Capa » Artesanato com Papel » Como fazer máscara de papel machê

Como fazer máscara de papel machê

O carnaval tá chegando e que tal já começar a pensar na fantasia? Muita gente opta por ir a bailes mascarados, e então que tal fazer sua própria mascara de papel machê? Você também pode optar para que a mascara seja um item decorativo, que tal?

Vamos usar a técnica do papel machê, um método que consiste em fazer uma massa com papel picado que dá um acabamento rústico, mas bem legal – principalmente com a aplicação de verniz. É muito utilizada em máscaras de carnaval pela sua economia e versatilidade na hora de pintar.

Créditos: oartesanato.com

Materiais necessários para fazer as belezuras:

– 1 tubo de Cola branca
– 1 Fita adesiva
– 1 Tesoura
– Duas tigelas grandes
– Alguns Jornais velhos
– Toalhas de papel (pode ser papel higiênico, se preferir)
– 1 Balão redondo (bexiga de encher)
– Tinta acrílica
– Glitter, lantejoulas, penas.

Passo a passo:

Misture a proporção de 1 xícara de cola para 3 xícaras de água. (Lembrando que quanto mais detalhes a mascara tiver, maior a quantidade)

Obs. Se você adicionar um pouco de óleo de linhaça a mistura acima criará uma mistura super resistente e que evitará também o mofo.

Mexa tudo pra que fique bem unido.

Pique numa tijela o papel higiênico ou papel toalha bem picadinho. (quanto mais picado, melhor)

Adicione ao papel picado a massa de cola que você fez primeiramente, só não coloque toda a mistura, vá adicionando aos poucos, mais ou menos uma xícara.

Encha a bexiga, mais ou menos do tamanho de uma cabeça, da sua, por exemplo, não encha demais para que no manuseio não acabe estourando. Fixe-a em algum lugar, pra que possa trabalhar nele posteriormente.

Com a massa que você fez, cubra toda a superfície do balão, e deixe um espaço sem massa perto do bico.

Em outra tigela, pique o papel de jornal (bem picadinho) e coloque o restante da primeira massa que você fez (cola e água) e aplique no balão que já estará revestido da massa com o papel higiênico ou toalha. Faça o processo duas vezes.

Cuidado para que as massas fiquem lisinhas, para que você tenha menos trabalho no final (acabamento). Vá sempre ajustando com as mãos.

Deixe secar tudo até o dia seguinte. E depois disso passe mais outras duas camadas: a primeira de água, cola com papel toalha ou higiênico (primeira mistura) e depois a massa de jornal com água e cola (segunda mistura).

Depois da aplicação deixe secar novamente até o dia seguinte.

Após tudo seco, estoure o balão e desenforme a mascara. Vá criando os detalhes faciais, como olho, boca, nariz. A massa de papel toalha ou papel higiênico vai ajudar nisso pela sua espessura parecida com argila.

Coloque novamente pra secar.

Depois de completamente seca, com um estilete faça uma abertura no fundo. Faça de um jeito que se ajuste a cabeça.

No final, lixe as laterais, desenhe os lugares que você vai querer enfeitar, pinte com cola acrílica e enfeite como gostar mais!

- Veja também o post sobre como fazer papietagem passo a passo. É uma técnica bem parecida! Confira.

Veja trabalhos prontos e observe como a arte pode ficar rica depois de decorá-las.

Créditos: oartesanato.com

Créditos: oartesanato.com

Créditos: oartesanato.com

Créditos: elo7.com.br/eleonoradobbin

Créditos: flickr.com/people/opusm/

Tudo bem que são trabalhos de profissionais, mas você também pode chegar lá. Vá tentando e aos poucos você pode conseguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>