Home » Artesanato em Madeira » Como fazer uma treliça de bambu

Como fazer uma treliça de bambu


Crie uma linda treliça de bambu e enfeite seu jardim com um majestoso item de decoração para conduzir trepadeiras!

Se você gosta de plantinhas e se amarra em criar as chamadas trepadeiras, irá gostar muito deste artesanato. Você só precisa comprar alguns materiais como bambus e corda de náilon para criar esta treliça. Fazendo as amarrações de forma correta você vai ter um lindo item no final para colocar aonde você desejar. A treliça feita neste passo a passo mede 80 cm x 1 cm. Pode-se usar escorada na parede, como se fosse uma cerquinha. Confira como fazer!

Créditos: plantasonya.com.br

Veja o que você vai precisar

Créditos: plantasonya.com.br

– 7 bambus de 2,5 cm de diâmetro e 1 m de comprimento (1)
– 8 bambus de 2,5 cm de diâmetro e 80 cm de comprimento (2)
– Trena (3)
– Estilete (4)
– Corda de náilon (5)

Passo a passo

Créditos: plantasonya.com.br

Pegue os bambus de 80 cm e coloque um ao lado do outro na vertical. Depois ponha os bambus de 1 m sobre eles na horizontal. Deixe uma distância de 10 cm de cada uma das extremidades.

Créditos: plantasonya.com.br

Para fazer que o lugar entre os bambus na vertical fique uniforme, você deve usar a trena para medir intervalos (10 cm). Amarre todos os bambus como estão mostrando as imagens.

Créditos: plantasonya.com.br

Ponha um bambu de 1 m na outra extremidade dos bambus enfileirados e repita a amarração. Com isso você fez a estrutura da treliça.

Créditos: plantasonya.com.br

Você deve medir 10 cm a partir do primeiro bambu na horizontal e colocar um outro bambu de forma paralela a ele. Amarre este bambu, sendo que neste você deve prendê-lo alternadamente nos bambus da vertical.




Créditos: plantasonya.com.br

Faça novamente o procedimento para fixar os bambus restantes, sempre intercalando as amarrações. Corte alternadamente as amarrações dos dois primeiros bambus para finalizar.

Créditos: plantasonya.com.br

Veja como ficará a treliça com as amarrações discretas em forma de “X”.

– Que tal conferir como criar hortas suspensas com garrafas pet? É uma boa pedida também. Confira!

Amarração

É preciso fazer duas amarrações em cada uma das junções de bambu para que a treliça fique realmente firme.  Após isto, é só repetir o procedimento na outra diagonal dos bambus juntos. Desta forma as duas amarrações irão formar um “X”. Veja como fazer a amarração.

Créditos: plantasonya.com.br

Corte 50 cm de corda de náilon e dê um nó em uma das extremidades (1). Depois passe a corda sob os bambus que serão amarrados (2) e componha um laço na parte da corda que está o nó (3). Depois passe a outra ponta da corda por dentro do laço (4) e puxe (5).

Créditos: plantasonya.com.br

Pegue a ponta livre da corda e passe entre o bambu e a amarração (6). Vai formar um arco. Passe a ponta livre da corda por dentro dele, sendo de trás para frente (7). Faça o nó bem apertado (8) e corte a corda restante utilizando o estilete (9). Novamente faça o processo na outra diagonal dos bambus para criar a segunda amarração (10).

Bem legal né? Espero que tenham gostado e possam criar uma linda treliça destas em casa também. Bons artesanatos e até a próxima!

Informações do passo a passo captadas do site: plantasonya.com.br

Como fazer uma treliça de bambu
Avalie essa Matéria!



Um comentário

  1. Fernanda dos Santos Dias Silva

    Amei a aula
    Vou fazer um logo, logo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*