Puxa saco de crochê passo a passo: 48 modelos imperdíveis

O puxa saco de crochê é uma peça fantástica que organiza e guarda os sacos da sua casa.

Nele você coloca sacolas plásticas que serão reutilizadas posteriormente, e, isso é muito importante para evitar acúmulo e produção de mais lixo.

É um item essencial em qualquer cômodo e você aproveita todas as dicas aqui para fazer uma peça dessa bem bonita e charmosa, como mais um item na sua decoração.

Para isso, você escolhe dentre tantos modelos distintos, entre os mais fáceis aos mais difíceis, aqueles que mais combinam com você e/ou com sua casa.

Em geral, é um artesanato bastante simples e que não vai ocupar muito o seu tempo para que fique pronto. Que tal começar agora mesmo?

Quais os materiais necessários para fazer um puxa saco de crochê?

Para fazer um puxa saco de crochê (saiba que existe puxa sacola feito com outros materiais) você pode trabalhar com linhas de algodão ou fios de malha. Geralmente, usa-se linhas e fios com uma espessura maior.

As agulhas devem servir ao tamanho da linha, então, agulhas 4mm a 5mm são as mais comuns para esse trabalho.

materiais para crochê
(Foto: @samandeproject)

Você poderá usar alguns materiais de suporte, estes podem ser uma agulha de tapeçaria e/ou uma guia, como uma garrafa PET, caso você fique inseguro com o formato do seu puxa saco de crochê.

Quais as linhas mais usadas?

A linha mais comum é o barbante, isto porque ele é mais grosso, protege melhor as sacolas e oferece maior durabilidade para o puxa saco.

Linhas monocromáticas com espessuras mais suaves podem servir para detalhes dentro do seu modelo de puxa saco, pois há uma variedade de formatos que utilizam mais de um tipo de linha.

linhas de croche
(Foto: @elisapedradas)

Puxa Saco de Crochê Fácil

O puxa saco fácil de fazer é aquele que dispõe dos materiais mais acessíveis para você e que possui uma sequência de pontos mais simples.

Para facilitar o manuseio com o crochê, use linhas grossas e agulhas mais finas, para que ao manusear melhor os pontos, estes fiquem firmes.

(Foto: @arianaehall)

A ideia básica é começar fazendo uma base inicial para formar o puxa saco: a partir de um círculo de “correntinhas” ou do famoso “anel mágico”, por exemplo.

Depois disso é só seguir carreiras circulares com aumentos e diminuições, se necessário.

Você pode usar apenas uma linha e fazer o fechamento das bordas prendendo-as com cordões, botões, ou com o que for mais prático para você.

(Foto: @yasemin_knits)
puxa saco de croche
(Foto: @vikkimakes)

Comece pelos pontos que já conhece no crochê ou por aqueles que tem mais facilidade.

O passo a passo anteriormente descrito e os modelos de frutas são fáceis, confere lá nos tópicos anteriores.

Veja os modelos e comece a tecer seu puxa saco de crochê.

O seu puxa saco pode ser bem fácil de ser feito e bem simples que mesmo assim já garante um belo visual para a sua cozinha ou área de serviço. veja algumas ideias:

(Foto: @atlastradingco3)
rabo de peixe
(Foto: @daphne_creations)
puxa sacola com lacinho
(Foto: @yasemin_knits)
puxa saco simples
(Foto: @aandbstudiollc)

Como fazer puxa saco de crochê passo a passo

Materiais necessários:

– 2 linhas (barbantes) nº 6

– Agulha 3,5mm

Cada linha de barbante, nesse caso, possui uma cor diferente. Uma é para o comprimento da peça e a outra para acabamento nas bordas.

Passo 1: Primeiro, faça 64 “correntinhas”, fechando com um “ponto baixíssimo” na primeira correntinha, para unir o fim e o início da carreira de “correntinhas”.

Passo 2: Faça três correntes e, na próxima “correntinha”, faça um “ponto alto”.

Passo 3: Depois faça duas “correntinhas”, pule duas correntes de base e faça mais dois “pontos altos”, um em cada corrente de base.

Passo 4: Siga fazendo grupinhos de dois “pontos altos” separados por duas “correntinhas”.

Passo 5: Quando terminar a carreira faça um “ponto baixíssimo” na terceira “correntinha” do primeiro “ponto alto” que você fez.

Passo 6: Siga dando um “ponto baixíssimo” até levar a agulha no espaço vazado para inverter a ordem dos grupinhos de “pontos altos”.

Passo 7: Onde estiver os espaços vazados você faz os grupos de dois “pontos altos” em cima, e onde estiver os grupos na base você deixa o espaço vazio, fazendo e pulando duas “correntinhas”. Siga desse jeito, até atingir o comprimento do seu puxa saco.

Passo 8: Você vai começar o acabamento com a outra cor de linha. Faça esse acabamento tanto na parte de cima como na parte de baixo.

Passo 9: A primeira carreira do acabamento segue a lógica anterior de sequência de pontos.

Passo 10: A segunda carreira vai mudar, onde você tem os espaços vazios, faça em cima deles três “pontos altos”, subindo três “correntinhas” e dando ao final um “ponto picô” seguido de mais três “pontos altos” no mesmo espaço.

Passo 11: Siga com “ponto baixíssimo” até o próximo espaço para repetir o processo. Quando finalizar a carreira dê um “ponto baixo” e corte o fio.

Passo 12: Com a mesma linha que você fez o acabamento, faça dois cordões com 80 “correntinhas”.

Passo 13: Use os cordões passando eles nos espaços da última carreira da peça, antes das carreiras feitas com a linha do acabamento.

Passo 14: Passe pela frente e por trás desses espaços dando a volta e fechando seu puxa saco com um laço. Por fim, corte o fio.

Passo 15: Para fazer a argola que serve para pendurar seu puxa saco, faça uma laçada com a mesma linha do acabamento e dê um “ponto baixo” no lugar onde você quer que fique a argola, na parte de trás do puxa saco.

Passo 16: Dessa forma, faça oito “correntinhas” e finalize com um “ponto baixo” em outro espaço.

Passo 17: Por cima dessas “correntinhas” faça “pontos baixos” até chegar no “ponto baixo” inicial que você fez para iniciar a carreira e nesse mesmo lugar dê um “ponto baixíssimo”.

Pronto! Você finalizou seu puxa saco de crochê.

Ainda ficou na dúvida? Confira esse passo a passo acima em vídeo, produzido pelo canal da lane crochê:

Puxa saco de crochê de abacaxi

 Modelos de frutas são maravilhosos para serem usados na cozinha e o formato abacaxi vai imprimir cores vibrantes no ambiente.

puxa saco abacaxi de croche
(Foto: @croche_paula_oliveira)

É simples de fazer e você poderá usar o conhecido “ponto abacaxi” na sua feitura. Que, basicamente, é feito com grupos de quatro “pontos altos” separados por duas correntinhas em um mesmo espaço.

Depois disso, é grupo em cima de grupo, subindo carreiras, mas antes é preciso fazer uma base circular de fileiras com “pontos altos” contínuos a partir de um “anel mágico”.

Vale ressaltar, que deverá ser feito com duas cores, pelo menos: o amarelo e o verde (para a parte superior).

saco de abacaxi de croche
(Foto: @meuscrochet)
(Foto: Etsy)
abacaxi
(Foto: claudiarbm.blogspot.com.br)

Quer saber melhor como faz essa lindeza?

Veja o vídeo do passo a passo:

Puxa saco de crochê de morango

 Se você ama decorar a cozinha com frutas, esse pode ser o formato ideal para você!

As porta sacolas de frutas em geral, são fofas e encantadoras. Acabam sendo mais elaboradas, mas causam um resultado que vale todo o trabalho feito.

O puxa saco de morango também é fácil de fazer e fica muito lindo. A cor vermelha é bem atrativa, mas pode ser feita com linha fosca ou brilhante, você decide.

puxa-saco-moranguinho-de-croche
(Foto: @rajartesanato)

A peça também usa duas cores de linhas, pelo menos: o vermelho e o verde (que além de servir para o acabamento superior, é a cor que representa as folhinhas da fruta).

Essa peça é feita a partir do “anel mágico” para formar uma base circular, e se usa, basicamente, a ideia de formação de grupos com três “pontos altos”.

puxa saco de moranguinho
(Foto: @encantosdocroche_)
morango de croche
(Foto: Etsy)
argola
(Foto: elo7.com.br)

Saiba mais do processo, assistindo ao passo a passo:

https://www.youtube.com/watch?v=CDBPjb2tCHU

Puxa saco de crochê com flores

As flores trazem cores de todos os tons e aspectos, e, podem ser representadas tanto no formato total de um puxa saco, como também podem ser inseridas como um detalhe dentro de um formato de puxa saco mais simples.

croche
O puxa saco de crochê sempre faz muito sucesso (Foto: setacroche.blogspot.com.br)

Isso vale também para qualquer desenho, mas as flores são elementos mais comuns para esse tipo de uso.

Para explorar o formato da flor, no total, você pode optar pelo desenho/formato de arranjos, jarros e outros conjuntos de flores.

cordao
(Foto: elo7.com.br)

Para inseri-las em um modelo básico de puxa saco é bem simples e possível também. Basta fazer a peça em separado e prendê-la corretamente.

azul
(Foto: elo7.com.br)

As flores e folhas representam a flora da natureza, com suas cores, sua beleza, suas formas arredondadas, irregulares e perfeitas.

roxo
(Foto: elo7.com.br)
linha
(Foto: elo7.com.br)
florzinha
(Foto: elo7.com.br)
ponto
(Foto: elo7.com.br)
girassol
(Foto: elo7.com.br)
pino
(Foto: elo7.com.br)
pet
(Foto: elo7.com.br)
folhas
(Foto: elo7.com.br)
listras
(Foto: elo7.com.br)

Contudo, você pode preferir fazer tudo no crochê, mesmo! Criar detalhes como folhas bem bonitas, dentre outros elementos.

Puxa Saco de Crochê Vaso de Flores

Flores alegram qualquer espaço e não é diferente com a sua cozinha. Invista em puxa-saco de vaso de flores de crochê e veja seus familiares mais felizes quando estiverem ao redor da mesa.

folha
(Foto: elo7.com.br)
vaso
(Foto: elo7.com.br)
perola
(Foto: elo7.com.br)
flores
(Foto: elo7.com.br)
margarida
(Foto: elo7.com.br)

Puxa Saco de Crochê Peixe

O puxa saco de crochê no formato de peixe tem um detalhe, bastante comum nessas peças, que é o uso de linhas mescladas com tons em “degradê”.

É bastante comum, além disso, o uso de tons mais suaves que lembram a água do mar, do rio, etc.

olho
(Foto: elo7.com.br)

Dessa forma, o peixe também é construído de diversas maneiras, a depender do modelo escolhido.

Ele pode ser tecido com qualquer cor, abre também muitas possibilidades e garante um resultado no mínimo peculiar, porque a parte da boca acaba servindo como a entrada (abertura) para as sacolas do puxa saco.

Se você quer outros modelos bem diferenciados de puxa-saco de crochê, opte pelos modelos de peixe, que podem ter a cor que você quiser e até serem também coloridos.

peixes
(Foto: elo7.com.br)
escamas
(Foto: elo7.com.br)

peixe

Para o puxa saco de crochê em formato de peixe, você pode usar cores e espessuras de linhas diferentes para tecer os detalhes. Além disso, poderá usar botões para olhos por exemplo.

barbatana
(Foto: elo7.com.br)

Puxa Saco de Crochê Coruja

Já as corujas acabam sendo feitas com mais cores no crochê. Elas representam a sabedoria, mas a fantasia acaba tomando conta da sua estética.

puxa saco de corujinha
(Foto: @ervadoceartesanato)

Para esse formato é bem comum fazer outros elementos como galhos de árvores e flores para compor a figura em conjunto.

No entanto, não vale esquecer que a figura da coruja em si já é bastante elaborada e precisa ter as partes que lhe cabem, como o bico, os olhos e as asas.

Tudo que for incluído nesse formato de coruja, vai servir para colorir ainda mais essa peça.

corujinha puxa saco
(Foto: Craft Passions)

Isso não significa que as peças coloridas não possam ser monocromáticas, tudo depende do seu desejo e do modelo.

Com apenas uma cor, é possível criar volumes e formas diferentes para tecer o desenho completo. Veja mais modelos de puxa-saco de coruja em crochê.

corujinha porta saco
(Foto: @mislene_croche)
corujinha de croche
(Foto: @luciene_ok)
(Foto: Etsy)
corujinha
(Foto: elo7.com.br)
coruja
(Foto: elo7.com.br)

Os detalhes dessa figura acabam chamando mais atenção do que a forma da coruja em si que, geralmente, ganha cores bem diversificadas.

Assista ao vídeo do canal Artsil Tricô e Crochê e veja como fazer puxa saco de crochê coruja passo a passo. Confira os outros vídeos bem interessantes do canal Artsil Tricô e Crochê.

Puxa Saco de Crochê Diferente

O puxa-saco diferente de crochê, como o puxa-saco de joaninha, o puxa-saco de cisne e até o puxa-saco de boneca, por exemplo, diferenciam ainda mais o seu cômodo.

cisne
(Foto: meujardimdecroche.blogspot.com)
boneca
(Foto: gatonaluaartes.blogspot.com.br)
joaninha
(Foto: elo7.com.br)

Puxa Saco de Crochê com Gráfico

Puxa saco de crochê diferente passo a passo, gráfico e 30 fotos é o que você vai conferir agora mesmo, para não perder um minuto e começar ainda hoje a fazer o seu modelo. Corra para escolher o seu modelo preferido.

Para fazer puxa-saco de crochê com cereja você irá precisar de:

  • Tesoura comum;
  • Linhas para crochê de sua preferência e com as espessuras e as cores também de sua preferência;
  • Algodão;
  • Agulha para crochê com a espessura que permita trabalhar tranquilamente com a linha escolhida.

Faça um cordão de correntinhas. Faça uma carreira em ponto alto.

A segunda carreira deve ser feita com 1 ponto alto sendo preso atrás da carreira anterior e 1 correntinha.

Após fazer todo o “corpo” do puxa-saco, faça os detalhes em vermelho na parte inferior e superior. Faça as cerejas em ponto alto e encha-as com o algodão e faça as folhas seguindo o gráfico. Monte as cerejas e prenda na parte superior do puxa-saco.

Para finalizar a sua peça, faça cordões de crochê da maneira que quiser e passe pelo puxa-saco, tanto na parte superior quanto na parte inferior. E está pronto!

grafico
(Foto: ovehandmade2011.blogspot.com.br)

Uma dica de ouro para quem tem muitos restinhos de linha colorida em casa é fazer o seus modelos com estes restinhos, aproveitando todas as cores, para que além de ter uma peça linda e muito útil em sua casa, você ainda decore de forma alegre o seu lar.

As cores das linhas irão deixar o ambiente muito mais alegre e dinâmico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *