Choker de miçangas: como fazer, ideias e tendências

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

Uma das tendências que vem conquistando o mundo da moda é o choker de miçangas. Um acessório que além de lindo, é fácil de fazer e personalizar.

Acessórios como brincos, colares e pulseiras fazem parte da história da humanidade desde o começo dos tempos.

Para isso, são utilizados símbolos, animais, flores e expressões em geral capazes de trazer a identidade de cada pessoa que irá utilizá-lo.

Foto: @tropiicalize

As mulheres dificilmente tem o hábito de sair de casa sem um lindo acessório. Esse colar feito de miçangas é um item perfeito que combina com qualquer ocasião para compor o look.

Mas não é só isso, eles possuem a versão masculina, que seguem as mesmas tendências e se tornam indispensáveis na hora de sair de casa.

Para acompanhar essas tendências de bijuterias, aprenda como fazer um choker passo a passo.

O que é colar choker?

O colar choker tem um diferencial dos outros tipos de colares que é a maneira como é feito o seu designer. Ele é bastante justo no pescoço, fazendo com que seja identificado por esta característica.

Foto: @trancas.e.micangas

A tradução de choker para o idioma brasileiro é gargantilha, que dá esse ar de colar justo realmente, o que faz todo sentido. Porém, como o termo gargantilha é aplicado também à outros modelos de colares, usa-se o termo original que vem dos Estados Unidos e que faz sucesso por lá, choker.

Como fazer Choker de miçangas passo a passo

Para fazer um lindo colar choker, o primeiro passo é decidir o tema que será representado.

É importante ter miçangas de cores variadas para formar o desenho, como é o caso do choker de florzinha. Para entender melhor como fazer, acompanhe esse passo a passo do Aprenda Biju:

Tendências de colares choker

Para entender melhor sobre choker é importante saber as tendências que acompanham esses colares. Um dos queridinhos no mundo da moda desde a antiguidade, o choker de miçangas já teve várias formas com o passar do tempo.

As tendências de choker são:

  • Choker Tatoo: Feito de silicone ou de plástico, esse colar de tatoo fica grudadinho no pescoço. Nos anos 90 era moda entre as garotas adolescentes e dificilmente era possível encontrar alguma que não o usasse. Porém nos últimos anos, essa tendência ganhou força novamente e está em alta.
  • Choker de Tecido: Mas uma tendência que passou a fazer parte do mundo da moda e juntamente com as blusas de gola choker, os choker de tecidos estão em alta para a composição de looks.
  • Choker de Prata: Por ser mais delicado, o choker de prata normalmente, faz parte de composições de looks mais discretos. Por possuir um grande toque de modernidade, o choker de prata para looks discretos são os mais indicados.
  • Choker rígida: Este modelo é feito com aro rígido e é mais um que vem sendo tendência no mundo da moda atual. Ao invés de ter correntes, ele é feito com aros que podem ser acompanhados de pingentes ou não, é opcional. Uma bela opção também para trazer um toque de modernidade aos looks.

Choker de miçangas com nome

O choker tem um diferencial muito interessante em sua composição que é a possibilidade de acrescentar o que quiser e uma dessas opções são as letras.

Foto: @larii.pulseiras

A opção mais desejada é o choker de miçanga com o nome. Além de ficar lindo, se torna um acessório perfeito para ser usado o tempo todo sem que haja a necessidade de tirar.

Foto: @usejuuacessorios

Esse tipo de colar combina com todos os looks e dá um toque especial, que é a identificação através do nome.

Ideias para decorar o colar Choker de miçangas

As miçangas ganharam força novamente nos últimos anos e estão fazendo sucesso. Além disso, elas vieram com tudo e em formatos mais divertidos, coloridos, com miçangas variadas até no mesmo modelo.

Foto: @pedragirassolbijoux

Alguns exemplos dessa tendência são o choker de miçanga de coruja, olho grego, de flor e o tradicional preto e branco.

Olho grego

Muito presente no mundo da moda, o olho grego é um amuleto da sorte que faz com que a maioria das pessoas o achem indispensável. O choker de olho grego, além de ser lindo e combinar com todos os looks, traz uma energia boa a quem usa, afastando todas as forças negativas que a rodeiam.

Foto: @pulseiras_micangastc

De flor

A flor tem uma representatividade mais delicada, meiga e para um acessório como o choker de miçanga, é ideal. Isso porque para combinar com looks é muito fácil. A delicadeza permite que as combinações sejam infinitas.

Foto: @biacanga

Preto e branco

Uma união das cores mais tradicionais, o choker de miçangas preto e branco, além de ser mais básico, o que possibilita seu uso diário, é também para muitos, a união do yin-yang que representa o bem e o mal. É o que todos possuem dentro de si, pois ninguém é 100% bom ou 100% mau, mas sim a fusão das duas coisas.

Foto: @lojamalina

De coruja

Símbolos de entendimento e sabedoria, as corujas são elementos da noite que trazem um ar de mistério que muitos amam. O choker de miçangas com pingente de coruja é um dos preferidos e é super tendência.

Colar choker de miçangas masculino

Os colares não são uma exclusividade feminina. Na verdade, mesmo na época antiga, os homens faziam muito o uso de acessórios como colares, anéis e brincos.

Foto: Priscila Néias Bijuterias

Nos dias atuais, a moda tem voltado com força total e o uso de choker de miçanga masculino está em alta. Um acessório lindo que compõe looks modernos, dando a quem usa mais estilo.

Foto: @joyzimarartesanato

Com modelos variados entre mais discretos e sobrepostos um por cima do outro, basta escolher o modelo preferido e arrasar na tendência moderna.

Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte