Como fazer máscara sem costura: 3 moldes para fazer à mão

Muitas pessoas procuram formas de como fazer uma máscara sem costura. Sabemos que nem todo mundo tem acesso a máquinas de costura ou sabe costurar à mão, não é mesmo?

Por isso, é importante saber técnicas para fazer sua máscara sem precisar de linha e agulha para isso.

Existem sim opções para você se proteger e fazer de forma fácil sua máscara em casa.

Separamos algumas formas de se proteger utilizando somente tecido ou poucos materiais. Além disso, o como fazer também é bem prático e acessível.

Então, se você ainda não tinha uma máscara, agora não precisa se preocupar pois terá a sua garantida e ficará protegido sempre que precisar sair à rua.

mascara protetora sem costura

Aprenda a fazer sua máscara sem costura 

Para fazer uma máscara sem costura veja qual modelo melhor se aplica à sua realidade.

Você vai amar aprender como fazer máscara de tecido

cortar mascara
(Foto: @cuboarkstore)
mascara sem costura
(Foto: Youtube)
mascara simples
(Foto: @isabellacamargosadef)

Verifique também se você tem os materiais necessários. Abaixo segue uma ideia de um modelo simples:

Máscara com lenço ou bandana:

Materiais necessários:

Essa é uma das mais fáceis. Você vai precisar de um lenço ou bandana, no  tamanho que cubra a área do nariz e boca, e dois elásticos. Os elásticos podem ser inclusive aqueles de cabelo ou um atilho.

Tutorial passo a passo:

Comece dobrando o tecido ao meio e depois dobre mais uma vez, para ficar com dupla camada. Coloque um elástico em cada lateral, passando o lenço ou bandana por dentro deles e deixando os elásticos quase no meio do tecido.

Depois dobre as laterais do tecido por cima dos elásticos e os puxe para colocar a máscara. 

Veja o Tutorial de Laiza Paiva:

 Molde de Máscara de proteção sem costura

Como esse tipo de máscara não é costurada, lembre-se que para algumas, como a com elásticos, por exemplo, é preciso sempre verificar se os materiais continuam firmes para o próximo uso.

Veja também como fazer os modelos de máscara de crochê.

Molde 01

molde mascara

Veja esse nesse tutorial do canal da Paty Básica como é fácil fazer:

Molde 02

molde mascara sem costura

Molde 03molde mascaras feita a mao

Máscara de tecido feito à mão

 A ideia desses modelos de máscaras é que você consiga fazê-las à mão, por isso separamos mais alguns modelos simples para você fazer. Confira:

Saiba que foi liberado pelo Ministério da saúde um manual para fazer sua máscara caseira.

mascara adulto
(Foto: @camila_biondo)

Máscara com pano perfex ou TNT

Tutorial:

Pegue dois panos perfex juntos, ou um pedaço de TNT dobrado para ficar duplo, e vá dobrando como se fosse fazer uma sanfona, dobrando de um lado e do outro. Depois, aos poucos vá abrindo e prenda com o grampeador as divisões nas laterais.

Em seguida, coloque um elástico e passe um pedaço da lateral por ele, prendendo com o grampeador também essa parte. Repita do outro lado e sua máscara estará pronta para ser utilizada.

Veja o Tutorial do canal do Everson:

Máscara sem elástico

Se você não possui elástico em casa, a solução é fazer uma máscara em que o próprio tecido possa ser colocados nas orelhas ou  amarrado atrás da cabeça.

Você pode buscar um molde para já cortar dessa forma, para que fique um buraco na lateral para prender, ou dobrando o tecido num tamanho maior, e cortando nas laterais duas para serem ser amarradas.

mascara de tecido
(Foto: @sammesmo)

Modelo feito com linha e agulha

Esse modelo dá um pouco mais de trabalho, mas o resultado fica bem legal. Confira no tutorial do Canal da Monique Rangel:

 Cuidados com sua máscara de tecido

Cuidado com o tipo de tecido que você irá utilizar, prefira os que possuem a trama mais fechada como algodão, TNT, entre outros. 

mascara de proteção
(Foto: @greenlifestyleoficial)

Além disso, lembre-se de observar bem ao colocá-la se está certa no rosto e cobrindo as áreas do nariz e boca, e se as laterais não estão folgadas.

 A higienização segue a mesma orientação para qualquer máscara, sempre que retornar da rua já a higienize com água e sabão ou de molho na água sanitária e água.

O tempo de uso também deve ser de no máximo duas horas e é importante você ter mais de uma para ir revezando enquanto as demais estão sendo higienizadas.

Confira as dicas do Ministério da Saúde:

Agora que você sabe como fazer uma máscara sem costura, não tem desculpa para não se proteger ao sair de casa quando precisar.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *