Em um ambiente competitivo e dominado pelos algoritmos que decidem as regras do jogo, artesãos e artesãs precisam de muita estratégia para se destacar e promover seus projetos.
Por isso, melhorar imagem dos seus projetos artesanais não é só uma questão estética, mas sim uma estratégia poderosa para atrair possíveis clientes, engajar o público certo e, acima de tudo, aumentar suas vendas.
Felizmente, você já não precisa ser um fotógrafo profissional ou dedicar tempo para aprender a trabalhar com softwares avançados de edição de imagens.
Com técnicas simples e fáceis de aplicar, é possível transformar a apresentação visual do seu trabalho e se destacar em um mercado extremamente competitivo.
Se você quer divulgar seu trabalho online, precisará cuidar de cada detalhe com carinho, pois a primeira impressão que seu público terá do seu projeto é a imagem que ele verá em suas redes sociais ou na plataforma onde você está promovendo seus produtos.
Em redes sociais como Instagram, Pinterest, Tiktok ou até no seu catálogo digital de produtos, a imagem é o primeiro elemento que chama a atenção. Se a foto está muito escura, desfocada ou cheia de objetos desnecessários, seu público pode simplesmente ignorar o post, por melhor que seja o produto.
Por outro lado, uma imagem bonita, clara e com cores vivas transmite profissionalismo, confiança, capricho e agrega valor ao seu produto.
A forma como as pessoas percebem seu produto fará toda a diferença no nível de engajamento e no número de vendas. Se a imagem parece profissional, as pessoas se sentirão mais seguras para recomendar o produto para seus amigos, compartilhar nas redes sociais e comprar de você.
Talvez você prefira investir tempo trabalhando em seus projetos, mas testar diferentes aplicativos de edição de imagens para tirar fotos mais atrativas que demonstrem a qualidade do seu trabalho é algo que você deveria começar a fazer hoje mesmo.
Com as novas ferramentas baseadas em IA, essa não é mais uma tarefa tediosa. Você pode começar a transformar suas fotos e moldes rapidamente e de graça com alguns cliques.
Escolha um ambiente bem iluminado
Se possível, é melhor fotografar seus trabalhos em horários pré-determinados. Seria ideal tirar as fotos no início da manhã ou no final da tarde, em dias claros.
A luz natural é a sua melhor aliada para que seus clientes vejam todos os detalhes do seu projeto.
Se você fotografar durante a noite ou em ambientes com iluminação muito forte, a imagem pode ficar muito escura ou com muita sombra.
Use o plano de fundo correto
A foto deve destacar seu trabalho nos mais mínimos detalhes, não o desenho da sua toalha de mesa ou quadros pendurados na parede da sua sala.
A escolha perfeita dependerá do tamanho do objeto que você está destacando, suas cores e o ambiente onde ele está sendo fotografado.
Além disso, é melhor tirar todas as fotos no mesmo ambiente e com o mesmo tipo de iluminação, pois isso facilitará muito o processo de edição de imagens, como veremos a seguir.
Escolha o melhor ângulo, a melhor distância e as ferramentas de edição de imagens corretas
O ângulo da fotografia deve ser usado para destacar detalhes do seu trabalho que são mais relevantes para demonstrar sua qualidade. Em muitos casos, uma foto frontal pode não ser a melhor solução.
A distância também importa muito. Principalmente se você quer destacar detalhes pequenos, mas importantes, é melhor aproximar bastante a câmera, tendo cuidado para não adicionar sombras que afetariam a imagem.
Evite a tentação de usar o zoom digital. Quando você amplia a imagem digitalmente, ela não fica com a mesma qualidade de uma imagem natural.
Não há problema em ajustar o brilho, o contraste, a saturação e a nitidez da foto, mas você não deve usar os filtros avançados disponíveis na maioria dos aplicativos de edição de imagens.
A imagem deve ser uma representação fiel do seu trabalho. Se você tentar maquiar pequenas imperfeições com filtros, corre o risco de criar uma imagem falsa que pode afetar sua credibilidade.
Se um cliente comprar de você e receber algo diferente do que ele viu na imagem, você terá sérios problemas que podem abalar a confiança no seu trabalho.
Lembre-se, seu nome é a sua marca pessoal. As imagens e vídeos do seu trabalho são a única forma de mostrar o seu talento para pessoas que não podem ter contato fisicamente com o seu trabalho.
Em algum momento, as pessoas começarão a entrar em contato com o seu trabalho. Por isso, as fotos devem refletir sua personalidade, demonstrando profissionalismo, sem exageros e sempre de forma autêntica.