Capa » Artesanato em Tecido » Como fazer bonecas de feltro

Como fazer bonecas de feltro

É bem fácil fazer Matriokas com feltro. Neste post você vai entender direitinho a produzir estas lindas bonecas! Aprenda e crie com a gente!

Este tutorial foi feito pela Catia Bernardes. Ela fez a pedido de uma amiga, chamada Letícia. A artesã fez este guia para ajudar aqueles que querem iniciar a criar lindos artesanatos com feltro e ainda não sabem como começar. Ela aproveitou estar compondo algumas Matrioskas para enfeitar a árvore de Natal e tirou umas fotos bem bacanas. De quebra, ela ainda postou um ótimo passo a passo, que trazemos aqui. Vamos a ele!

Créditos: bycatiabernardes.blogspot.com

Como fazer

Clique na imagem para ampliar em outra aba do seu navegador

Créditos: bycatiabernardes.blogspot.com

1 – Para fazer as bonequinhas, foi usado um desenho achado na galeria da Gisele Bianchini no Flickr. Imprimindo o desenho, depois é só usar a tesoura para cortar e usar como molde. Vale lembrar que qualquer molde serve, pode ser uma pintura, patch ou aplicação. O importante é que o desenho seja simples para facilitar na transferência do desenho e ficar com um aspecto mais clean. Selecionamos outro molde mais prático, está no fim do post. Faça com o que você achar melhor. Tem outros moldes legais no Google Imagens. Se estes que trouxemos não te agradaram, vale a pena procurar lá também.

Créditos: bycatiabernardes.blogspot.com

2 – Imprima o molde escolhido algum programa que você domine, como o Word ou até mesmo a partir do seu navegador. A artesã deste guia, optou por fazer em uma copiadora (xerox ou impressora multifuncional). Ela fez várias cópias do molde, reduzindo e aumentando, conforme o resultado que ela desejava. Depois que ela compôs as cópias, foi feito o recorte dos moldes e também de todos os componentes que irão fazer parte do trabalho.

Créditos: bycatiabernardes.blogspot.com

3 – Para transpassar o molde no feltro, é preciso que você risque em cartolina e depois prenda-o com alfinetes. Ou pode riscar com alguma caneta, se for um feltro claro. Depois é só cortar a marca da caneta. Pode ser também com caneta gel clara, lápis de olho branco. lápis aquarela branco ou sabonete, se for em um feltro de cor escura. Depois você irá recortar as peças que vão compor o molde.

Agora é preciso fazer um comentário a parte. Para fazer as Matrioskas não foi usado apenas feltro. Foi usado também tecido. Para que o tecido não desfie, você poderá passar termolina leitosa no avesso e depois é só deixar secar. A termolina irá fazer com que a peça fique impermeabilizada e isso impedirá que o tecido possa desfiar. Apesar de deixar um pouco mais trabalhoso de costurar a mão, não vai atrapalhar muito o processo.

Créditos: bycatiabernardes.blogspot.com

4 – Inicie a montagem da Matrioska. Depois sobreponha o cabelo ao rosto, usando como guia o molde original.

5 – Depois, para fazer as aplicações em feltro, você pode usar qualquer ponto, até mesmo o presponto. Para fechar as bonecas você pode usar o ponto caseado, ficará mais firme e com um acabamento mais legal.

Créditos: bycatiabernardes.blogspot.com

6 – Agora você irá sobrepor o tecido, depois de já preparado com a termolina, usando o molde original como base. Componha um presponto ou caseado.

Créditos: bycatiabernardes.blogspot.com

7 – É hora de ajustar a altura do vestido da Matrioska. Para fazer isto, você pode usar a parte de trás como um guia para fazer com que as duas fiquem alinhadas. Depois alfinete.

8 – Para fazer com que um artesanato em feltro fique bacana é preciso usar a imaginação. Pois os feltros com estampas e outros detalhes são muito caros. Por isso é melhor optar em economizar nos feltros, mas apostar em bordados, botões, fitas, aplicações e rendas para deixar o trabalho mais pomposo e cheio de estilo.

Créditos: bycatiabernardes.blogspot.com

9 – Você irá costurar os enfeites que você selecionou utilizando pontos invisíveis. Depois feche a boneca fazendo uso do ponto caseado. Não esqueça de deixar uma pequena abertura para que você possa inserir o plumante.

Créditos: bycatiabernardes.blogspot.com

10 – Vá colocando o enchimento e fique esperta para não exagerar. Pois sua bonequinha pode ficar com as costuras “estourando”.

11 – Para montar os bonecos, você irá costurar cada uma das partes separadas. No caso: o corpo, os braços, as pernas e etc… Após costurar os tecidos cortados a partir dos moldes, você enche novamente com plumante e fecha. Depois costure com os pontos invisíveis ou até mesmo com ponto fantasia. Faça como você achar melhor no corpinho do boneco. Se você desejar que os braços e pernas possam articular, prenda os membros com um botão ao corpo, assim ele terá movimentos.

- Veja também como fazer cubo de fotografias!

12 – Arranje uma tesoura bem afiada e pequena. Isto irá facilitar com que você possa cortas os cantinhos com delicadeza.

13 – O único problema desta técnica é que até o momento, o nosso felltro nacional é de má qualidade. Isto faz com que crie bolinhas muito fácil e isto pode comprometer o trabalho. É por isso que se você faz para comercializar, é bom que faça testes no feltro antes de começar a vender. Uma dica da artesã, é fazer um chaveiro e usar por algum tempo para ver como irá ficar com o tempo. É bom que você compre feltro de várias marcas até encontrar um de boa qualidade.

Créditos: bycatiabernardes.blogspot.com

Terminamos por aqui. Um pouco trabalhoso mas bem legal né? A Catia Bernardes nos deu esse enorme presente, divulgando isto no blog que ela possui. Visitem também o site dela, que se chama By Catia Bernades.

Outro molde de Marioska

Clique nas imagens para ampliar em outra aba do seu navegador

Créditos: bananacraft.com

Créditos: bananacraft.com

Espero que tenham curtido. Bons artesanatos e até a próxima!

Informações do passo a passo captadas do site: bycatiabernardes.blogspot.com

7 comentários

  1. Amo essas bomequinhasss!!!!!!!!

  2. i found this topic very interesting if you have more to teach us about this subject please post.http://www.listadeemail.org

  3. yes it was really interesting. i’ll tell others to visit this.http://www.listasegmentada.com

  4. thank you for your information, i like the website very muchhttp://www.listasegmentada.com

  5. i found this topic very interesting if you have more to teach us about this subject please post.http://www.kitsucesso.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Meu Perfil no Google