Artesanato Nordestino: História e Cultura

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

O Nordeste é a região do Brasil que contém mais estados. Não à toa, é possível encontrar uma série de culturas diferentes se misturando e criando coisas incríveis. O artesanato nordestino, por exemplo, é influenciado por diversas povos e, por esse motivo, consegue gerar construções belíssimas e que variam a cada estado.

Sendo assim, neste post iremos falar um pouco sobre o artesanato nordestino, sua história e as influências culturais que moldam os produtos de uma arte cheia de personalidade. Vamos conhecer?

Artesanato Nordestino

O artesanato é uma marca muito importante da cultura nordestina. Afinal, os materiais utilizados dão pistas do ambiente e da vida local de forma incrível. Além disso, o artesanato ainda é uma das principais fontes de renda de muitas pessoas e, obviamente, trata-se de um ofício que perdura de forma hereditária.

(Foto: Wikipedia)

Desse modo, é possível dizer, com segurança, o local de origem de determinada peça, apenas pela forma como ela foi construída, e pelos materiais que foram utilizados. Isto é, o artesanato nordestino tem a impressão digital de um povo que vive da arte há anos.

História do Artesanato Nordestino

Falar da história do artesanato nordestino é embarcar em uma viagem ao passado e reviver diversos eventos que culminaram nessa bela mistura de povos e etnias que habita a região nordeste do país.

(Foto: Wikipedia)

Cultura Nordestina para o Artesanato

Diversas eras contribuíram para enriquecer o artesanato nordestino de muitas formas. Entretanto, podemos destacar a enorme influência das culturas africanas, por conta dos anos em que a escravidão, lamentavelmente, perdurou no país. Além disso, a influência indígena também foi adicionada à mistura com algumas participações dos portugueses e holandeses.

(Foto: Wikipedia)
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte