Você sabe o que é cerâmica Marajoara? Em qual parte do país ela é feita e por que ela se caracteriza de forma diferente a outros tipos de cerâmica? Entenda mais sobre esse tipo de artesanato e veja como adquirir peças originais.
Veja também: O que faz e quais os melhores ceramistas artesanal do mundo
O que é a arte marajoara?
É a denominação de um tipo específico de cerâmica, que foi desenvolvido por povos indígenas que habitaram a Ilha de Marajó (no estado do Pará, região Norte do Brasil) entre os séculos 400 e 1400.
A criação desse tipo de cerâmica em níveis de elaboração sofisticada recebeu a classificação de “fase marajoara”. No decorrer da história, a Ilha de Marajó foi habitada por diferentes grupos populacionais, em momentos distintos.
Ao mesmo tempo, o desenvolvimento da cultura marajoara se deu de forma bastante interessante, uma vez que suas populações eram notadamente habilidosas em diferentes atividades.
Os povos indígenas que habitavam a região possuíam avançados conhecimentos de agricultura e também eram muito criativos. Suas construções de moradia, por exemplo, levavam em consideração as características geográficas do lugar.
Os artefatos de cerâmica produzidos por essas populações eram extremamente detalhados. Seus produtores utilizavam técnicas de combinações de cores extraídas diretamente da natureza. O resultado eram peças com uma aparência sofisticada.
Mesmo nas peças de cerâmica sem cores, o tom de barro utilizado costumava apresentar variações de tonalidade.
Leia mais: Artesanato feito com cerâmica de piso
Quando foi descoberta a cerâmica marajoara?
Apesar de indícios arqueológicos indicarem que a cultura marajoara é bastante antiga, os primeiros artefatos de cerâmica foram descobertos apenas no século XIX.
Confira ainda: Artesanato em caneca de cerâmica passo a passo
Quais são as características da cerâmica marajoara?
A cerâmica marajoara, primeiramente, se caracteriza por seu aspecto funcional, além de decorativo. Muitos dos artefatos encontrados tinham utilidade social, como potes, vasos, urnas funerárias e brinquedos.
Os primeiros achados arqueológicos da arte marajoara apresentaram algumas características principais, tais como:
- Reprodução de figuras animais (zoomorfismo);
- Reprodução de figuras humanas (antropomorfismo);
- Cerâmicas compostas por formas que apresentavam partes humanas e partes animais.
Os arqueólogos acreditam que essas peças são uma representação material importante da cultura dos povos indígenas marajoara. Assim, é possível que elas tenham como base os sistemas simbólico, mítico e religioso desses povos.
A sofisticada técnica de combinação de cores, tal como mencionada no tópico anterior, também é uma das principais distinções da cerâmica marajoara.
Outra característica marcante em seu estilo era a representação feminina, especialmente nas estátuas. Pesquisas antropológicas evidenciaram a relevância que assuntos como fertilidade tinham para os povos ancestrais do Marajó.
Para aumentar a durabilidade das peças de barro, os artistas marajoaras incorporavam outros materiais, como pó de pedra, cinzas e cauixi, uma substância com que lembra o silicone, encontrada na raiz de algumas árvores da ilha.
Onde comprar cerâmica marajoara?
A cerâmica marajoara produzida pelos antigos povos indígenas que habitavam a ilha está presente em grandes coleções museológicas.
Alguns exemplos de museus onde é possível observá-las são o Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém; o Museu Nacional, no Rio de Janeiro; o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, em São Paulo; o Barbier – Mueller, em Genebra; e o American Museum of Natural History, em Nova York.
No entanto, ainda que não seja possível comprar diretamente os primeiros itens achados, por se tratarem de peças arqueológicas, é possível adquirir peças contemporâneas de cerâmica marajoara.
Isso porque até hoje há muitos artesãos paraenses que se dedicam à preservação e renovação da cultura de cerâmica marajoara. Um dos principais locais de resistência é o distrito de Icoaraci, na cidade de Belém.
A Ilha de Marajó, obviamente, é outro reduto ideal para adquirir peças de artesanato em cerâmica. Até hoje a ilha é um local onde se produz peças de cerâmica de forma quase totalmente artesanal, com decorações e estilos inspirados em seus antigos habitantes.
Na verdade, a produção e venda desses artesanatos é um dos principais impulsionadores da economia local do Marajó, que depende muito do turismo. Assim, a venda para os turistas que visitam a Ilha de Marajó é essencial aos seus moradores atuais.
Atualmente, também é possível adquirir peças de cerâmica marajoara pela internet, através de sites ou e-commerces. Contudo, é essencial se informar sobre a procedência das peças porque só a cerâmica produzida nos lugares citados pode ser caracterizada dessa forma.
A cerâmica marajoara é um dos principais patrimônios materiais da cultura amazônica paraense e também do Brasil. Até hoje, a cultura dos antigos artistas é tema de estudos e investigações arqueológicas e antropológicas.
Como fazer Cerâmica Marajoara passo a passo
Aprenda nesse tutorial simples como fazer uma cerâmica Marajoara em casa:
Desenhos de cerâmica Marajoara para colorir
Confira três opções de desenhos de cerâmicas Marajoara par pintar: