Laços de fita: ideias e passo a passo

Você vai ver neste post como fazer laços de fita para ter inspiração nesta semana e deixá-la muito mais fofa.

A arte de trabalhar com as mãos, seja qual for o trabalho manual, é uma das mais interessantes, pois muitas vezes, com materiais baratos e que iriam parar no lixo é criado um objeto lindo e muito interessante, que nem parece que foi feito com uma matéria-prima tão singela.

Se você nunca fez artesanatos, comece aprendendo a fazer laços e veja o “milagre” acontecer em seu espaço, com materiais comuns transformando-se em uma peça linda e especial.

Como fazer laços de fita passo a passo

Os laços de fita podem ser utilizados das mais diversas formas! Além de ser um ótimo enfeite para o cabelo, também pode ser usado para enfeitar um presente ou para adornar algum item de decoração.

Para fazer laço fácil você irá precisar de:

  • Tesoura comum;
  • Agulha de mão;
  • Linha para costura com a cor combinando com os materiais escolhidos;
  • Fita de cetim de sua preferência e com a cor, o estilo, o modelo ou a estampa também de sua preferência.

Comece separando todos os materiais que você vai utilizar no processo de como fazer laço de fita. Corte dois pedaços de fita com tamanhos iguais, costure as pontas juntas e “amasse” o meio.

Dê pontinhos nas laterais alternadas dos pedaços, para que ao ficarem juntos, não se entrelacem. Corte dois pedaços de fita e corte as pontas como se fossem “bandeirinhas de festa junina”.

laço de fita para decoração

Invista pesado em laço de fita (Foto: thediymommy.com)

Posicione uma parte do laço sobre a outra, de forma que as partes fiquem “abertas”, “separadas”. Enrole um pedaço de fita ao redor das duas partes que já estão juntas, dê uns pontos atrás e costure as pontas do laço.

Leia também sobre: 20 Ideias de Pinturas em Pano de Prato.

Modelos de laços de fita 

Alguns modelos são: com cauda ou sem, em formato de flor, laço duplo ou com renda. Você pode variar a largura e o material das fitas para criar os mais diversos tipos de laços!

laço princesas da disney
(Foto: Divulgação)
laço da minnie
(Foto: Etsy)
laço para arco
(Foto: Elo7)
como fazer laços de fita rizzo
(Foto: Elo7)
laços de fita e renda
(Foto: Etsy)
modelos de laços
(Imagem: YouTube)

Como escolher as fitas 

Para escolher o tipo de fita adequado, primeiramente é preciso saber qual a finalidade do laço. A fita de cetim, por exemplo, por ser delicada e leve, é ótima para fazer laços para tiara de cabelo infantil, além de ser uma linda opção para presentes.

laços de fita decorativa
(Foto: Império das Pelucias)

O gorgurão, entretanto, já é um material mais firme e resistente, podendo ser usado em cartões, convites de casamento e porta-guardanapos. Identifique qual o propósito do laço e faça a melhor escolha.

laços de fitas de gorgurão
(Foto: Armarinhos Maluli)

Como fazer lacinhos para cabelo infantil 

Laços de cabelo são lindos acessórios para as crianças e também são fáceis de fazer! Depois de prontos, você pode colocar em presilhas de cabelo ou colar com cola quente num arquinho ou fita.

laços de fita para bebe
(Foto: AliExpress)
laços de organza
(Foto: Amazon)

Nas imagens abaixo você pode verificar dois métodos para criar um laço: o primeiro é bem simples, e pode ser feito com ou sem cauda. O segundo método, por utilizar renda na confecção, fica bem mais delicado. A flor como enfeite é opcional.

laços de fita passo a passo
(Foto: AliExpress)
como fazer laço de fita
(Foto: Laços diCecília)

Para presente 

Ocasiões especiais, como aniversários ou casamentos, por exemplo, exigem a entrega de um presente para demonstrar sua afeição aos anfitriões. E um laço de fita bem feito deixa qualquer presente ainda mais bonito.

laços de fita para cabelo
(Foto: Divulgação)

A imagem mostra dois modelos que, além de charmosos, são bem fáceis de fazer.

De gorgurão 

O gorgurão é um material bem resistente e forma laços bem bonitos, que podem ser utilizados em enfeites, decoração, roupas, bolsas e acessórios de cabelo. Esse material é bastante utilizado para fazer porta-guardanapos, mas também pode ser utilizado na decoração de itens artesanais e em arquinhos para o cabelo.

aprender a fazer laços de fita
(Foto: AliExpress)

Com fita fina 

O laço com fita fina combina mais para adornar presentes, pois acaba ficando maleável demais para ser usado de outras formas. Entretanto, ele também pode ser utilizado sobre um laço de fita larga, criando uma sobreposição que o deixará mais adequado a outros fins. A fita fina também pode ser utilizada para fazer laços no formato de flor, que ficam um charme em adornos para o cabelo.

laço fino chanel
(Foto: Elo7)
laço com fita fina
(Foto: Etsy)

De fita larga 

A fita larga permite a criação de diversos tipos de laços e composições belíssimas, sendo bastante utilizada em laços duplos. Por ter mais espaço livre, é possível utilizar pérolas e outros elementos decorativos, como pingentes ou strass.

fita larga
(Foto: Como fazer em casa)

Laço duplo 

O laço duplo permite a mesclagem de duas cores diferentes na mesma peça. Um dos possíveis modelos consiste em utilizar renda para o laço inferior e um laço fino de cetim por cima. Outra opção é fazer um com quatro pontas e, por cima dele, um laço simples, sem cauda. Dê asas à sua imaginação e crie laços com quantas camadas quiser!

como fazer laço duplo
(Foto: Elo7)

Para tiara de bebê 

Esse laço deve ser bem delicado e de cores suaves, como branco, rosa bebê ou amarelo claro. Pode ser utilizada tanto a fita fina quanto a larga, e os modelos são bem diversificados. É importante utilizar sempre um material bastante maleável e que se ajuste à cabeça do bebê, para não machucar.

laço para presente
(Foto: Etsy)
laço de fita com perolas
(Foto: elo7.com.br)
laço de fita rosa
(Foto: elo7.com.br)
laço de fita bege
(Foto: elo7.com.br)
laço de fita roxo
(Foto: elo7.com.br)
laço de fita lilás
(Foto: elo7.com.br) 
laço de fita vermelho
(Foto: elo7.com.br)

Modelos simples 

Laços são muito versáteis e podem ser utilizados em variados lugares e ocasiões, e é sempre bom conhecer como eles são feitos. Você pode precisar de inspiração num momento onde está com pressa para entregar um presente, ou então precisando de um detalhe a mais na composição de alguma peça de decoração ou vestuário. Por isso, separamos um modelo extremamente simples de laço, para que você nunca mais se esqueça.

laço comprido
(Foto: Elo7)

Com aramada 

A fita aramada é normalmente utilizada na confecção de laços para decoração. Ela tem uma textura e aparência “de arame”, e é uma excelente opção a ser adicionada em guirlandas, presentes e na árvore de Natal.

fita aramada larga
(Foto: Elo7)

Para fazer um laço com esse tipo de fita, o primeiro passo é cortar em um tamanho que você julgar adequado para o seu enfeite. Depois, dobre a fita em quatro partes iguais e torça-a levemente ao meio, tomando cuidado para não amassar. Amarre com um arame e passe uma das pontas da fita para frente, escondendo o arame. Você pode amarrar ou utilizar cola quente para a finalização. Depois é só afofar o laço e está pronto!

De fita decorativa 

A fita decorativa é um material bem leve e é normalmente utilizada em presentes, cestas de café da manhã e para árvore de Natal, não sendo uma opção adequada para roupas e acessórios. Esse laço normalmente fica volumoso, no formato de uma grande flor.

Laço chanel 

Normalmente feito em gorgurão ou cetim, o laço chanel é mais achatado e simples, sendo muito utilizado para decoração e em tiaras de cabelo.

Veja como fazer: corte três pedaços da cor escolhida: um tamanho grande, um ligeiramente mais curto (dois ou três centímetros menor) e um pedaço bem pequeno, que será utilizado apenas no acabamento. Utilize fita dupla face ou uma cola apropriada para unir as pontas dos dois pedaços maiores e sobreponha-os. Depois, coloque o pedaço menor em torno dos outros dois, fazendo o acabamento e escondendo as pontas unidas. Um strass no centro do laço deixará a peça bem mais bonita.

laço chanel duplo
(Foto: gshow)

Laços diferentes 

Se você gosta de variar e experimentar coisas novas, os laços simples não são para você! Por isso, trazemos aqui imagens de opções bem diferenciadas para você se inspirar.

molde de laço
(Foto: Divulgação)

laço de fita triplo
(Foto: elo7.com.br)
laços de cetim passo a passo
(Foto: zulily)
laço de fita azul
(Foto: elo7.com.br)

Leia também sobre: 30 Ideias de Quadros para Quarto de Bebê.

Como se faz laços

Para fazer laço rápido você irá precisar de:

  • Tesoura comum;
  • Fita de sua preferência e com a cor, o estilo, o modelo ou a estampa também de sua preferência.

Pegue as duas pontas de um pedaço de fita, dobre-as e posicione a parte da esquerda sobre a parte da direita. Passe a parte da esquerda por dentro. Para finalizar a sua peça, vá apertando a laçada e arrumando as partes até criar o seu laço.

laço de fita simples
(Foto: welke.nl)

Confira o restante dos exemplos, modelos e ideias de laços e de como fazer laços de fita, para que a sua inspiração chegue ao nível máximo.

laço de fita cheio
(Foto: instructables.com)
laço de fita no garfo
(Foto: icreativeideas.com)
laço de fita pink
(Foto: icreativeideas.com)
laço de fita com estrela
(Foto: icreativeideas.com)
laço de fita para presente
(Foto: koch.com.au)
laço de fita com renda
(Foto: instructables.com)
laço de fita vermelho
(Foto: instructables.com)
laço de fita basico
(Foto: icreativeideas.com)
laço de fita verde
(Foto: cutoutandkeep.net)
laço de fita roxo e branco
(Foto: cutoutandkeep.net)

Assista ao vídeo do canal Letartes e veja como fazer laços com fita de cetim. Confira os outros vídeos bem interessantes do canal Letartes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *