Como cortar garrafa de vidro: 5 técnicas para fazer em casa e dar acabamento

cortar garrafa de vidro

Aprender como cortar garrafa de vidro é mais simples do que parece, afinal, essa prática é muito comum e não tem nenhum mistério.

Existem muitas ideias de artesanatos com garrafas de vidro que podem ser aproveitadas. Entre as mais conhecidas estão vasos, copos, comedouros para gatos, luminárias pendentes, potes decorados e centro de mesa.

Outra vantagem dessa prática é a sua função ecológica, porque, ao reutilizar garrafas de vidro, você contribui para menos acúmulo de lixo. Mesmo gerando apenas menos um lixo, isso já faz muita diferença para o meio ambiente.

como cortar garrafa de vidro para fazer copo
Foto: Whitlock Mills

Sendo assim, vale à pena conhecer várias técnicas para fazer em casa, dando o acabamento necessário para as garrafas de vidro que forem cortadas.

Escolha a melhor forma para fazer isso, utilizando materiais de proteção e a técnica mais confortável de acordo com as suas possibilidades.

Aproveite ao máximo as dicas para fazer reciclagem de garrafa de vidro.

Aprenda como cortar garrafa de vidro com segurança 

Quando for cortar uma garrafa de vidro, algumas dicas podem te ajudar a se proteger.

A primeira delas é prestar atenção nos materiais utilizados. É importante possuir equipamentos de segurança, como óculos de proteção e calçados com solado mais grosso.

como cortar garrafa de vidro com arame e vela
Foto: selo.live

Prepare o local adequadamente, tendo cuidado com materiais inflamáveis por perto e se certifique que não há crianças, nem animais próximos, durante o procedimento.

Quando terminar, limpe todas os resíduos de vidro que estiverem pelo chão e esteja com luvas de proteção a todo momento.

A seguir, confira cinco passo a passos de como cortar garrafa de vidro para começar a criar a sua arte, produzindo artesanatos muito interessantes.

Como cortar garrafa de vidro com barbante e álcool 

Materiais utilizados no passo a passo:

  • Garrafa
  • Álcool
  • Água
  • Isqueiro
  • Barbante
  • Conta Gotas
  • Óculos e luvas de proteção
  • Lixa para acabamento

Passo 1

Encha a garrafa de vidro com água até a altura onde deseja que ela seja cortada.

Passo 2

Enrole o barbante de algodão ao redor da garrafa, na linha da água (aproximadamente 5 voltas) e amarre bem para ele não descer.

Passo 3

Coloque o álcool no barbante, com o auxílio de um conta gotas, com cuidado para não exagerar e espalhar o álcool por áreas que extrapolem o barbante.

Passo 4

Confira se está bem protegido(a) e retire a garrafa de álcool do espaço, antes de acender o isqueiro. Aproxime suavemente o isqueiro do barbante embebido com álcool e espere alguns instantes.

O processo de dilatação do vidro vai acontecer da linha do barbante para cima, com isto, a garrafa vai quebrar na altura desejada.

Passo 5

Lixe as bordas e as partes que desejar, dando o acabamento e retirando as pontas de vidro que podem machucar.

Confira todos os detalhes desse passo a passo do Manual do Mundo:


 

Como cortar garrafa de vidro em casa usando vela e arame

Materiais utilizados no tutorial:

  • Garrafa de vidro
  • Arame
  • Alicate
  • Vela
  • Balde com água gelada

Linha de corte

Faça a linha de corte envolvendo a garrafa com o arame. O arame precisa estar bem rente à garrafa, na altura que quiser, indicando onde será o corte.

Com ajuda de um alicate, vá torcendo o arame para ele ficar bem apertado e enrosque as duas pontas para cortar o excesso depois.

Corte da garrafa

Prenda a vela em uma base plana e comece a rodar a garrafa sobre a vela, para que ela queime a área onde está o arame. Essa parte demora alguns minutos, pois é importante queimar bastante.

Como cortar garrafa de vidro com álcool
Foto: Studio.Carbone

Mergulhe a garrafa no balde com água gelada, espere uns instantes e retire.

Faça uma pressão para que as duas partes se soltem e perceba que a sua garrafa foi cortada.

Acabamento

Faça os acabamentos como preferir, usando o alicate, uma lixa para vidro, etc.

Confira o passo a passo no vídeo no canal Super criar:

 

Como cortar garrafa de vidro quadrada 

Materiais utilizados no tutorial:

  • Garrafa de vidro quadrada
  • Gambiarra de madeira para prender garrafa
  • Barbante
  • Balde com água gelada

Esse passo a passo mostra uma forma simples para cortar uma garrafa de vidro sem usar fogo ou energia elétrica.

A gambiarra de madeira serve para prender bem a garrafa quadrada, de modo que ela fique firme enquanto o barbante faz força para esquentar a linha de corte. Desse modo, o barbante deve estar enlaçado na área onde a garrafa de vidro deve ser cortada.

O ideal é que duas pessoas possam participar desse procedimento, seguindo as medidas de proteção.

Como funciona

Cada pessoa puxa uma ponta do barbante e vai esfregando a linha para fazer uma pressão na garrafa, esquentando a área até o máximo possível. Depois, é só mergulhar a garrafa em um balde de água gelada e pronto.

Veja o tutorial completo do Hedeblan e faça você mesmo:

 

Como usar vela para cortar garrafas 

Veja a lista de materiais necessários:

  • Garrafa de vidro
  • Vela
  • Riscador
  • Gambiarra de madeira
  • Esponja e água gelada

Essa outra técnica se utilizada de vela e de uma gambiarra de madeira também.

Ela ensina como cortar garrafa de vidro, colocando a garrafa presa à uma gambiarra/estrutura de madeira para deixá-la firme ao ser riscada.

Como usar vela para cortar garrafas 
Foto: Jooinn

A estrutura de madeira pode ser simples e feita com poucos pedaços de madeira, assim, ela deve ajudar no movimento de rotação da garrafa enquanto estiver sendo riscada.

Como funciona

O risco é feito por uma ponta de riscador de vidro (pode ser de uma caneta apropriada), na qual fica fixada na madeira, possibilitando um corte mais alinhado.

Depois de riscar bem, é usada a vela para queimar essa linha de corte. A vela é colocada sobre uma superfície plana e a garrafa é girada por cima.

Demora alguns minutos queimando a área. Em seguida, a área marcada é molhada com água gelada, bem ao redor da linha de corte que está quente, com ajuda de uma esponja.

Com isso a garrafa é cortada facilmente. Observe o procedimento do Claudio Fernandes:

Cortar garrafa de vidro na diagonal 

Para cortar uma garrafa de vidro na diagonal, qualquer técnica para fazer em casa, mencionada anteriormente, pode servir.

Só é necessário fazer a linha de corte na diagonal, com ajuda de uma caneta para marcar.

garrafa de vidro na diagonal
Foto: posuda-gid.ru

Depois, use um barbante, um arame ou um riscador de vidro, a depender do método. Dessa maneira, o corte vai acompanhar o desenho na diagonal ou de qualquer outro formato.

Outros formatos também podem ser cortados a partir desses procedimentos que se aproveitam do fenômeno da dilatação física do vidro.

Lembre-se que saber como cortar garrafa de vidro pode ser muito útil, tanto para reutilizar o material quanto para transformá-lo em peças artesanais maravilhosas e funcionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *