Tapete tartaruga em crochê passo a passo com gráfico

Esta dica pode deixar a sua casa bem mais linda e apresentável. Confira! 

Que tal criar uma decoração bem linda para enfeitar a sala? Trata-se de um tapete em forma de tartaruga super lindo em crochê. Acompanhe o passo a passo que elaboramos para você e crie também este lindo trabalho. O tamanho do trabalho é de 98 x 128 cm.

Créditos: portaldeartesanato.com.br

Veja o que você vai precisar

– 1 novelo de fio Barroco Multicolor da Círculo espessura 4/6 (400 g) na cor verde (9392)
– Barbante Apolo Eco da Círculo espessura 4/6 (400 g ), 1 rolo em cada uma das cores: verde-claro (5150), verde-escuro (5406) e preta (8990)
– Agulha para crochê Círculo n° 10 (4,0 mm)
– Agulha para tapeçaria
– Moldes e diagramas disponíveis para download no Material de Apoio

Pontos utilizados e abreviações

ponto (p.), correntinha (corr.), ponto baixíssimo (p.bx.), ponto baixo (p.b.), ponto alto (p.a.), ponto caranguejo (é o ponto baixo trabalhado da esquerda para a direita) e ponto de haste.

Passo a passo

Corpo

Faça 5 correntinhas com o fio Barroco verde e 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o anel. Trabalhe acompanhando o diagrama 1. Depois que concluir a 3ª carreira, você irá mudar para o barbante Apolo Eco verde-escuro e trabalhar as 2 carreiras restantes. Componha 22 peças de forma a uni-las com pontos baixos durante a confecção da última carreira. Acompanhe o esquema para a fazer distribuição. Através do fio Barroco verde, você irá fazer 5 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o anel e trabalhar acompanhando o diagrama 2. Quando concluir a 3ª carreira, você deverá arrematar. Faça isto com o barbante Apolo Eco verde-escuro e depois trabalhe as 2 carreiras restantes. Componha 4 peças unindo-as com pontos baixos durante a confecção da última carreira, seguindo o esquema para a distribuição. Através do fio Barroco verde, crie 5 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o anel e depois trabalhe acompanhando o diagrama 3. Depois que concluir a 3ª carreira, faça o arremate. Pegue o barbante Apolo Eco verde-escuro e vá trabalhando para fazer as 2 carreiras restantes. Faça 4 peças unindo-as com pontos baixos durante a confecção da última carreira, novamente seguindo o esquema para a distribuição. Pegue o fio Barroco verde para fazer 5 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o anel e trabalhe acompanhando o diagrama 4. Quando concluir a 3ª carreira, arremate. Com o barbante Apolo Eco verde-escuro você irá trabalhar as 2 carreiras restantes. Componha 2 peças unindo-as com pontos baixos durante a confecção da última carreira e acompanhe o esquema para a distribuição.

Cabeça, cauda e patas

Você deve cortar os moldes em papel com as medidas indicadas para acompanhar durante a confecção. Pegue o barbante Apolo Eco verde-claro e trabalhe em pontos baixos, de forma a acompanhar os moldes. Componha uma peça para a cabeça, uma peça para a cauda e quatro peças para as patas. Vá trabalhando uma carreira de pontos baixos, de forma a contornando cada peça.

Com o barbante Apolo Eco verde-escuro, trabalhe uma carreira de ponto caranguejo ao redor do corpo. Faça a costura na cabeça, na cauda e nas patas no avesso do corpo, seguindo o esquema para a distribuição. Pegue o barbante preto e a agulha para tapeçaria para bordar os detalhes em ponto de haste.

Amostra

Quadrado de 5 x 5 cm (agulha para crochê 4,0 mm) = 8 pontos x 3,5 carreiras, medidos sobre pontos altos.

Legal né? Faça o seu tapete tartaruga também e deixe sua casa bem mais linda. Boa sorte na criação!

2 comentários em “Tapete tartaruga em crochê passo a passo com gráfico”

Deixe um comentário