Como desfiar calça jeans: com lixa, faca, tesoura e pinça

A calça jeans é uma peça totalmente versátil que aparece em diversas versões e releituras. Mas uma coisa é certa: essa peça é essencial no guarda-roupa e está sempre na moda.

Como desfiar calça jeans: com lixa, faca, tesoura e pinça
Avalie essa Matéria!

Se você é antenado(a) quando o assunto é moda, sabe que as calças jeans desfiadas estão sempre em alta. No texto de hoje ensinaremos como desfiar calça jeans, seja para dar um ar novo para aquelas calças antigas ou para disfarçar algum rasgo que tenha acontecido.

O termo utilizado para esse tipo de moda é moda destroyed. Quando se trata de calças destroyed, ou seja, desfiadas, quanto mais rasgadas melhor. É claro que você pode fazer o rasgo do tamanho que preferir e que mais combinar com as suas roupas.

Cada vez mais mulheres estão aderindo à moda das calças desfiadas. Além de serem atuais, combinam com diversas peças de roupas, pois o jeans é uma peça muito versátil.

Se você tiver uma peça de calça jeans no armário e não estiver usando mais por estar velha, esse texto é para você: não jogue fora, transforme-a em uma peça cheia de estilo e economize muito dinheiro. A seguir, algumas dicas de como desfiar calça jeans.

Como desfiar calça jeans com lixa

A primeira coisa que você precisa para fazer um jeans destroyed (ou jeans rasgado, desfiado) é uma calça. Você também pode escolher shorts, se preferir.

Escolha preferencialmente aquelas mais antigas, que já estão mais surradas. Você também pode desfiar a calça para disfarçar algum rasgo que acontecer, assim não precisa se livrar da calça e ainda pode dar um ar totalmente novo para ela.

Você também vai precisar de uma lixa: quanto mais grossa e resistente, melhor. Quando já tiver todos os materiais, escolha o local que irá lixar e coloque dentro da calça uma superfície para lhe dar mais estabilidade no local e evitar rasgar a parte de trás também (como um papelão, por exemplo).

Use a lixa para lixar no sentido horizontal e vá esfregando o local até que fique desgastado. Você pode puxar os fiapos que forem ficando expostos para dar um ar ainda mais informal para o seu jeans.

Você também pode desfiar a barra da calça. Para isso, solte a bainha ou corte a barra da calça para tornar o trabalho de desfiar mais fácil. Vá passando a lixa na barra até que ela fique desfiada da forma que você achar mais bonita.

Assista o vídeo do canal Leila Ramos e aprenda:

Como desfiar barra de calça jeans passo a passo

A calça jeans é uma peça totalmente versátil que aparece em diversas versões e releituras. Mas uma coisa é certa: essa peça é essencial no guarda-roupa e está sempre na moda.

Uma das versões mais adoradas é a calça jeans com barra desfiada. Nos anos 70 e 80 essa moda era atribuída à rebeldia, ligado ao rock e ao punk, já que deixava o look mais pesado e diferente, em um tempo em que o tradicional reinava nas peças de roupa: principalmente para as mulheres.

Vamos ao passo a passo em fotos:

Desfiara barra da calça
Foto: blogdathais
Cortando a barra
Foto: blogdathais
desfiado
Foto: blogdathais
Calça desfiada
Foto: blogdathais

Se você deseja aprender outra forma de como desfiar calça jeans, veja nosso passo a passo descrito de forma bem simples para  seguir e desfiar a barra da calça jeans e a deixar com um visual bem mais moderno.

  1. Corte a barra da calça na altura desejada ou tire a costura da bainha.
  2. Desfie com uma lixa, tanto a parte da frente quanto a parte de trás. Será um exercício que necessitará paciência.

Outras dicas é: utilizar um ralador de cozinha ou uma lâmina de barbear para substituir a lixa.

Dicas de como desfiar calça jeans com faca de serra

Se você não tem uma lixa, um ralador de cozinha ou uma lâmina de barbear, não se preocupe: você ainda aprender como desfiar calça jeans em casa utilizando um utensílio bem comum no nosso cotidiano, a faca de cozinha serrilhada.

Para isso, você vai precisar de um pedaço de madeira, plástico ou qualquer material que você possa colocar dentro da calça para servir de apoio. Posicione o material abaixo do local onde você gostaria de fazer o corte.

Após isso, pegue a faca de cozinha e comece a passá-la com força no sentido horizontal em cima da superfície mais dura. Logo os rasgos vão começar a surgir. Você pode fazer rasgos menores ou maiores, da maneira como desejar.

desfiar com estilete
Foto: agulhadeouroatelie

A faca deve ter serra, não sendo possível fazer com uma que não tenha. É importante tomar muito cuidado ao manusear esse objeto, visto que ele pode machucar por ser afiado.

Opção com tesoura e pinça

Não rolou nenhuma das opções acima, mas você tem uma tesoura e uma pinça (aquelas de tirar sobrancelha) em casa? Com esses dois materiais, será possível desfiar a calça.

Para isso, a tesoura precisa conseguir cortar um tecido grosso como o jeans, ou seja, com a tesoura escolar e sem ponta isso provavelmente não será possível.

Comece fazendo dois cortes na calça na altura onde desejar, um em cima do outro. Faça esses dois cortes baseando-se no tamanho que você quer que o rasgo tenha. Após isso, vire a calça do avesso e utilize uma pinça para puxar as linhas azuis e desfiar entre os dois cortes.

Logo os fios ficarão branco, como se tivessem sido rasgados, e assim estará pronta sua calça desfiada.

como desfiar calça jeans
Foto: Pinterest

Você pode fazer quantos cortes quiser e usar essa técnica com a tesoura e a pinça para recriar uma peça de calça jeans.

 

Como rasgar calça no joelho

O lugar mais popular para desfiar a calça jeans é no joelho. Escolha uma calça antiga (se você não tiver nenhuma, pode conseguir por um bom preço em algum brechó da sua cidade) e utilize qualquer uma das técnicas explicadas acima para dar o efeito de rasgo na sua jeans: tesoura e pinça, lixa, ralador de cozinha, lâmina de barbear ou faca de serra.

Você pode combinar suas calças jeans desfiadas com diversas peças: como jaquetas de couro, camisetas de banda de rock e botas de cano curto. Não é regra, mas como o jeans desfiado dá um ar mais rebelde para seu look, você pode complementá-lo com algo mais informal.

Como é um visual mais jovial e descontraído, utilize em ambientes informais como festas de aniversário, baladas e encontros. Se o corte não for muito grande, pode ser apropriado para o ambiente de trabalho combinando a calça com camisas sociais.

Muito Bom esse tutorial do canal da Bruna Santos

 


- Publicidade -


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here

*