Ponto cruz: como fazer passo a passo [guia completo]

Você sabe como fazer ponto cruz? Se está procurando aprender e obter informações sobre esta técnica, aqui é o lugar perfeito para você.

O ponto cruz é um tipo de bordado tradicional e muito popular no mundo todo. Ele permite diversas criações.

E você provavelmente já conheceu alguém que sabe como fazer, não é mesmo?  Isto acontece devido à popularidade desta modalidade.

Aprender como fazer ponto cruz vale muito a pena!  Assim, você poderá criar desenhos incríveis como flores, animais, paisagens, objetos e referências da cultura pop.

bordado em ponto cruz

Também pode utilizar a técnica para bordar letras, nomes e mensagens. E fazer, por exemplo, lindas toalhas de banho personalizadas.

O que é Ponto Cruz?

O ponto cruz é um ponto muito conhecido e pelo próprio nome já se pode adivinhar do que se trata, não é?

É aquele ponto que tem formato de “X”, feito em um tecido com fios contáveis, no qual se pode contar as linhas da trama.

ponto e cruz
Foto: Pngtree
cesta com borboletas e flores bordadas
Foto: @chudesnayaigla_official

Ou seja, a trama do tecido precisa ser uniforme, com aberturas visíveis, para que cada lado do ponto tenha o mesmo tamanho e aparências uniformes.

Quais as linhas mais usadas para fazer bordado ponto cruz?

A linha “mouline” e a linha “raiom”, são as mais indicadas. São linhas separáveis, ou seja, vem cerca de 6 fios juntinhos que podem ser separados antes da costura.

ponto cruz passo a passo
Foto: Internet

No ponto cruz, se usa entre 1 a 5 fios. Depende se a trama for mais apertada ou mais espaçada. Quanto mais apertada, menor é a quantidade de fios.

Os novelos de linhas mais usados geralmente são de algodão, você pode encontrar também com certa facilidade uma variedade de linhas coloridas, mescladas e metalizadas.

Como fazer ponto cruz passo a passo

Veja essa vídeo do canal do Vagner Reis e aprenda exercícios para quem está começando. Aprenda como fazer os primeiros pontos passo a passo com esses exercícios.

Dicas de como fazer ponto cruz mais rápido

Então, confira agora algumas dicas para aprimorar sua técnica.

Para fazer ponto cruz você precisará de disposição e habilidades manuais.

Porém, não é uma técnica tão complicada. É simples e muito bacana de fazer. Uma vez que você começar, conseguirá pegar a prática e desenvolver a técnica cada vez melhor. Começar é o seu primeiro objetivo!

ponto em cruz simples
Foto: Youtube

A primeira dica é utilizar o tecido etamine. Ele tem a trama ideal para o bordado em ponto cruz. Facilita bastante o processo!

ponto-de-cruz-iniciante-materiais
Foto: Instazu

Também ajuda a agilizar fazer o bordado com o etamine esticado dentro do bastidor. Ele pode ser de madeira ou plástico.

O bastidor além de ajudar na manipulação e manter o tecido esticado, serve como moldura para você pendurar o lindo bordado na parede.

ponto e cruz no passo a passo
Foto: Crascruzmaltina
ponto e cruz com bastidor
Foto: Juegos Imagenes

Você pode utilizar canetinhas hidrocor para marcar os pontos no tecido. Como as marcas de canetinhas facilitam, acabam agilizando o bordado. Outra dica é passar cera de abelha nas meadas. Assim, facilita o manuseio.

E, por último, lembre-se de fazer a sequência de pontos iguais e depois passar para as partes com pontos diferentes. Isto também faz com que o bordado seja feito mais rápido.

Sugestões de como fazer ponto cruz na vertical

Agora, se você busca como fazer ponto cruz na vertical você precisará de alguns materiais fundamentais. Confira a seguir:

O primeiro deles é o tecido etamine ou de sua preferência. Existem também toalhas que já vêm com a parte em etamine para bordados.

Também é essencial uma agulha de ponta grossa para evitar que você fure o dedo. Ela é ótima para o ponto cruz.

ponto-de-cruz-iniciante
Foto: Deklopic

Além do tecido e da agulha, você precisará escolher as meadas das cores que preferir. As meadas são as linhas para bordado.

Lembre-se também de ter uma tesoura grande para cortar o tecido e uma pequena para cortar linhas. Existem muitas opções em armarinhos e papelarias para você escolher a que preferir.

ponto cruz
Foto: Andressa Holf

Não se esqueça também do bastidor e dos gráficos com os desenhos. Os gráficos possuem as dicas dos pontos e cores para cada região do seu bordado.

Veja como fazer carreiras horizontas e verticais no canal do Vagner Reis:

Alfabeto em ponto cruz 

Utilizando diferentes gráficos que apresentem desenhos do abecedário completo, contendo letras maiúsculas e minúsculas, você poderá compor diversos nomes e usar a fonte que mais lhe agrada.

letras do alfabeto
(Foto: @lucy_stitches)

Você pode usar a técnica para bordar nomes em toalhas de rosto ou de banho, entre outras peças de pano, ou ainda poderá escrever frases incríveis. O alfabeto em ponto cruz vai te dar muitas possibilidades.

Outra dica: usar todo o alfabeto para compor uma peça, em uma toalhinha, por exemplo, pode ser bastante interessante para crianças que estão na fase da alfabetização.

alfabeto bordado
(Foto: @rosellacaputo)
afabeto
(Foto: @lornapollock)
alfabeto em ponto cruz
(Foto: @preb409)

Letras em Ponto Cruz 

Com as letras do alfabeto você vai poder compor a palavra que quiser. Contudo, primeiro identifique o espaço do tecido onde você vai querer que a palavra se localize.

(Foto: @eliffeyzafatih)

A partir daí passe o desenho da palavra para o tecido, usando um gráfico de letras. Se você quiser que seu desenho fique no centro, é melhor dobrar o tecido para identificar esse eixo facilmente.

letra ponto cruz
(Foto: @shabbyport)
letras em ponto cruz
(Foto: @blueposyneedlework)
(Foto: @eliffeyzafatih)
(Foto: @rachel6jtp)
(Foto: @kenokibara)

Monograma para Ponto Cruz 

Para entender o monograma em ponto cruz, entenda que o monograma é uma sobreposição de duas ou mais letras, combinando ou agrupando outros elementos, para a formação de um símbolo.

Nesse caso, os monogramas em ponto cruz servem para deixar o bordado mais personalizado, a partir de um gráfico de letras mais elaborado, que podem apresentar outros elementos, cores diversas e letras mais encorpadas.

Mesmo usando como referência um monograma colorido, você pode e deve usar a cor da sua preferência, não precisa seguir à risca esse aspecto.

letras no monograma
(Foto: @institchesbyokbd)
monograma
(Foto: @institchesbyokbd)
monograma alfabeto
(Foto: @worldofcrossstitching)

Ponto Cruz de flores 

As flores são excelentes elementos para iniciar o bordado em “ponto cruz”. Você pode investir bastante nas cores e diversificar os tipos de flores no mesmo desenho.

florem em ponto cruz
(Foto: @psycheya_blog)

Outra opção é fazer arranjos com um mesmo tipo de flor, como as rosas, tecendo as folhas e os ramos por toda a peça em ponto cruz.

Apesar de ser um desenho com ondulações e arredondamentos, que nem sempre são simétricos, a busca pelo equilíbrio espacial no tecido é super indicada.

rosas em ponto cruz
(Foto: @jelena_visipkova)
Ver trabalhos lindos como esse pode ajudar na motivação. Não é mesmo? (Foto: @crossstitch_muse)
flores bordadas
(Foto: @sihirli_igneler53)

Ponto Cruz infantil 

As peças em ponto cruz para o público infantil são lindíssimas, porque existem muitos gráficos de desenhos desse universo, como desenhos animados, nuvens, corações, animais, plantas, dentre outros elementos bastante elaborados e cheios de cores.

meninas em ponto cruz
(Foto: @hobbyhouse_)

É uma ótima opção para exercitar a criatividade utilizando o “ponto cruz”, sem contar que as crianças costumam usar muitas peças com desenhos coloridos, como roupas, fraldas de pano e toalhinhas.

bordado infantil
(Foto: @karolbordou)
ponto cruz infantil
(Foto: @colemanscraftycreation)
(Foto: @astuudio)
bordado para crianças
(Foto: @crossstitchbyhllates)

Ursinho em Ponto Cruz 

Para começar a fazer o bordado em “ponto cruz” para crianças, por que não bordar o desenho de um ursinho?

O urso é muito querido, um grande amigo do universo das animações infantis. Sempre forte, guloso e companheiro. Ótimo também para bebês, que são os nossos pequenos ursinhos. Quer experimentar?

Veja esse passo a passo, dividido em duas partes:

Parte I

Parte II

Borboletas em Ponto Cruz 

A borboleta é um desenho mais simples, ótimo para quem quer iniciar a técnica. Além disso, você ainda pode encher sua peça com várias borboletas coloridas.

borboleta em ponto cruz
(Foto: @mayneideas)

Se quiser também, poderá inserir outros elementos que vão compor muito bem a ilustração, como flores, o sol, as nuvens, etc.

Quer um primeiro passo? Comece bordando uma borboleta seguindo esse passo a passo:

Coração em Ponto cruz 

Esse é o elemento do amor, do romance e da harmonia. Os corações são sempre bem-vindos para peças românticas, infantis ou delicadas, apenas. Você pode explorar diferentes cores para cada coração ou fazê-lo com duas ou mais.

coração em ponto cruz
(Foto: @katecipolla)

Coração é um desenho bastante fácil, ótimo para treinar o ponto cruz sem o “ponto pingado”, ou pelo menos, poderá usá-lo somente para o contorno. Mas, se for iniciante o “ponto pingado” é imprescindível.

Veja o passo a passo e comece agora:

Coroa em ponto Cruz

Existem diversos desenhos de coroa em ponto cruz, afinal, cada rei ou rainha tem seu próprio estilo!

Mas, em geral, é um desenho bem simples de fazer. As cores mais usadas ficam entre os tons de amarelo e vermelho. Assista o passo a passo dividido em duas partes:

Parte I

Parte II

Nuvem em ponto cruz 

A nuvem é mais uma peça encantadora bastante usada para o ponto cruz infantil. Trata-se da famosa “nuvem de amor” que compõe o mundo carinhoso das crianças.

nuvem ponto cruz
(Foto: @tegan.jaye)

É um desenho muito fofo que acompanha a chuva de amor, geralmente feita de corações. A nuvem tem um rostinho singelo e alimenta as peças infantis de doçura!

Excelente opção para bordados usados em peças como: porta maternidade, fraldas de pano, toalhas e lençóis.

Bailarinas em ponto cruz 

A bailarina é aquele desenho perfeito para quem é perfeccionista e quer se desenvolver mais na técnica do “ponto cruz”.

A postura da bailaria em si já representa beleza, harmonia e equilíbrio, através da figura feminina e da dança.

bailarina em ponto cruz
(Foto: @tetiana_made)

A boneca para esse desenho pode ser bordada de diferentes formas e cores, não apenas seguindo um padrão estético que, geralmente, enquadra bailarinas magras e de pele clara.

Essa variedade de bailarinas é ideal para representar o tipo mais legal em uma peça de tecido para determinada criança, por exemplo, para que ela se identifique mais com o desenho.

Vale a ressalva de que é um desenho mais elaborado e talvez você precise de um pouco mais experiência para colocar em prática e para bordá-lo em “ponto cruz”.

(Foto: @kathrynscreations)
bailarina bordada
(Foto: @yasminstitches)

Ponto Cruz para iniciantes passo a passo

Materiais necessários:

– Tecido Etamine ou qualquer outro com fios contáveis

– Linha e Agulha

– Lápis ou Canetinhas Coloridas

ponto cruz iniciante
(Foto: Canal Wagner Reis)

Perceba no tecido de trama com fios contáveis as aberturas que são os espaços por onde a linha vai passar para fazer os pontos.

Sabendo disso, antes você precisa usar um gráfico (no vídeo de referência se usou o gráfico do desenho de uma rosa) e depois passar o desenho para o tecido através do “ponto pingado” – esse ponto para iniciantes ajuda muito!

Quanto mais pontos pingados você fizer, maior será a quantidade de pontos em cruz, pois você vai costurar estes por cima de cada “ponto pingado” para cobri-los.

Como fazer o “ponto pingado”? Esse ponto consiste em pintar “quadradinhos” no tecido formando o desenho baseado em um gráfico para esse tipo de bordado.

Depois de passar o desenho, comece a bordar

Utilize um fio da linha que você escolheu, passe pela agulha de modo que forme duas partes, uma para cada lado da agulha, deixando o nó próximo à agulha.

Quando você começar a fazer a costura é necessário passar o fio por dois pontos e depois passar a agulha na volta da própria linha, o fio vai se fixar no tecido sem a necessidade do nó.

Esse trabalho garante um avesso perfeito. Com o vídeo você vai poder entender melhor como fazer isso e saber a ordem dos pontos para não se embolar e para deixar a costura fluida.

Você inicia a carreira pensando em fazer o “ponto cruz” em cima dos “pontos pingados”.

Comece fazendo só uma parte desse ponto cruz, ou seja, costure apenas um lado do “X”, levando a agulha de cima para baixo. Seguindo o exemplo da costura da flor (desenho usado no vídeo), inicie pela base do desenho.

No decorrer do processo você vai perceber como fazer cada ponto. O mais importante é saber que você vai precisar deixar sua costura fluida, seguindo uma ordem específica para passar o fio nos pontos.

Você começa de cima para baixo, mas nem sempre você terá que fazer isso

Ao dar a volta na flor você vai precisar finalizar alguns pontos, formando o “X” completamente. Outras vezes você vai finalizar o “X” quando voltar para o mesmo lugar, onde só se fez inicialmente um lado dele.

Você também pode fazer a costura da direita para à esquerda, quando for nas laterais, por exemplo, ou de cima para baixo quando começar a fazer a parte de cima do desenho.

Lembre-se, você borda o ponto “cruz” em cima dos pontos pingados.

Não se esqueça, de usar a linha na cor desejada para colorir o seu desenho. Por isso, no caso da rosa, se utilizou a cor vermelha e a cor verde para fazer os pontos em cruz. Finalizando cada parte da flor com um arremate.

O arremate, é bastante simples. Ao finalizar o último ponto, passe a agulha com o fio por baixo de alguns pontos e corte a linha. Deixe a linha bem apertada dentro desses pontos, é essa a forma para manter o seu avesso perfeito, sem fazer nó.

Comece a fazer o ponto cruz, observando o passo a passo desse vídeo muito bem elaborado pelo canal do Wagner Reis:

Ponto cruz passo a passo avesso perfeito

O avesso perfeito é uma técnica mais avançada. Mas isto não significa que você deve desistir.

Quanto mais você treina mais bem executa a atividade. Então, tenha paciência, atenção e continue bordando.

ponto cruz avesso
Você pode criar um lindo pano de prato com essa técnica. Foto: A Minha Esfera

Aprenda agora mesmo como fazer ponto cruz avesso perfeito. Veja o vídeo que separamos para você com o passo a passo:

Artesanato com ponto cruz para bebê

Você quer ver e se inspirar em como fazer ponto cruz para bebê? Veja nossas sugestões abaixo abaixo:

ponto-cruz-bebe-toalha
Foto: Ideias Decoração Mobiliário

Comece cortando o tecido e a linha. Em seguida, coloque o tecido no bastidor e pegue seus materiais.

Passe a meada pela agulha. Utilize o gráfico de apoio ou faça as marcas de canetinhas no tecido.

Bordado-ponto-cruz-bebe menina
Foto: Ponto cruz Andreia
bordada-em-ponto-cruz-bebe
Foto: Kitchen Decor

Na sequência, passe a agulha pelo furo do tecido de trás para a frente até fazer todos os pontos em x para formar o desenho.

Bordado-ponto-cruz-bebe
Foto: Artesanato Total
ponto e cruz bebe
Foto: Tua Casa

É possível até mesmo fazer qualquer desenho que queira numa folha de papel quadriculado e depois transformá-lo em ponto cruz.

ponto e cruz de bebe
Foto: Pinterest

Espero que tenha gostado de nossas dicas de ponto cruz e ponha em prática suas habilidades.

ponto e cruz no bastidor
Foto: Costuramor

Gráficos em ponto cruz para imprimir grátis

graficos em ponto cruz para imprimir gratuitos
Foto: dmc.com

A internet está repleta de gráficos de ponto cruz para imprimir, mas muitos não são gratuitos.

Pelo menos com a qualidade e variedade que sempre esperamos. Pensando nisso, garimpamos vários sites e encontramos dois deles que oferecem uma infinidade gráficos. Um deles é o dmc.com e o outro é o Freepatterns.com. Vale a pena conferir escolher o seu gráfico em ponto cruz favorito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *