Como fazer muda de roseira: 4 técnicas que funcionam

Quem é apaixonado por plantas, principalmente por rosas, deve ter dúvidas de como fazer muda de roseira. Não há nada mais encantador para enfeitar um ambiente que uma roseira linda e cheirosa.

Todo esse cuidado com a roseira, traz relaxamento para quem coloca à mão na massa, faz com que a criatividade seja aflorada, levando bem-estar para as pessoas que convivem com as roseiras e é uma ótima opção de presente.

como fazer muda de roseira passo a passo

São ótimas umidificadoras naturais por conta do perfume que invade todo o ambiente onde elas são cultivadas. Enfim, os benefícios desse cultivo são diversos e, por isso, vamos entender melhor como fazer muda de roseira e como cultivar da melhor maneira essa planta.

Como fazer muda de roseira passo a passo 

Apesar de parecer fácil o plantio e cultivo de uma roseira, conhecer as melhores técnicas é fundamental para que ela cresça saudável.

Confira também:

É preciso ter alguns cuidados e saber o local certo para plantar. As mudas precisam ser cuidadas desde o momento em que elas são cortadas.

Nesse caso, o ideal é deixar na água até o momento do novo plantio. Para saber mais, confira o passo a passo do Cantinho de casa de como fazer muda de roseira da maneira correta para deixar sua casa mais bonita e perfumada:

Como fazer mudas de roseiras com galhos 

O corte correto do caule é muito importante para que a planta possa absorber a água na hora de regar e se manter saudável, absorvendo também, todos os nutrientes necessários.

No passo a passo do Victor Horta na Varanda, você pode conferir muitas dicas de como fazer muda de roseira com galhos usando banana para facilitar o processo e os cuidados.

Como fazer muda de roseira na batata 

Essa é mais uma técnica para que a muda da roseira fique incrível e bem cuidada. Ao colocar as hastes das rosas nas batatas, elas criam raízes novas e, isso faz com que fique mais fácil e saudável fazer um novo plantio a partir daí.

No tutorial do Dieta Detox Fácil é possível aprender de um jeito simples como usar a batata para criar raízes novinhas e saudáveis para o plantio das mudas de roseira.

Assista o vídeo para aprender a técnica e faça com que elas durem por muito mais tempo.

Como fazer muda de roseira por estaquia 

Se a intenção é saber como fazer muda de roseira para que ela se multiplique, essa técnica é a ideal. Uma reprodução de plantas que é feita através de estacas dos caules, raízes ou flores.

Através da umidade que aplicada nas plantas, elas se reproduzem de maneira mais rápida e sem perder a beleza de cada planta. Um método simples e fácil de fazer.

Mas, mesmo para uma técnica simples, é sempre bom seguir um passo a passo para não errar em nenhum processo.

Então, confira o vídeo do Somos Verdes, que explica todo o passo para fazer muda de roseira por estaquia:

6 Dicas para cuidar de roseira corretamente 

Ter uma linda roseira todo mundo quer, isso é fato. Mas, é preciso ressaltar que, para que ela cresça bela e com saúde é necessário ter alguns cuidados.

muda de roseira na batata

Apesar de não ser uma planta sensível ao solo e precisar de cuidados delicados, a roseira também precisa de coisas específicas para durar por mais tempo e para ficar cada vez mais bonita.

E, para quem ama a ideia, mas não sabe bem como fazer, selecionamos algumas dicas de como cuidar corretamente da roseira:

  1. Coloque adubo corretamente nas rosas:

Para fazer a adubação, o esterco é a melhor opção orgânica e, o ideal é colocar um pouco a cada mudança de estação, sem exagerar.

  1. Proteja contra as possíveis pragas:

Os fungos e pulgões são as principais pragas que tendem a atingir as roseiras, mas não são as únicas, podem também surgir larvas, cochonilhas e ácaros. Por isso, é importante estar sempre atento para tratar no começo e evitar a proliferação.

O ideal é procurar um profissional especializado para indicar o produto adequado para conter as pragas.

  1. Pode periodicamente:

Quando as rosas envelhecem, a única forma de tratar é cortando aquela que já não está boa, para dar espaço para que um broto novinho possa nascer. Isso também serve para as folhas e galhos que já estão mortos.

No inverno é necessário ter um pouco mais de cuidado ao realizar a poda, pois alguns brotos podem estar adormecidos.

  1. Ao colocar em arranjos tome cuidado com o caule:

É sempre bom fazer um lindo arranjo de flores, não é mesmo? Mas, na hora de cortar é importante ter cuidado com o caule e cortar sempre a base na diagonal. Pois assim, elas irão continuar absorvendo a água e irá durar por mais tempo e evitará a proliferação de fungos.

  1. Não acumule água na hora de regar:

As roseiras precisam ser regadas, mas é preciso evitar o acúmulo de água na hora de regar. Além disso, é preciso regar mais próximo ao caule e fazer isso todos os dias, principalmente, nas roseiras mais jovens.

  1. Borrife água nas pétalas:

Para as pétalas, o ideal é borrifar água. Em dias quentes e de muito sol, por exemplo, pode fazer isso várias vezes por dia. E, para que as rosas durem mais tempo lindas e saudáveis, a dica é adicionar açúcar e água sanitária no borrifador.

Deixe um comentário