Mulheres adoram bolsas e ninguém pode negar que a bolsa é item bem importante para o figurino feminino, pois além de valorizar o look, ela transporta tudo o que as mulheres precisam. E se você sabe costurar vale fazer uma bolsa reversível para dia das mães, que encantará a sua e atraíra muitos aplausos e elogios para você.

Esta bolsa reversível para dia das mães é versátil, útil e muito linda (Foto: Divulgação)

Dicas para Fazer Bolsa Reversível para Dia das Mães

Para fazer esta versátil bolsa você irá precisar de: 30,5 cm de tecido para o exterior (com a estampa ou cor de sua preferência); 30,5 cm de tecido para o interior (também com a estampa ou cor de sua preferência); entretela (opcional, você irá usar a entretela apenas se o tecido escolhido for muito fino e maleável, pois caso seja um tecido mais estruturado, como a sarja ou até mesmo o algodão, não precisa de entretela); papel para molde; alfinetes; ferro de passar roupas; e linha de costura combinando com os dois tecidos escolhidos.

Leia também sobre Flores de Origami para Dia das Mães Passo a Passo.

Comece fazendo o molde de sua bolsa. Desenhe no papel de molde um formato como na imagem a seguir, com medidas legendadas: (0.5 inch = 1,27 cm); (4.75 inches = 12,06 cm); (6.25 inches = 15,87 cm);  (9 inches tall = Altura de 22,86 cm). Depois dobre o tecido e coloque o molde sobre a dobra.

(Foto: Divulgação)

Em seguida, corte 2 vezes em cada tecido. E corte também uma tira de cada tecido para a alça, com medida de 6,35 cm de largura por 61 cm de comprimento.

(Foto: Divulgação)

Logo após, junte as partes maiores (do corpo da bolsa), lado direito com lado direito, para cada cor de tecido. E começando pela borda superior, costure descendo por um lado, passando pela base e subindo pelo outro lado do corpo da bolsa usando uma margem de costura de 0,6 cm. Deixe a parte superior aberta.

(Foto: Divulgação)

Agora, você deve fazer a bolsa ficar com uma base quadrada, para isso basta “amassar” os cantos para criar uma ponta e costurar em linha reta. Isso fará com que a base da bolsa fique como uma caixa, para que ela possa ficar em pé sozinha.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Em seguida, corte a ponta que sobrou e faça um acabamento para não desfiar. E faça isso em todos os cantos e das duas partes.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Leia também sobre Passo a Passo Rosas de EVA para Dia das Mães.

Logo após, vire as partes do corpo da bolsa pelo avesso novamente e passe a ferro as bordas da parte superior com “virada” de 1,27 cm para baixo.

(Foto: Divulgação)

Agora, posicione as partes da alça com o direito com direito, e costure de um lado, com uma margem de costura de 1,27 cm. Passe a ferro para abrir.

(Foto: Divulgação)

Em seguida, dobre as bordas externas de cada tecido em direção ao centro e passe a ferro.

(Foto: Divulgação)

Logo após, dobre a alça na metade no comprimento, juntando as duas bordas já passadas e passe a ferro novamente. E depois costure reto, fechando esta parte da alça.

(Foto: Divulgação)

Agora, posicione uma das partes dentro da outra, de forma que todas as costuras fiquem por dentro.

(Foto: Divulgação)

Em seguida, alinhe as costuras laterais e alfinete as bordas superiores das partes juntas. Deslize as pontas da alça entre as camadas dos dois tecidos nas costuras laterais de ambos os lados da bolsa (deixe cada ponta da alça em torno de 1,27 cm para dentro das camadas de tecido) e alfinete também.

(Foto: Divulgação)

Para finalizar, basta passar uma costura reta ao redor da borda superior. E está pronto! Uma linda bolsa que pode ser usada dos dois lados.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Esta ideia de bolsa reversível para dia das mães foi retirada do site Minha Singer.

Leia também sobre Caixinha de Coração para Dia das Mães Passo a Passo.

Bolsa Reversível para Dia das Mães Passo a Passo
Avalie essa Matéria!