Artesanato com hashi passo a passo

Aprenda com a gente a fazer um artesanato bem bacana com hashi! É super intuitivo e você pode adorar!

Que tal criar um lindo jogo americano misturando cultura oriental com pano de chita, super nordestino, colorido e que certamente irá ficar lindo na sua casa. Até para presentear alguém é uma boa pedida! Iremos ensinar como reutilizar os hashis! São aqueles “pauzinhos” que você come sushi e joga fora depois. Eles podem virar um lindo jogo americano para sua mesa. É bem baratinho e fácil de fazer. Veja o tutorial e aprenda a fazer o seu!

Créditos: nippobrasil.com.br

Veja o que você vai precisar

Créditos: nippo.com.br

– 1 Lápis
– 1 Tesoura
– 1 Régua
– 1 Fita Métrica
– 64 hashis
– 4 faixas de chita de 35cm comprimento por 8cm de largura
– 1 cola super bond
– Máquina de Costura
– 02 moldes com papel durinho (para fazer as marcações)
– Molde Menor (para extremidades do jogo americano): papel durinho com a dimensão de 35cm de comprimento, por 4 de largura, com riscos intercalados de 1,5 e 2cm
– Molde Maior (para o centro do jogo americano | parte que ligará as duas partes para compor uma peça): papel durinho com papel durinho com a dimensão de 35cm de comprimento, por 8 de largura, com riscos intercalados de 1,5 e 2cm

Passo a passo

Primeiro de tudo, é importante lembrar que se você for reutilizar os hashis, lave-os antes e os deixe secar até ficarem bem sequinhos. Se não, procure uma casa especializada em materiais japoneses ou até alguns supermercados já dispõem do produto. Vamos lá!

Créditos: nippobrasil.com.br

Com a faixa de tecido de chita em mãos, faça as bainhas (0,5cm em média) para o lado de dentro do pano nas duas extremidades maiores do tecido e costure-as.

Créditos: nippobrasil.com.br

Feita as bainhas, dobre o tecido ao meio (ele irá ficar com 35 de comprimento por 4 de largura) no lado da costura e com ajuda da marcação menor do papelão, faça as marcas no tecido com ajuda do lápis.

Créditos: nippobrasil.com.br

Agora passe a costura nas marcações feitas com o lápis. Deverão ter 32 buraquinhos, que depois irão ser encaixados os hashis. Repita o processo com a outra tira de tecido.

– Você pode gostar também de aprender a fazer forminhas de tecido para doces de casamento passo a passo!

Créditos: nippobrasil.com.br

Com as duas outras faixinhas, faça o mesmo processo das bainhas das duas tiras, só que nestas você irá utilizar a largura dela total, emendando uma na outra (com a parte sem estampa para dentro), e faça uma costura no meio. Irá ficar 4cm de cada lado. Depois marque e costure todos os traços como fez com os anteriores.

Créditos: nippobrasil.com.br

Agora é hora de montar! Ponha todos os hashis dentro dos buraquinhos. As menores tiras são as extremidades e a faixa mais grossa é a parte que irá ficar no meio da peça, que irá interligar cada conjunto de 32 hashis.

Créditos: nippobrasil.com.br
Créditos: nippobrasil.com.br
Créditos: nippobrasil.com.br

No final, ponha uma gota de cola super bond em cada junção do hashi com o buraquinho, para que o palito não acabe escorregando do tecido.

E voilá! Está pronto seu lindo conjunto americano brasinês ou japonil, mistura que deu super certo!

Informações do passo a passo captadas do site: nippobrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *