Você sabe como fazer ponto cruz? Se está procurando aprender e obter informações sobre esta técnica, aqui é o lugar perfeito para você.
O ponto cruz é um tipo de bordado tradicional e muito popular no mundo todo. Ele permite diversas criações.
E você provavelmente já conheceu alguém que sabe como fazer, não é mesmo? Isto acontece devido à popularidade desta modalidade.
Aprender como fazer ponto cruz vale muito a pena! Assim, você poderá criar desenhos incríveis como flores, animais, paisagens, objetos e referências da cultura pop.
Também pode utilizar a técnica para bordar letras, nomes e mensagens. E fazer, por exemplo, lindas toalhas de banho personalizadas.
O que é Ponto Cruz?
O ponto cruz é um ponto muito conhecido e pelo próprio nome já se pode adivinhar do que se trata, não é?
É aquele ponto que tem formato de “X”, feito em um tecido com fios contáveis, no qual se pode contar as linhas da trama.
Ou seja, a trama do tecido precisa ser uniforme, com aberturas visíveis, para que cada lado do ponto tenha o mesmo tamanho e aparências uniformes.
Quais as linhas mais usadas para fazer bordado ponto cruz?
A linha “mouline” e a linha “raiom”, são as mais indicadas. São linhas separáveis, ou seja, vem cerca de 6 fios juntinhos que podem ser separados antes da costura.
No ponto cruz, se usa entre 1 a 5 fios. Depende se a trama for mais apertada ou mais espaçada. Quanto mais apertada, menor é a quantidade de fios.
Os novelos de linhas mais usados geralmente são de algodão, você pode encontrar também com certa facilidade uma variedade de linhas coloridas, mescladas e metalizadas.
Como fazer ponto cruz passo a passo
Veja essa vídeo do canal do Vagner Reis e aprenda exercícios para quem está começando. Aprenda como fazer os primeiros pontos passo a passo com esses exercícios.
Dicas de como fazer ponto cruz mais rápido
Então, confira agora algumas dicas para aprimorar sua técnica.
Para fazer ponto cruz você precisará de disposição e habilidades manuais.
Porém, não é uma técnica tão complicada. É simples e muito bacana de fazer. Uma vez que você começar, conseguirá pegar a prática e desenvolver a técnica cada vez melhor. Começar é o seu primeiro objetivo!
A primeira dica é utilizar o tecido etamine. Ele tem a trama ideal para o bordado em ponto cruz. Facilita bastante o processo!
Também ajuda a agilizar fazer o bordado com o etamine esticado dentro do bastidor. Ele pode ser de madeira ou plástico.
O bastidor além de ajudar na manipulação e manter o tecido esticado, serve como moldura para você pendurar o lindo bordado na parede.
Você pode utilizar canetinhas hidrocor para marcar os pontos no tecido. Como as marcas de canetinhas facilitam, acabam agilizando o bordado. Outra dica é passar cera de abelha nas meadas. Assim, facilita o manuseio.
E, por último, lembre-se de fazer a sequência de pontos iguais e depois passar para as partes com pontos diferentes. Isto também faz com que o bordado seja feito mais rápido.
Sugestões de como fazer ponto cruz na vertical
Agora, se você busca como fazer ponto cruz na vertical você precisará de alguns materiais fundamentais. Confira a seguir:
O primeiro deles é o tecido etamine ou de sua preferência. Existem também toalhas que já vêm com a parte em etamine para bordados.
Também é essencial uma agulha de ponta grossa para evitar que você fure o dedo. Ela é ótima para o ponto cruz.
Além do tecido e da agulha, você precisará escolher as meadas das cores que preferir. As meadas são as linhas para bordado.
Lembre-se também de ter uma tesoura grande para cortar o tecido e uma pequena para cortar linhas. Existem muitas opções em armarinhos e papelarias para você escolher a que preferir.
Não se esqueça também do bastidor e dos gráficos com os desenhos. Os gráficos possuem as dicas dos pontos e cores para cada região do seu bordado.
Veja como fazer carreiras horizontas e verticais no canal do Vagner Reis:
Alfabeto em ponto cruz
Utilizando diferentes gráficos que apresentem desenhos do abecedário completo, contendo letras maiúsculas e minúsculas, você poderá compor diversos nomes e usar a fonte que mais lhe agrada.
Você pode usar a técnica para bordar nomes em toalhas de rosto ou de banho, entre outras peças de pano, ou ainda poderá escrever frases incríveis. O alfabeto em ponto cruz vai te dar muitas possibilidades.
Outra dica: usar todo o alfabeto para compor uma peça, em uma toalhinha, por exemplo, pode ser bastante interessante para crianças que estão na fase da alfabetização.
Letras em Ponto Cruz
Com as letras do alfabeto você vai poder compor a palavra que quiser. Contudo, primeiro identifique o espaço do tecido onde você vai querer que a palavra se localize.
A partir daí passe o desenho da palavra para o tecido, usando um gráfico de letras. Se você quiser que seu desenho fique no centro, é melhor dobrar o tecido para identificar esse eixo facilmente.
Monograma para Ponto Cruz
Para entender o monograma em ponto cruz, entenda que o monograma é uma sobreposição de duas ou mais letras, combinando ou agrupando outros elementos, para a formação de um símbolo.
Nesse caso, os monogramas em ponto cruz servem para deixar o bordado mais personalizado, a partir de um gráfico de letras mais elaborado, que podem apresentar outros elementos, cores diversas e letras mais encorpadas.
Mesmo usando como referência um monograma colorido, você pode e deve usar a cor da sua preferência, não precisa seguir à risca esse aspecto.
Ponto Cruz de flores
As flores são excelentes elementos para iniciar o bordado em “ponto cruz”. Você pode investir bastante nas cores e diversificar os tipos de flores no mesmo desenho.
Outra opção é fazer arranjos com um mesmo tipo de flor, como as rosas, tecendo as folhas e os ramos por toda a peça em ponto cruz.
Apesar de ser um desenho com ondulações e arredondamentos, que nem sempre são simétricos, a busca pelo equilíbrio espacial no tecido é super indicada.
Ponto Cruz infantil
As peças em ponto cruz para o público infantil são lindíssimas, porque existem muitos gráficos de desenhos desse universo, como desenhos animados, nuvens, corações, animais, plantas, dentre outros elementos bastante elaborados e cheios de cores.
É uma ótima opção para exercitar a criatividade utilizando o “ponto cruz”, sem contar que as crianças costumam usar muitas peças com desenhos coloridos, como roupas, fraldas de pano e toalhinhas.
Ursinho em Ponto Cruz
Para começar a fazer o bordado em “ponto cruz” para crianças, por que não bordar o desenho de um ursinho?
O urso é muito querido, um grande amigo do universo das animações infantis. Sempre forte, guloso e companheiro. Ótimo também para bebês, que são os nossos pequenos ursinhos. Quer experimentar?
Veja esse passo a passo, dividido em duas partes:
Parte I
Parte II
Borboletas em Ponto Cruz
A borboleta é um desenho mais simples, ótimo para quem quer iniciar a técnica. Além disso, você ainda pode encher sua peça com várias borboletas coloridas.
Se quiser também, poderá inserir outros elementos que vão compor muito bem a ilustração, como flores, o sol, as nuvens, etc.
Quer um primeiro passo? Comece bordando uma borboleta seguindo esse passo a passo:
Coração em Ponto cruz
Esse é o elemento do amor, do romance e da harmonia. Os corações são sempre bem-vindos para peças românticas, infantis ou delicadas, apenas. Você pode explorar diferentes cores para cada coração ou fazê-lo com duas ou mais.
Coração é um desenho bastante fácil, ótimo para treinar o ponto cruz sem o “ponto pingado”, ou pelo menos, poderá usá-lo somente para o contorno. Mas, se for iniciante o “ponto pingado” é imprescindível.
Veja o passo a passo e comece agora:
Coroa em ponto Cruz
Existem diversos desenhos de coroa em ponto cruz, afinal, cada rei ou rainha tem seu próprio estilo!
Mas, em geral, é um desenho bem simples de fazer. As cores mais usadas ficam entre os tons de amarelo e vermelho. Assista o passo a passo dividido em duas partes:
Parte I
Parte II
Nuvem em ponto cruz
A nuvem é mais uma peça encantadora bastante usada para o ponto cruz infantil. Trata-se da famosa “nuvem de amor” que compõe o mundo carinhoso das crianças.
É um desenho muito fofo que acompanha a chuva de amor, geralmente feita de corações. A nuvem tem um rostinho singelo e alimenta as peças infantis de doçura!
Excelente opção para bordados usados em peças como: porta maternidade, fraldas de pano, toalhas e lençóis.
Bailarinas em ponto cruz
A bailarina é aquele desenho perfeito para quem é perfeccionista e quer se desenvolver mais na técnica do “ponto cruz”.
A postura da bailaria em si já representa beleza, harmonia e equilíbrio, através da figura feminina e da dança.
A boneca para esse desenho pode ser bordada de diferentes formas e cores, não apenas seguindo um padrão estético que, geralmente, enquadra bailarinas magras e de pele clara.
Essa variedade de bailarinas é ideal para representar o tipo mais legal em uma peça de tecido para determinada criança, por exemplo, para que ela se identifique mais com o desenho.
Vale a ressalva de que é um desenho mais elaborado e talvez você precise de um pouco mais experiência para colocar em prática e para bordá-lo em “ponto cruz”.
Ponto Cruz para iniciantes passo a passo
Materiais necessários:
– Tecido Etamine ou qualquer outro com fios contáveis
– Linha e Agulha
– Lápis ou Canetinhas Coloridas
Perceba no tecido de trama com fios contáveis as aberturas que são os espaços por onde a linha vai passar para fazer os pontos.
Sabendo disso, antes você precisa usar um gráfico (no vídeo de referência se usou o gráfico do desenho de uma rosa) e depois passar o desenho para o tecido através do “ponto pingado” – esse ponto para iniciantes ajuda muito!
Quanto mais pontos pingados você fizer, maior será a quantidade de pontos em cruz, pois você vai costurar estes por cima de cada “ponto pingado” para cobri-los.
Como fazer o “ponto pingado”? Esse ponto consiste em pintar “quadradinhos” no tecido formando o desenho baseado em um gráfico para esse tipo de bordado.
Depois de passar o desenho, comece a bordar
Utilize um fio da linha que você escolheu, passe pela agulha de modo que forme duas partes, uma para cada lado da agulha, deixando o nó próximo à agulha.
Quando você começar a fazer a costura é necessário passar o fio por dois pontos e depois passar a agulha na volta da própria linha, o fio vai se fixar no tecido sem a necessidade do nó.
Esse trabalho garante um avesso perfeito. Com o vídeo você vai poder entender melhor como fazer isso e saber a ordem dos pontos para não se embolar e para deixar a costura fluida.
Você inicia a carreira pensando em fazer o “ponto cruz” em cima dos “pontos pingados”.
Comece fazendo só uma parte desse ponto cruz, ou seja, costure apenas um lado do “X”, levando a agulha de cima para baixo. Seguindo o exemplo da costura da flor (desenho usado no vídeo), inicie pela base do desenho.
No decorrer do processo você vai perceber como fazer cada ponto. O mais importante é saber que você vai precisar deixar sua costura fluida, seguindo uma ordem específica para passar o fio nos pontos.
Você começa de cima para baixo, mas nem sempre você terá que fazer isso
Ao dar a volta na flor você vai precisar finalizar alguns pontos, formando o “X” completamente. Outras vezes você vai finalizar o “X” quando voltar para o mesmo lugar, onde só se fez inicialmente um lado dele.
Você também pode fazer a costura da direita para à esquerda, quando for nas laterais, por exemplo, ou de cima para baixo quando começar a fazer a parte de cima do desenho.
Lembre-se, você borda o ponto “cruz” em cima dos pontos pingados.
Não se esqueça, de usar a linha na cor desejada para colorir o seu desenho. Por isso, no caso da rosa, se utilizou a cor vermelha e a cor verde para fazer os pontos em cruz. Finalizando cada parte da flor com um arremate.
O arremate, é bastante simples. Ao finalizar o último ponto, passe a agulha com o fio por baixo de alguns pontos e corte a linha. Deixe a linha bem apertada dentro desses pontos, é essa a forma para manter o seu avesso perfeito, sem fazer nó.
Comece a fazer o ponto cruz, observando o passo a passo desse vídeo muito bem elaborado pelo canal do Wagner Reis:
Ponto cruz passo a passo avesso perfeito
O avesso perfeito é uma técnica mais avançada. Mas isto não significa que você deve desistir.
Quanto mais você treina mais bem executa a atividade. Então, tenha paciência, atenção e continue bordando.
Aprenda agora mesmo como fazer ponto cruz avesso perfeito. Veja o vídeo que separamos para você com o passo a passo:
Artesanato com ponto cruz para bebê
Você quer ver e se inspirar em como fazer ponto cruz para bebê? Veja nossas sugestões abaixo abaixo:
Comece cortando o tecido e a linha. Em seguida, coloque o tecido no bastidor e pegue seus materiais.
Passe a meada pela agulha. Utilize o gráfico de apoio ou faça as marcas de canetinhas no tecido.
Na sequência, passe a agulha pelo furo do tecido de trás para a frente até fazer todos os pontos em x para formar o desenho.
É possível até mesmo fazer qualquer desenho que queira numa folha de papel quadriculado e depois transformá-lo em ponto cruz.
Espero que tenha gostado de nossas dicas de ponto cruz e ponha em prática suas habilidades.
Gráficos em ponto cruz para imprimir grátis
A internet está repleta de gráficos de ponto cruz para imprimir, mas muitos não são gratuitos.
Pelo menos com a qualidade e variedade que sempre esperamos. Pensando nisso, garimpamos vários sites e encontramos dois deles que oferecem uma infinidade gráficos. Um deles é o dmc.com e o outro é o Freepatterns.com. Vale a pena conferir escolher o seu gráfico em ponto cruz favorito.
Você pode criar um lindo pano de prato com essa técnica. Foto: A Minha Esfera … Gostaria de receber o gráfico desse desenho Lindo !!!