Artesanato Nordestino: História e Cultura

Conheça as maravilhas dos artesanatos Nordestinos e se encante ainda mais com essas maravilhas!

Artesanato Nordestino: História e Cultura
1.7 (33.33%) 3 votes

O Nordeste é a região do Brasil que contém mais estados. Não à toa, é possível encontrar uma série de culturas diferentes se misturando e criando coisas incríveis. O artesanato nordestino, por exemplo, é influenciado por diversas povos e, por esse motivo, consegue gerar construções belíssimas e que variam a cada estado.

Sendo assim, neste post iremos falar um pouco sobre o artesanato nordestino, sua história e as influências culturais que moldam os produtos de uma arte cheia de personalidade. Vamos conhecer?

Artesanato Nordestino

O artesanato é uma marca muito importante da cultura nordestina. Afinal, os materiais utilizados dão pistas do ambiente e da vida local de forma incrível. Além disso, o artesanato ainda é uma das principais fontes de renda de muitas pessoas e, obviamente, trata-se de um ofício que perdura de forma hereditária.

capa artesanato nordestino
(Foto: Wikipedia)

Desse modo, é possível dizer, com segurança, o local de origem de determinada peça, apenas pela forma como ela foi construída, e pelos materiais que foram utilizados. Isto é, o artesanato nordestino tem a impressão digital de um povo que vive da arte há anos.

História do Artesanato Nordestino

Falar da história do artesanato nordestino é embarcar em uma viagem ao passado e reviver diversos eventos que culminaram nessa bela mistura de povos e etnias que habita a região nordeste do país.

material nordestino
(Foto: Wikipedia)

Cultura Nordestina para o Artesanato

Diversas eras contribuíram para enriquecer o artesanato nordestino de muitas formas. Entretanto, podemos destacar a enorme influência das culturas africanas, por conta dos anos em que a escravidão, lamentavelmente, perdurou no país. Além disso, a influência indígena também foi adicionada à mistura com algumas participações dos portugueses e holandeses.

artesanato cultura nordestina
(Foto: Wikipedia)

Tipos de Materiais mais Usados na Produção

Conforme foi dito na seção anterior, os materiais utilizados no artesanato nordestino dão pistas perfeitas sobre os locais onde as peças foram produzidas. Afinal, muitas matérias-primas são encontradas apenas em terras nordestinas. Sendo assim, podemos dizer que o artesanato nordestino é uma verdadeira enciclopédia da fauna e da flora da região.

material de artesanato
(Foto: Wikipedia)

De qualquer modo, dentre os principais materiais utilizados, encontramos:

  • Tintas feitas com cascas de árvores (anil do mato, murici, aroeira, etc.);
  • Pedras, conchas, ossos, dentes e outros elementos sólidos ou minerais;
  • Diversos tipos de madeira (cedro, peroba, jequitibá, etc.);
  • Barro;
  • Tecidos, couro, linhas, penas;
  • Cera de abelha;
  • Fibras, cipós de bambu, palha, juta.

Enfim, esses são apenas alguns dos materiais mais utilizados. Entretanto, como se pode perceber, a lista é bastante extensa e as aplicações são as mais variadas possíveis. Não à toa, o artesanato nordestino produz tantas peças diferentes e igualmente belas.

Estados do Nordeste e seus Principais Destaques no Artesanato

bonecos de olinda
(Foto: Wikipedia)

Conforme todos sabem, o nordeste é a região com mais estados dentro do Brasil. Sendo assim, o artesanato nordestino tem diversas facetas e varia consideravelmente em função do local. Desse modo, cabe agora destacar as principais contribuições de cada estado no artesanato nordestino.

Artesanato em Alagoas e Maranhão

No estado de Alagoas e no Maranhão, o destaque fica para os produtos feitos com palha, peças feitas de cerâmica, como as moringas, e os incríveis bordados feitos pelas artesãs utilizando o linho branco como pano de fundo.

artesanto alagoas
(Foto: Wikipedia)

Artesanato do Ceará, Pernambuco e Piauí

artesanato ceara
(Foto: Wikipedia)

No Ceará, no Pernambuco e no Piauí, a produção com cerâmica salta aos olhos e os belos objetos de barro chamam bastante atenção. Além disso, imagens e souvenires feitos de forma artesanal são belas lembranças para os turistas.

 Artesanato na Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte

artesanao paraiba
(Foto: Flickr)

A Paraíba e o Sergipe se destacam pela bela produção de peças feitas com tecidos, enquanto no Rio Grande do Norte, as areias coloridas funcionam como uma bela base para a produção de diversas peças. Por fim, temos a Bahia que mescla uma boa parte de todos os produtos que marcam o artesanato nordestino.

Em síntese, esta foi apenas uma pequena mostra de tudo que o artesanato nordestino tem a oferecer, não apenas pelos belos produtos, mas por todas as expressões culturais que, impressas nas artes, contam a história de uma região maravilhosa.

Separamos um vídeo especial do canal Nordeste Artesanatos para você conhecer as maravilhas dessa região tão linda!

 

 

 

 


- Publicidade -


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here

*