Artesanato com garrafão de vidro

Fazer artesanato com garrafão de vidro além de ser uma forma de criar um item que trará história, beleza e individualidade para a decoração da sua casa também é um ato de colaboração com o meio ambiente, pois evita o descarte impróprio do objeto.

O reaproveitamento de materiais tem sido pauta comum entre os ativistas ambientais, pois de certo modo é uma forma de evitar o acúmulo de lixo prejudicial a natureza.

Logo, usar a criatividade para fazer artesanato com garrafão de vidro não é só uma forma de criar itens diferenciados, mas de mostrar sua preocupação com o planeta.

Confira algumas ideias de como criar um artesanato com garrafão de vidro.

Como enfeitar garrafão de vidro

Existem muitas formas de fazer um artesanato com garrafão de vidro, mas dentre as opções mais comuns está o uso do objeto como vaso, castiçal e até luminária.

Leia Também:

Foto: Casamentos

Hoje vamos aprender a usar o garrafão como castiçal, que aliás pode ser usado tanto para decorar mesas de canto ou de centro, como também para tornar um jantar mais aconchegante, intimista, romântico, interessante e, em alguns casos, até temático.

Nesse caso, para transformar o garrafão de vidro em um castiçal será preciso usar:

  • 1 garrafão de vidro;
  • 2 velas com tamanho semelhante ao bucal do garrafão;

Para fazer esse castiçal será necessário limpar o garrafão de vidro e eliminar rótulos e outras informações contidas sobre ele, deixando-o bem limpo e pronto para usá-lo. Depois você pega uma das velas e começa a queimar sua parafina sobre a garrafa,  no intuito de criar um efeito de vela queimada sobre toda a sua estrutura. É importante que a parafina derreta e escorra por toda a garrafa, deixando-a levemente “dramática”.

Foto: Anna Andrews

Feito isso basta colocar a outra vela no bucal do garrafão e acendê-la para ter o seu castiçal. Vale dizer que você também pode decorar a garrafa como achar melhor, seja acrescentando brilhos, tecidos, enfeites ou tinta em spray para mudar a sua cor.

Foto: Max Diaries

Outros modelos de castiçal com garrafão:

Foto: Disney Solution
Foto: Fika a Dika

Ideias criativas com garrafão de vidro

Como foi dito acima, existem muitas opções de artesanato com garrafão de vidro e o que vai influenciar a sua criação é o quanto está disposto a se dedicar e gastar. Afinal, pode ser necessário usar alguns itens como tintas, linhas, flores e afins na criação.

Foto: Youtube

De qualquer forma, é importante se atentar algumas ideias criativas que podem tornar um simples garrafão em uma peça incrível para decorar a sua casa e escritório. Veja:

  • porta grãos (arroz, feijão, grão de bico, linhaça e dentre outros);
Foto: Donas de Casa Organizadas
  • vaso de flores com diferentes formas de decorar a garrafa;

      Foto: Faz Facil
  • enfeite natalino com flores e bolas artificiais;

    Foto: Milestoner
  • luminária de mesa ou parede com lâmpadas ou pisca-pisca;

    Foto: Fampi Inmobiliaria

Artesanato com garrafa de vinho grande

Além das garrafas comuns de água, champagne, vinho, cerveja e outros, também é possível criar artesanato usando garrafas de vinho grande, de preferência as de vidro.

Foto: Pinterest
Foto: Mirian Azevedo

No caso, as ideias são diversas, mas entre as principais se destacam o uso da garrafa como tampa de boleiras ou base para criar abajures e pendentes. Porém, é importante ressaltar que em algumas dessas opções é preciso cortar o fundo da garrafa.

Foto: Kathy Revis
Foto: Arquitetura do Saber

Para isso você vai precisar de barbante, fósforo, acetona, gelo e uma vasilha contendo água gelada, além da garrafa. O primeiro passo é marcar a garrafa no local que deseja cortar e depois amarrar o barbante que deve estar bem molhado de acetona.

Feito isso acenda o fósforo, coloque-o no barbante e mecha a garrafa em movimentos circulares para que o fogo se espalhe pelo barbante e garanta o corte exato. Espere o fogo apagar e mergulhe a garrafa na vasilha com água e gelo até ela se soltar. Pronto, a garrafa está cortada e pode usá-la para o artesanato com garrafão de vidro.

O que vale no momento de fazer o artesanato com garrafão de vidro é usar a sua criatividade e levar em consideração que a sua criação precisa ser útil ao local em que irá aplicá-lo, portanto, analise o item e identifique as suas possibilidades de uso. Veja mais algumas ideias:

Foto: Robert Marion Grate
Foto: Pinterest
Foto: Artes da Vida 2 Artesanatos
Foto: Pinterest
Foto: New Home Source
Foto: Artes da Vida 2 Artesanatos
Foto: Ceramic Pro
Foto: Lustre Artezanal
Foto: Pinterest
Foto: Coisas de Casa e Tal

Lembre-se que essa criação pode tornar qualquer ambiente mais belo e individualista, tendo em vista que é algo criado por você e representa uma história. Espero que você tenha gostado das nossas ideias de artesanato com garrafão de vidro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *