Como fazer um colar de Patuá

Para começar vou explicar do que se trata um Patuá. O Patuá é um amuleto, feito para trazer proteção e sorte a quem o usa. Um, sorte e proteção nunca é demais não é mesmo, então vamos conferir essa matéria e aprender logo a fazer esse poderoso colar de Patuá. Confira:

Esse modelo de Patuá que vou ensinar trata-se de um modelo tipo murano, feito de vidro, porém, vamos você pode deixar o artesanato mais em conta substituindo alguns materiais, basta trocar as peças de vidro por peças de plástico ou acrílico. Esse modelo eu aprendi no site do Programa mais você e quem ensinou foi a artesã Alessandra Castro, tome nota do material necessário:

– Pingentes de vidro murano, como pimentinhas, coração e figas
– Corrente de 10 centímetros
– Argolinhas zero cinco
– Terminais para bijuteria
– Um pingente de seda
– Cordão encerado
– 2 alicates de ponta chata
– Tesoura

Passo a Passo do colar

– Primeiro prenda as argolinhas nos pingentes, com a ajuda dos dois alicates. Você fecha um pouco a argola, mas não até o final. Faça isso com todos os pingentes que você quiser colocar no seu colar.
– Depois, coloque um a um nos elos da corrente. Não Vá encaixando até dar o efeito desejado. Feche bem a argola para que a peça não caia.
– Depois que a penca estiver pronta, deixe 2 elos, um no final porque é onde você vai pôr o pingente de seda. Do outro lado também fica um elo vazio, onde passa o fio, dando um nozinho.
– Com mais ou menos um dedo de distância desse nozinho, você coloca 2 ou 3 peças diferentes pra dar um acabamento. Para fechar o colar, você corta, dá um nozinho para poder colocar o finalizador. Põe o finalizador e dá de novo um outro nó pra prendê-lo. Na hora de prender, sempre deixe esse nó perto da bolinha. Corte de novo esse restante.
– Faça a mesma coisa do outro lado do cordão: um nozinho, a bolinha e outro nozinho.
– Um pouco abaixo das bolinhas, você dá um nó para fechar o colar e ele está pronto.

Se você desejar fazer novos colares, basta variar nas cores e ordens dos pingentes, para isso basta que você ter criatividade que você poderá agradar vários gostos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *