Artesanato em casa: +45 ideias e tutoriais incríveis para fazer lindos trabalhos

ideias artesanato casa

O artesanato em casa é uma forma de passar o tempo, curtindo o seu cantinho e colocando a criatividade em ação.

Além disso, é também uma maneira de ganhar uma renda extra ou até mesmo se especializar em alguma habilidade para o próprio sustento.

Tudo depende dos desejos e das necessidades de cada um, eis o bordão que fica para todas as possibilidades que o artesanato apresenta em qualquer meio. 

Porta controle remoto de crochê
Foto: @iara.dz.croche

Pensando nisso, curta e compartilhe as ideias de enfeites de quarto, acessórios femininos, lembrancinhas de festa, decoração para sala, itens para banheiro, artesanato de cozinha, juntamente com tutoriais incríveis, que vão te ajudar, e ajudar muitas pessoas, a fazerem lindos trabalhos.

Ideias para fazer artesanato em casa como hobby 

Com essas ideias de artesanato para fazer em casa, você vai conseguir reutilizar muitos materiais guardados, diminuindo o acúmulo e o descarte desnecessário.

Fora isso, sua casa vai se tornar um lar cheio de criatividade e o seu tempo será muito proveitoso para o seu bem-estar físico e mental.

artesanato em casa como hobby 
Foto: @usekiera

São muitas possibilidades de técnicas e de materiais que podem ser usados para criar mil e uma peças artesanais.

Tudo depende dos seus objetivos, dos materiais que você tem em mãos e das suas habilidades.

Veja, a seguir, o que pode ser feito para presentear, usar ou vender, seja a partir de uma peça mais decorativa ou mais funcional.

Artesanato para você e sua família 

Os artesanatos que são usados de maneira pessoal, por você ou por alguém do seu meio familiar ou social, são aqueles que podem até ficar guardados, mas não são esquecidos.

artesanato em casa para vender
Foto: @no.decroche

O artesanato familiar, envolve peças de roupas, acessórios e itens de higiene, por exemplo.

Para criar peças simples ou elaboradas, é preciso conhecer minimamente algumas técnicas, como o crochê, o tricô, o macramê, o tricotin, decoupage, corte e costura, etc.

capinha de celular
Foto: @no.decroche

Quem não sabe costurar e nem fazer tricô, as técnicas que envolvem colagem, pintura, recorte e/ou modelagem podem ser alternativas incríveis.

Para fazer modelagens com as mãos, algumas peças feitas com massa de biscuit, argila ou madeira, são opções básicas e possíveis de serem usadas por iniciantes na técnica.

artesanato em casa facil
Foto: @pattibiscuitecia

Faça bonequinhos de biscuit para servirem de chaveiros, crie uma caneca de argila para uso diário ou ainda modele a madeira para fazer uma caixinha em formato especial.

No caso da argila, é importante que a peça seja feita por uma massa que não precise de cozimento para fazer cerâmica, do contrário, a argila se desmonta na umidade.

artesanato em casa com papel
Foto: @simonetaisscrap

Já com a colagem é legal aproveitar o tempo para fazer scrapbooks, decoupage em madeira, tecido ou vidro, em itens pessoais, usando a cola específica para cada suporte.

A pinturas podem ser usadas em customizações de peças prontas (roupas, acessórios, potes, toalhas, etc.), além da criação de marcadores de livros, capas de cadernos e outros.

O recorte pode ser usado tanto no sentido da colagem, como no sentido da pintura, ou ainda com as duas possibilidades juntas.

artesanato em casa simples
Foto: @cross_stitch_by_veramioto

Tricô, costura, macramê, ponto cruz e crochê, também são técnicas que podem se misturar com as outras. Essas técnicas, além disso, são super importantes para a feitura de roupas, acessórios da moda e itens de higiene (como as toalhas).

No entanto, muitas vezes, é preciso ter o desejo de se aperfeiçoar nessas habilidades para criar modelos que correspondam ao desejo de cada um. Só não custa nada experimentar também!

Artesanato para a casa 

Para a casa, o artesanato acaba tendo outras opções que afetam todo o ambiente, de modo que é necessário pensar no contexto geral antes de criar as peças.

artesanato em casa util
Foto: @crochetmagazine1

Ainda que sejam para o uso familiar, todo mundo quer uma casa decorada de maneira harmônica e cheia de charme.

O hobby em artesanatos para a casa, gera a criação de painéis, estatuetas, centros de mesa, vasos, tapetes, almofadas e móveis muito interessantes, mesmo que sejam fáceis e simples de fazer.

como fazer artesanato em casa
Foto: @nossaartelagoasanta

Vale à pena investir em pallets para criação de armários, mesas e assentos, pintando e decorando de acordo com as cores e texturas que imprimam a marca do lar.

Os pneus também são muito usados na criação de puffs e mesas de centro, podendo ser revestidos com muitos materiais diferentes.

ideias de artesanato em casa
Foto: @decoranna1

Outras opções de objetos para a casa, são porta-retratos de madeira ou de biscuit, assim como vasos para flores de argila ou de vidro, com decoupage em tecido ou com apliques.

As garrafas de vidro, inclusive, podem ser reaproveitadas apenas como item decorativo, sem a necessidade de transformá-las em vasos de plantas ou em porta-objetos. Usando cordas ou tintas, é possível ainda mudar totalmente a aparência de alguns materiais como esse.

artesanato em casa com reciclagem
Foto: @compartilhandoarte

Divirta-se criando peças para mudar a estética do ambiente ou fortalecer um estilo que já está em evidência. Não se esqueça de pensar nas preferências dos moradores para decorar os ambientes coletivos.

Nos quartos, apostes nos itens decorativos para paredes que destaquem a personalidade de cada pessoa, individualmente ou não (a depender de quem dorme no cômodo).

artesanato em casa com macrame
Foto: @estilocalmo

Pense em quadros, peças de macramê, porta-objetos, luminárias, capas de almofadas/travesseiros, mantas, prateleiras e muito mais.

Nos banheiros lembre-se dos jogos de banheiro (os tapetes), nichos para colocar algumas plantinhas e peças simples que complementem a decoração, seja de madeira ou de vidro.

artesanato em casa para ganhar dinheiro
Foto: @docelardapriscila

Na cozinha, não se esqueça dos panos de pratos, do jogo americano, das bases para colocar os utensílios, nas capas de fogão e imãs de geladeira.

artesanato em geral
Foto: @cafe_atelie1

Por fim, em qualquer varanda ou área externa, pode-se pensar na criação de pequenos jardins, enfeites de chão e estruturas com luzes para à noite. 

Artesanato infantil 

No artesanato infantil é importante pensar nas características essenciais das peças para esse público, sejam crianças ou bebês.

artesanatos diferentes e bonitos
Foto: @theresascrochetshop

A fofurice, a meiguice, a sutileza e a delicadeza, estão em foco na hora da produção desses artesanatos.

A partir delas, cria-se porta-maternidades, porta-objetos, guirlandas, toalhinhas personalizadas, bonequinhos decorativos e prateleiras em formatos dinâmicos e criativos.

artesanato com feltro
Foto: @mimos_da_binna

Para além disso, a diversão não pode faltar quando for criar brinquedos em casa, usando, sobretudo, materiais recicláveis ou reutilizando alguns materiais que já se possui.

Dessa forma, pode-se criar junto com as crianças, algumas peças alegres e ótimas para elas (conforme a idade).

artesanato com papelao
Foto: @homestoriespt

Por exemplo, é comum pais, mães, filhos e filhas, se reunirem para fazer slimes, peças em tie-dye, bonecos ou bonecas e brinquedos educativos.

Pinte, cole e recorte com as crianças, usando papeis, palitos de picolé, massas diversas, pregador de roupas, vasilhas, garrafas PET, retalhos e outros itens de casa. 

Artesanato para fazer em casa e vender 

Para ter uma renda extra, sempre faça uma pesquisa de mercado para entender quais são as tendências do nicho no qual se quer trabalhar com o artesanato.

tipo de artesanato infantil
Foto: @atelierlacomania

Existem vários materiais e técnicas, como você já deve saber, e cada escolha vai te levar para um caminho diferente de produção.

Em todo caso, algumas opções excelentes de artesanato para fazer em casa e vender, são: laços de cetim, sabonetes artesanais, guirlandas de feltro, caixas decoradas e bordados.

artesanato em casa com personalizados
Foto: @formiguinhadesign

Os laços de cetim possuem vários modelos, e, o ideal é experimentar e fazer um pouco de cada um para ampliar a demanda.

Os sabonetes artesanais estão super em alta, porque tendem a serem menos tóxicos para a pele e despertam o interesse de um público alternativo que paga mais pela qualidade.

sabonete artesanal
Foto: @saboariaartesanalemcasa

As guirlandas de feltro são ótimas para o público infantil e se utilizam de figuras fofas, que geralmente são elementos da natureza, para poder chamar a atenção. É o caso da guirlanda de animais e da nuvem de amor.

Já as caixas decoradas e bordados servem para diferentes públicos e tudo vai depender da decoração que pode ser feita, com cores e materiais diversos.

toalhas personalizadas
Foto: @mariafloratelie_

Pense também na criação de luminárias coloridas e nos bonequinhos de biscuit que possuem muitos detalhes.

Outra opção de customização de peças para serem vendidas, podem surgir através de pintura em tecido, personalização de panos de prato, apliques em EVA ou do patchwork.

pano de prato personalizado
Foto: @polettocris

Basta saber qual é a sua melhor habilidade para poder investir o seu tempo em casa na confecção de peças lindas. Contudo, encontre o seu mercado no ramo do artesanato, pois com certeza existe um esperando por você.

Dicas para começar a trabalhar com artesanato em casa 

Algumas dicas podem te ajudar no trabalho com artesanato em casa e, como são muitas opções, aqui serão apresentadas aquelas que se relacionam com os artesanatos em geral.

Dica 1:

Concentre-se no seu objetivo, especialmente na hora da confecção, procure um lugar silencioso ou com sons que te agradem durante o trabalho.

Dica 2:

Vista uma roupa confortável e verifique se o espaço é seguro para a produção artesanal que é desejada.

Dica 3:

Faça o orçamento dos materiais que vai precisar comprar através de uma pesquisa de mercado, averiguando as possibilidades de economia.

Dica 4:

Se ainda não sabe qual é a sua habilidade artesanal, experimente várias técnicas seguindo tutoriais e vídeos e, então, encontre o seu hobby.

Dica 5:

Trate o artesanato como uma grande brincadeira para deixá-lo divertido, mas leve a sério o processo de aperfeiçoamento na medida em que a prática se desenvolve.

Dica 6:

Quando escolher o que deseja fazer, faça uma pesquisa sobre os melhores materiais e métodos para a confecção, afinal, às vezes o barato sai caro.

Dica 7:

Caso ainda não se sinta pronto(a) para fazer uma peça muito complexa, comece pelas peças simples e, gradativamente, avance.

Dica 8:

Veja o que já possui em casa para não comprar nada que não precise, de fato. A recomendação é fazer uma busca profunda nas gavetas e armários.

Dica 9:

Faça um planejamento, por exemplo, anotando em um caderno o passo a passo da peça em questão, especialmente se for um iniciante nessa produção.

Dica 10:

Esteja confiante em cada passo dado, tentando transformar o erro em acerto quando for o caso e deixando a sua criatividade te levar quando for preciso. 

Quais artesanatos estão em alta em 2021? 

Os artesanatos em alta neste ano, em geral, são aqueles que estão se reutilizando de vários materiais antigos.

trabalhar com artesanato em casa 
Foto: @garrafadeluz

Com a pandemia, as pessoas ficaram e ainda estão mais em casa, de modo que muitos itens guardados acabam sendo redescobertos. Sendo assim, artesanatos de papeis (usando jornais e revistas), são uma grande aposta em 2021.

Crochê e tricô, que demandam um certo tempo de produção, também estão recebendo mais atenção e mais seguidores iniciantes na técnica.

artesanatos estão em alta em 2021
Foto: @decoramimosatelier

Na cozinha, a cerâmica está tendo mais espaço para uma personalização mais rústica ou mais moderna, a depender do acabamento.

Já os retalhos em tecido serão resgatados para muitas modelagens, acessórios femininos e apliques em peças têxtis, de madeira, MDF, ou de vidro.

bolsa de mao de retalhos
Foto: @rafaelafidalgoatelie

E, em um mundo cada vez mais urbanizado, o espaço verde acaba sendo mais valorizado nas casas e apartamentos na busca por uma conexão com a natureza, ainda que pequena.

Com isto, a construção de jardins e os vasos de planta estão em uma tendência crescente, assim como os nichos e prateleiras que servem como base para os jarrinhos.

Dessa maneira, os materiais recicláveis seguem em alta e vão dominar boa parte do artesanato em casa, daqui para frente.

Tutoriais incríveis para fazer lindos trabalhos

Confira alguns tutoriais simples e baratos para fazer em casa e ganhar dinheiro:

Barrado em pano de prato fácil com as dicas da Bia Feltz:

Jogo americano retangular de crochê no vídeo do Blog do crochê:

Boneca de feltro no passo a passo da Escola de Feltro:

+45 Dicas de artesanato fáceis e bonitos para vender

Confira agora ideias de artesanatos diferentes e simples de fazer em casa.

1 – Tapete de crochê azul com um tom de creme e offwhite

Tapete de crochê azul
Foto: @decoramimosatelier

2 – Bonecos de feltro para decoração e brincadeira das crianças

artesanato em casa bonecos de feltro
Foto: @decoramimosatelier

3 – Puff de tecido simples e bonito

artesanato em casa puff de tecido
Foto: @ana.vitorino.1614

4 – Almofadas de nó decorativas

artesanato em casa almofadas de nó decorativas
Foto: @lacazastore

5 – Peseira para cama de casal trançada

peseira trançada
Foto: @gozdee81

6 – Suporte para plantas de macramê

Suporte para plantas de macramê
Foto: @marisa.tece

7 – Almofadas decorativas para quarto infantil

Almofadas decorativas
Foto: @lulinharte

8 – Garrafas de vidro decoradas

Garrafas de vidro decoradas
Foto: @andreizando

9 – Toalhas de banho bordadas e decoradas com renda

Toalhas de banho bordadas
Foto: @jussaranazarethhome

10 – Laços de tecido bordados para cabelo

Laços de tecido bordados
Foto: @tiarasbordadas

11 – Mandala de porta de MDF com detalhes em pérolas e divino branco

Mandala de porta de MDF
Foto: @finotoqueatelie

12 – Tiaras bordadas com estilo

Tiaras bordadas
Foto: @tiarasbordadas

13 – Bichinhos amigurumi

Bichinhos amigurumi
Foto: @theresascrochetshop

14 – Cada modelo mais fofo que o outro

animais amigurumi
Foto: @theresascrochetshop

15 – Bolsa saco de crochê

Bolsa saco de crochê
Foto: @kocia_fabryka

16 – Chinelos personalizados com pérolas e pedrarias

Chinelos personalizados com pérolas
Foto: @havachic

17 – Capa de puff em crochê de fio de malha

Capa de puff em crochê
Foto: @elenocroche

18 – Lembrancinhas personalizadas para festa infantil

Lembrancinhas personalizadas
Foto: @formiguinhadesign

19 – Bordado no bastidor

Bordado no bastidor
Foto: @thebarmyfox

20 – Chaveiro de crochê em formato de coração

Chaveiro de crochê em formato de coração
Foto: @decoramimosatelier

21 – Almofada coração de crochê

Almofada coração de crochê
Foto: @decoramimosatelier

22 – Quadro bastidor para porta maternidade em feltro e tricotin

Quadro bastidor para porta maternidade
Foto: @decoramimosatelier

23 – Porta pincel em fio de malha

Porta pincel em fio de malha
Foto: @decoramimosatelier

24 – Cesto de brinquedos de crochê modelo raposa

Cesto de brinquedos de crochê
Foto: @decoramimosatelier

25 – Bonecas de tecido para divertir as crianças e decorar

Bonecas de tecido
Foto: @lulinharte

26 – Peso de porta de cimento personalizado 

Foto: @nossolar120

27 – Caixa de MDF decorada com pérolas

Caixa de MDF decorada
Foto: @lindahouri

28 – Bonecas de tecido e feltro maravilhosas

Bonecas de tecido e feltro
Foto: @ivelandiaenxovais

29 – Fraldas personalizadas de luxo

Fraldas personalizadas de luxo
Foto: @fatimabordadosbyelainerosso

30 – Enxoval de bebê personalizado

Enxoval de bebê personalizado
Foto: @aguiar_enxovais

31 – Kit de cozinha em tecido

Kit de cozinha em tecido
Foto: @mariafloratelie_

32 – Porta celular com carteira em tecido jeans

Porta celular com carteira
Foto: @mariafloratelie_

33 – Bandeja de crochê em fio de malha com alça

Bandeja de crochê em fio de malha
Foto: @elenocroche

34 – Luminária de macramê para decoração

Luminária de macramê
Foto: @handmade_bohodecor

35 – Enfeite de parede em macramê

Enfeite de parede em macramê
Foto: @estilocalmo

36 – Bolsa de crochê feminina em fio de malha

Bolsa de crochê feminina
Foto: @no.decroche

37 – Jogo americano de tecido

Jogo americano de tecido
Foto: @_lilahome

38 – Bolsa nécessaire de patchwork

Bolsa nécessaire de patchwork
Foto: @sotakhandmade

39 – Cesto organizador de tecido

Cesto organizador de tecido
Foto: @cambridgestitches

40 – Cesta organizadora com fechamento

Cesta organizadora com fechamento
Foto: @opheliapangg

41 – Cachepô de tecido para vasos de plantas

Cachepô de tecido para vasos
Foto: @sotakhandmade

42 – Laço de fita para cabelo infantil

Laço de fita para cabelo infantil
Foto: @atelierlacomania

43 – Tiara com laço de fita 

Tiara com laço de fita 
Foto: @atelierlacomania

44 – Sapatinho de bebê com faixa de meia de seda

Sapatinho de bebê com faixa de meia
Foto: @atelierlacomania

45 – Roupa infantil charmosa

Roupa infantil
Foto: @atelierlacomania

46 – Pulseira artesanal 

Pulseira artesanal 
Foto: @usekiera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *