Como fazer um tapete em formato de borboleta

Que tal criar um tapete para decorar a sala de estar? Ele é muito lindo. Veja e aprenda como fazer.

Quando podemos usar da versatilidade do crochê para criar artesanatos diferentes e úteis, devemos ir em frente na criação da peça. Se você já sabe tricotar e costurar em crochê, será melhor ainda para criar este trabalho fofinho, fazendo um tapete no estilo borboleta ou feito de flores matizadas. O tamanho desse artesanato vai ser de aproximadamente 112 x 90 cm.

Créditos: portaldeartesanato.com.br

Veja o que você vai precisar

– 1 novelo de fio Barroco Multicolor da Círculo espessura 4/6 (400 g) na cor rosa (9427)
– Barbante Apolo Eco da Círculo espessura 4/6 (400 g), 1 rolo em cada uma das cores: rosa-pink (6122) e rosa-claro (3077)
– Agulha para crochê Círculo n° 10 (4,0 mm)
– Plumante para os enchimentos
– Papel para molde
– Lápis
– Tesoura

Abreviaturas e pontos utilizados: ponto (p.), correntinha (corr.), ponto baixíssimo (p.bx.), ponto baixo (p.b.), ponto alto (p.a.) e ponto caranguejo (é o ponto baixo trabalhado da esquerda para a direita).

Passo a passo

Créditos: portaldeartesanato.com.br

Primeiro você irá cortar os moldes em papel nas medidas indicadas. Faça isto para acompanhar a execução da confecção.

Asa maior

Créditos: portaldeartesanato.com.br

Pegue o barbante rosa-claro e faça: 32 correntinhas, 1 ponto alto laçando a 4ª correntinha (a contar da agulha) e vá trabalhando ao redor. Para fazer, acompanhe o diagrama 1. Depois que você realizar a 2ª carreira, continue a trabalhar em pontos altos, acompanhando o molde. Faça aumentos regulares nas curvas das pontas, cuidando para que não embabade a peça. Agora, para formar as faixas coloridas, depois do centro, vap fazendo na seguinte sequência: 4 carreiras com o fio Barroco rosa, 4 carreiras com o barbante Apolo Eco rosa-claro, 3 carreiras com o barbante Apolo Eco rosa-pink e 4 carreiras com o fio Barroco rosa. Componha 2 peças.

Asa menor

Créditos: portaldeartesanato.com.br

Com o barbante rosa-claro, você irá fazer 23 correntinhas, 1 ponto baixo laçando a 2ª correntinha a contar da agulha e depois trabalhe ao redor, acompanhando o diagrama 2. Quando você concluir a 3ª carreira, permaneça trabalhando em pontos altos, fazendo de forma a acompanhar o molde. Realize aumentos regulares nas curvas das pontas, cuidando também para não embabadar a peça. Para criar as faixas coloridas, após o centro, você irá trabalhar na seguinte sequência: 3 carreiras com o fio Barroco rosa, 3 carreiras com o barbante Apolo Eco rosa-pink e 5 carreiras com o fio Barroco rosa. Realize 2 peças.

Créditos: portaldeartesanato.com.br

Cordão do centro

Créditos: portaldeartesanato.com.br

Com o barbante Apolo Eco rosa-claro, trabalhe 227 correntinhas, 1 ponto alto laçando a 5ª correntinha a contar da agulha, 1 ponto alto laçando cada correntinha seguinte, até o final do cordão. Realize mais 5 carreiras de pontos altos e arremate. Faça a costura de todo o comprimento, formando um tubo, encha com o plumante.

Detalhes das asas

Créditos: portaldeartesanato.com.br

Com o barbante Apolo Eco rosa-claro, faça 4 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o anel e acompanhando o diagrama 3, trabalhe ao redor. Após a conclusão da 2ª carreira, realize uma carreira de ponto caranguejo e arremate. Produza 2 peças.

Créditos: portaldeartesanato.com.br

Bolas

Créditos: portaldeartesanato.com.br

Pegue o barbante Apolo Eco rosa-claro e faça 5 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o anel e trabalhe ao redor, sendo que agora acompanhando o diagrama 4. Quando concluir a 5ª carreira, realize uma bola de plumante para preencher com o enchimento. Depois conclua as carreiras restantes. Faça 2 peças, prendendo uma em cada ponta do tubo.

Créditos: portaldeartesanato.com.br

Faça a costura de uma asa maior com uma maior, acompanhando o esquema para posicionar corretamente a montagem. Trabalhe uma carreira de ponto caranguejo ao redor com o fio Barroco rosa. A outra asa você monta da mesma forma. Costure as duas asas pelo centro. Dobre o tubo ao meio e vá torcendo, costurando no centro da borboleta. Costure as pontas, seguindo o contorno da asa menor. Os detalhes você aplica nas asas maiores.

– Veja também como criar uma mesa a partir de uma porta velha!

Amostra

Quadrado de 5 x 5 cm (agulha para crochê 4,0 mm) = 8 pontos x 4 carreiras, medidos sobre pontos altos.

Espero que tenha curtido as dicas. O tutorial e a produção foi de Luciana Martins, as fotos são creditadas a Manoel Carvalho e a execução ficou por conta de Marly Schreiber, Faça também o seu e surpreenda as suas amigas! Boa sorte na confecção!

Fonte: portaldeartesanato.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *