a fazer, risque com o lápis os desenhos que você irá cobrir com as peças para o mosaico. Para ver como a peça irá ficar, você poderá previamente pintar a base ou a moldura com giz de cera.

Créditos: viladoartesao.com.br

Para cortar os azulejos ou as pastilhas de vidro. Coloque o óculos de segurança e use o torquês com o lado reto virado para cima – isso irá evitar que espirre caquinhos ao bater.  Quebre os pedaços maiores e comece a cortar caquinhos bem pequenos e separar, eles vão preencher os desenhos que você já fez com o lápis. Use sua criatividade e crie desenhos bem coloridos que irão dar toda a vida a moldura do espelho.

Créditos: viladoartesao.com.br

Você poderá colar as peças com auxílio da cola branca rápida. Quando você estiver colando os azulejos, deixe um espaço pequeno para que na hora de passar o rejunte, não apareçam buracos. Quando você acabar de compor a decoração desejada, faltará apenas o rejunte.

Créditos: viladoartesao.com.br

Créditos: viladoartesao.com.br

Com água, misture aos poucos para não endurecer. Cuidado para não usar muita água e mexa até formar uma massa bem consistente. Só então é que ela estará pronta para você passar com a mão. Este rejunte preencherá os vãos que ficam entre os caquinhos que você colou na base MDF ou na moldura pronta para espelho.

Créditos: viladoartesao.com.br

Para secar, leva um tempo de aproximadamente uma hora e meia. Com a ajuda de um pano sequinho você limpará toda a peça e retirará o excesso de rejunte que ficou. Pinte o espelho e se necessário passe duas demãos, com intervalos de meia hora. Pronto, seu espelho decorada está prontinho para ser pendurado e usado por você. Bom proveito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>