Molde letra R para imprimir maiúscula, minúscula e cursiva

É possível utilizar o molde da letra R em diversos tipos de trabalho. Ele pode ser impresso, recortado e, a partir daí, ser transformado em peças incríveis de artesanato.

Além disso, a pronúncia da letra R pode gerar algumas dúvidas para as crianças que estão sendo alfabetizadas. E ter o molde da letra R em mãos é fundamental para os educadores.

Bem fáceis de fazer, as letras grandes são muito utilizadas para festas e decorações de paredes e portas de quarto infantil. No Brasil, principalmente, os nomes com a letra R são muito comuns e isso faz com que o artesanato com esse molde seja uma ótima opção.

artesanato com a letra r
Foto: @alessandra_saraco

Confira abaixo o molde da letra para imprimir e saiba um pouco mais sobre essa letra do alfabeto.

Molde letra R para imprimir ou recortar 

É possível baixar diversos moldes da letra R, sejam elas maiúsculas, minúsculas ou cursivas. Após baixar o modelo escolhido, basta imprimir e recortar para começar os trabalhos com ela.

molde letra r para imprimir

A partir do molde fica mais fácil se inspirar em diversos tipos de artesanato para decorar e até mesmo ensinar.

molde da letra r

Molde da letra r cursiva 

O molde da letra cursiva, além de ser muito bonito, é também ideal para desenvolver o foco e a concentração das crianças. Após aprender a escrever com a letra de forma, as crianças passam a usar a letra cursiva para os textos.

Molde da letra r cursiva  molde letra r eva

Isso acontece, porque a letra cursiva é capaz de dar uma maior velocidade na escrita e também, permite a produção de textos mais coesos. Além disso, para o artesanato, o molde letra cursiva é mais detalhado.

molde letra r minuscula

Molde da letra r minúscula 

Para fazer molduras e murais, o molde da letra r minúscula é perfeito. Ele é muito importante inclusive, para os murais escolares usados na alfabetização. É simples de fazer e o principal é ter criatividade na decoração.

molde letra r cursiva Você pode fazer a letra minúscula impressa em papel adesivo. Ela pode também ser usado em lembrancinhas e em embalagens de presentes, por exemplo.

pequena

E ainda pode fazer ímãs de geladeira usando o molde da letra minúscula.

molde letra do alfabeto

Molde da letra R maiúscula 

A letra maiúscula é mais utilizada para decorar festas com a inicial do nome do aniversariante. Porém, ela também é ideal para ser o foco de convites de casamento, onde só se coloca a inicial do casal.

Molde da letra R maiúscula 

redonda

Para quadros, a letra maiúscula fica perfeita e só é necessário recortar o molde no tamanho desejado e, em seguida, colar na moldura, ou usar como base para pintar.

molde letra de forma

grande

Para fazer um quadro mais trabalhado, basta acrescentar detalhes ao gosto de cada um.

molde letra r feltro

para topo de bolo

Molde letra R grande 

O molde da letra R grande já faz parte do ramo do artesanato há muitos anos. Ele é também muito utilizado para pinturas na parede de quartos, seja infantil ou juvenil.

molde para recortar letras

Para esse processo, é importante colar o molde na parede com a ajuda de fitas adesivas. Em seguida, passar a tinta ou uma caneta própria em volta para fazer a marcação.

letra gorda O resultado do molde da letra grande na parede é incrível, mas ele também pode ser usado em diversos outros tipos de artesanato como quadros, por exemplo.

maiuscula

Molde letra R em 3D para imprimir 

As letras em 3D fazem sucesso nas festas. Elas estão presentes em casamentos, festas de 15 anos, aniversários infantis e também na virada do ano. O molde da letra R é um dos mais utilizados e é ideal para trabalhos em 3D.

3d para imprimir
Foto: CreaConLaCarta

Além de serem fáceis de fazer, as letras em 3D dão um toque especial na festa e podem ser bem ousadas, com bastante brilho ou cores bem vibrantes. Após imprimir o molde, o trabalho pode ser feito em diversos materiais.

O ideal para que a letra fique em pé, por exemplo, é que ela seja feita em papelão ou papel cartão. Mas, muitas pessoas também utilizam o molde da letra R para fazer em 3 D com MDF.

Molde letra R em 3D
Foto: Pinterest Claudete de Paula

Os passos comuns no artesanato com a letra R para o trabalho 3D são: imprimir, recortar, marcar com um lápis ou caneta e fazer o recorte final no material desejado. Agora, é só soltar a imaginação para finalizar!

Letra R personalizada 

O artesanato exige inovação, cada ano que passa surgem novas tendências. Com isso, as exigências também ficam maiores. O ideal é utilizar o molde da letra R para personalizar.

personalizada 
Foto: @handmadecardstudio

Por exemplo, é possível fazer almofadas, quadros e colocar acessórios além da letra como flores e corações para meninas ou nuvem e carrinhos para meninos ao lado da letra.

3d
Foto: @creativemommyoftwo

O molde da letra R também pode ser usado na decoração com mais ousadia, como fazer uma parede de rolhas no formato da letra R, por exemplo. Um jeito incrível de personalizar e deixar a decoração com um estilo único.

Para quem possui um estilo mais delicado, o ideal é fazer a letra R personalizada com flores, um verdadeiro encanto!

quadro personalizado
Foto: @oliveandsebastian

Qual o significado da letra R? 

As letras, assim como os nomes possuem significados únicos. A letra R antes era chamada de rach pelos semitas, o que significa cabeça. Com o tempo foi se adaptando até chegar a sua forma atual proposta pelos romanos.

significado da letra R

Sua definição na língua portuguesa é: uma sigla, apositivo, numeral e também um substantivo masculino.

Qual número da letra R no alfabeto? 

A letra R é representada no alfabeto brasileiro como a décima oitava letra, ficando entre as letras Q e S. Muito utilizada na língua portuguesa, ela está presente em cerca de 62% das palavras.

alfabeto

Como consoante, a letra R é a mais utilizada. Daí a importância de ter em mãos o molde da letra R, pois ele é indispensável para diversos trabalhos.

Deixe um comentário