Capa » Artesanato em Madeira » Pirogravura em madeira passo a passo

Pirogravura em madeira passo a passo

Aprenda a fazer desenhos lindíssimos na madeira e de quebra ter um lindo porta recados para pendurar na parede de sua residência!

A arte da pirogravura é uma técnica que consiste em fazer gravuras em madeira (ou couro) através de uma ponta de metal incandescente. A ferramenta que é utilizada nesta técnica é o pirógrafo. É um instrumento com características de um pincel e é com ele que você faz os lindos trabalhos. Geralmente, o pirógrafo vem com várias pontas de metais diferentes, elas permitem que se realize vários traços diferentes. De acordo com a peça e o desenho a ser gravado, é que se escolherá a ponta de metal a utilizar. Neste post, vamos te mostrar como você pode aplicar esta técnica em madeira. Depois é só colar a cortiça na parte que você não fez as gravuras e inserir a cordinha atrás, já virou um porta recados. Aprenda como fazer!

Veja o que você vai precisar

- Pirógrafo
- Placa de madeira pequena
- Lixa fina
- Lápis comum
- Lápis de cor
- Lapiseira (Afia)
- Cortiça
- Cola quente
- Corda

Passo a passo

Créditos: mulherportuguesa.com

Você deve preparar uma mesa estável para poder começar a trabalhar. Fixe a placa de madeira e pegue a lixa fina para lixar até que haja arestas.

Créditos: mulherportuguesa.com

Faça o desenho utilizando o lápis de carvão o desenho que pretende ou utilize uma folha de papel vegetal que contenha a imagem que deseja e decalque-a para a placa de madeira. Deixe um espaço na placa para por os seus recados.

Créditos: mulherportuguesa.com

Para que possa utilizar o pirógrafo na temperatura certa, de acordo com o material que você irá utilizar, é preciso que você consulte o manual de instruções do aparelho. O pirógrafo irá queimar e marcar as zonas que você irá desenhar no 2º passo, fazendo com que fiquem bem delineadas.

Créditos: mulherportuguesa.com

Depois que estiver todo delineado é a fase de pintar o seu desenho com lápis de cor. Recomenda-se que use uma afia, pois para pintar a madeira irá gastar muitos bicos e bem rapidamente. Quando se procura por cores mais vivas no seu desenho, é preciso carregar na cor que está a utilizar.

Para escrever os recados com o pirógrafo, corte um bocado de cortiça grande o suficiente. Depois cole-o com cola quente na placa de madeira, naquele espaço que você deixou em branco (sem desenho). Corte uma barra horizontal de cortiça (do tamanho da madeira) e cole na parte superior da madeira. Onde você não preencheu com desenho. Isto será suficiente para que você pregue os recadinhos com percevejos ou alfinetes.

Créditos: mulherportuguesa.com

Depois de tudo é só cortar um pouco de corda e colar as duas pontas na parte de traz da placa de madeira. Fazendo isto você cria algo para servir de suporte. Assim você pode pendurar na sua parede com um preguinho. Tá pronto seu marcador de recados! Agora é só usufruir e curtir sua nova criação. Bem legal de fazer né? Qualquer dúvida, é só nos enviar o seu comentário, teremos prazer em tentar te ajudar! Bons artesanatos!

Informações do passo a passo captadas no site: mulherportuguesa.com

2 comentários

  1. please when you’re posting, do it carefully not to say the wrong thing.http://www.divulgaemail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Meu Perfil no Google