Molde letra E para imprimir: maiúscula, minúscula e cursiva

Se você está procurando por um molde letra E para imprimir, está no lugar certo.

A letra E pode ser impressa e recortada para fazer um molde a ser usado na confecção de diversas peças artesanais em feltro, EVA, papel e outros materiais.

As letras para moldes podem ser maiúsculas, minúsculas ou cursivas e cada formato tem a sua importância na arte escrita e no processo de alfabetização infantil.

letra e 3d
Foto: @topballoonsmadrid

Com o molde para imprimir é possível formar muitas palavras e figuras que possuem essa letra na sua formação. Veja, a seguir, como é fácil aprender brincando com a letra E, usando o molde mais adequado. 

Molde Letra E para imprimir e recortar 

Você pode optar por um molde grande ou pequeno. Mas se a intenção é usar a letra E para práticas educativas, é interessante achar um molde que chame a atenção das crianças pelas suas formas.

molde letra e grande

Muitos moldes são estampados, possuem bordas personalizadas e se assemelham a uma tipografia de um desenho ou jogo infantil. Imprima e recorte vários tipos para saber qual vai ser o mais atraente para o seu público.

Existem moldes que imitam a tipografia do “Pequeno Príncipe”, do jogo “Angry Birds” e outros são inspirados em bonecas de pano, ambientes marítimos ou carros velozes.

Molde Letra E cursiva 

A letra cursiva oferece uma maior conexão com a linha do pensamento, incentivando uma escrita mais fluida e manual. A letra cursiva fica com um aspecto mais próximo das letras que são utilizadas em cadernos de caligrafia na escola.

molde letra e cursiva

Esse molde pode ajudar o público infantil, no primeiro contato com as letras, a se concentrarem no desenho e nas curvas da letra E.

O processo de modelagem de cada letra pode ser bem divertido, comparando o desenho da letra minúscula para a letra maiúscula.

molde letra e para imprimir

A escrita cursiva é mais dinâmica e contribui para peças decorativas que precisam de um toque mais sofisticado e pessoalizado. Diferentemente das letras de fôrma, que apesar de poderem ser customizadas, são mais robóticas e mecânicas.

Molde Letra E 3D 

O molde letra E em 3D é uma excelente maneira de brincar de montar uma figura, fazendo dobraduras e colagem. O molde desse tipo de letra precisa ter as abas de colagem e recorte.

para montar
Foto: dicorsoincorso.it

A letra é montada como uma espécie de origami ou como nas montagens de figuras geométricas tridimensionais, como cubos, cones e paralelepípedos.

Ela pode ser montada com as crianças, tendo a ajuda de adultos, mas é preciso saber manipular o material adequadamente para não errar.

3d
Foto: Manualidades para tu boda

O ideal é usar o molde para fazer a Letra E em 3D com cartolina, papelão ou outro material um pouco mais rígido do que o papel comum. A diversão é garantida durante e depois da letra E em 3D finalizada.

Molde Letra E de EVA 

O EVA é um material bastante versátil, por isso ele sempre aparece como opção para a confecção de peças artesanais, sejam elas planas ou tridimensionais.

Molde Letra E de EVA 

Com o EVA, a letra E ganha flexibilidade e fica consistente para ser manipulada conforme as atividades e peças que podem ser feitas através do molde.

Riscar por cima desse molde, para fazer outras peças da letra E, é bem fácil e prático.

molde letra e maiúscula

Ao fazer a letra E no artesanato com o EVA, você pode usá-la em painéis de vogais, no silabário, na composição de palavras, juntamente, com figuras ilustrativas.

As figuras podem servir para ilustrar palavras que se iniciam com a letra E ou possuem várias letras “e” na sua formação, como é o caso de “elefante” e “telefone”.

Tais figuras podem ser confeccionadas pelo EVA, de maneira criativa e artesanal.

Molde Letra E maiúscula 

A letra E maiúscula pode ser usada para nomes próprios, se tratando das suas iniciais, como é o caso de: Emanuela, Emanuel, Emilly, Emília, Esmeralda, entre outros nomes próprios de pessoas.

molde letra alfabeto

Usa-se letras maiúsculas em várias ocasiões, para iniciar frases, citações, diálogos, siglas e nomes oficiais também.

É importante a diferenciação da letra maiúscula e da minúscula no processo de alfabetização, sendo que este conhecimento vai se incorporando na escrita com o tempo.

molde letra em feltro

Também vale lembrar que é preciso ter paciência e sensibilidade durante o ensino-aprendizagem das letras.

A letra E maiúscula vai agregar também nas palavras que são escritas totalmente com letras maiúsculas para a composição de painéis, jogos, cartões, enfim.

maiuscula

Isso acontece conforme as preferências e escolhas pessoais de cada artesão, que quer usar o molde da letra E para a sua arte ou para o ensino pedagógico.

Molde Letra E minúscula 

A letra minúscula multiplica as opções de escrita de quem está aprendendo a escrever, até porque essas letras são as mais utilizadas.

molde letra e minuscula

Elas são menores e singelas, podendo ser usadas para escrever palavras com um aspecto visual mais delicado. No processo educativo, vão servir para que os alfabetizandos entendam a necessidade de usá-las.

Seja para escrever palavras completas, que não iniciam textos e frases. Ou para dar continuidade na escrita dos nomes próprios, que, necessariamente, precisam iniciar com a letra maiúscula.

minuscula

A letra E minúscula aparece com muita frequência, sendo uma vogal que também pode apresentar sons diferentes, a depender das consoantes e da posição das sílabas.

A palavra “elefante” e “telefone”, por exemplo, fazem com que o “e” possa ter um som parecido com o “i” na última sílaba.

vogal

Isso é muito legal de observar, percebendo também as variantes de sotaque que dependem da cultura local de cada região.

Contudo, as pessoas podem ter preferências pessoais entre letras maiúsculas, minúsculas ou cursivas, de modo que a arte pode extrapolar as regras.

letra e

Isso quer dizer que, ao montar alguma peça artesanal utilizando o molde letra E, é possível fazer escolhas que valorizam mais o estilo da letra do que a ortografia correta.

É o que se chama de “licença poética”. Ou seja, por motivos artísticos, muita gente decide escrever em painéis, convites e etiquetas, usando somente letras maiúsculas ou minúsculas.

Ou ainda há quem misture os três tipos (maiúsculas, minúsculas e cursivas) em uma composição inusitada para ensinar e aprender brincando com as crianças.

Leia também:

Deixe um comentário