Como pintar MDF: Para iniciantes

Uma das maiores dúvidas sobre como pintar MDf é a melhor maneira de deixar com que a pintura fique lisa e uniforme.

Como pintar MDF: Para iniciantes
2.5 (50%) 2 votes

Se você pretende deixá-lo colorido, aprenda como pintar MDF e faça os mais belos itens com essas dicas. O MDf é um dos materiais preferidos de quem faz artesanato. Isso se deve ao seu baixo custo e por ele ser fácil de ser manuseado.

MDf é a sigla para Medium-Density Fiberboard que, ao traduzimos de maneira literal, fica “Placa de fibra de média densidade”. Ele é muito comum em móveis, quando o acabamento pode ser menos resistente que a madeira comum.

Sua produção se dá em chapas que podem ser moldadas de forma a criar os mais diversos tipos de objetos, como armários, caixas e objetos de decoração.

Se você gosta de artesanato, provavelmente já se deparou em papelarias e lojas de armarinho, com objetos de cor bege amarronzada que se parecem com madeira, mas ao tocá-los se percebe que são mais frágeis.

Como sua cor original lhe dá a aparência de madeira crua, é muito comum que as pessoas decidam por colori-las, e há um mercado muito grande para as tintas desse tipo. Confira as dicas a seguir.

Como pintar MDF

Uma das maiores dúvidas sobre como pintar MDf é a melhor maneira de deixar com que a pintura fique lisa e uniforme.

Muitas vezes encontramos os objetos já prontos, em forma de caixinhas, letras ou outros objetos de decoração. Nesse caso, ela já está pronta para pintar e você pode começar escolhendo um tipo de tinta.

Mas se você tiver comprado o material que ainda não foi manuseado, a primeira coisa a se fazer é lixá-la com uma lixa fina. É muito importante que ela fique lisa para que a aparência após a pintura seja melhor e sem falhas.

Como pintar MDF
Foto: Erika MakeUp

Ao lixá-la ou cortá-la, a placa de MDF irá soltar algumas partículas de poeira do material. Há um certo risco em respirar esse ar, já que ele pode estar composto por um material cancerígeno. Para isso, utilize uma máscara enquanto realiza o procedimento.

Após retirar toda a poeira do material com um pano seco, está na hora de escolher a tinta que deseja usar. Uma das mais utilizadas e mais baratas disponíveis no mercado é a Tinta PVA.

Essa tinta não é recomendada se o material vai ficar exposto a umidade e vento. Se precisar de uma tinta que é mais resistente a água, utilize a tinta acrílica.

Elas estão disponíveis no mercado em uma infinidade de cores. Também existem tintas que são foscas, com glitter, metálicas e até mesmo as famosas tintas Craquelex, que, ao secarem, dão um efeito de ‘craquelado’ ao objeto.

Se você quiser ainda mais praticidade, uma boa dica é procurar por opções que fornecem a tinta em formato de spray. Elas são mais rápidas e fáceis de serem aplicadas.

No final, você pode escolher utilizar o verniz, aplicado logo quando a tinta secar. Caso opte por isso, utilize um selador para madeira antes de aplicar a tinta escolhida. Após a aplicação do selador, use a lixa novamente para dar um acabamento antes do início da pintura.

Para pintar, você vai precisar de um pincel, a menos, é claro, que tenha optado pela tinta spray. Se preferir, você pode lixar também entre as demãos de tinta, para que ela fique com um acabamento mais profissional.

Após o término da última demão, aguarde três horas e o objeto estará pronto para ser manuseado.

Ideias para pintar letras de MDF

As letras de MDf estão ficando cada vez mais comuns em festas de aniversário, casamentos, chá de bebês ou até mesmo para a decoração de cômodos da casa.

Há opções no mercado que abrangem todas as letras do alfabeto. Caso queira escrever uma mensagem ou um nome com as letras de MDf, basta adquiri-las em uma papelaria, lojas especializadas ou de armarinho.

Se a dúvida é como pintar MDf em formato de letra, confira as ideias a seguir:

  • Utilize uma tinta apropriada para pintar MDf: há diversas opções no mercado, como as tintas PVA e tintas acrílica
  • Pinte cada letra de cores diferentes: se a ideia é chamar a atenção em um ambiente mais moderno e casual, abuse da criatividade e aposte em cores diferentes para cada letra.
  • Dê brilho: após pintura com a cor desejada, acrescente glitter ou lantejoula para que a letra fique ainda mais chamativa.
  • Adicione pérolas: uma boa opção é adicionar pérolas falsas após finalização da pintura. Elas darão um ar mais chique para sua letra, ideal para casamentos e festas de 15 anos.
  • Mescle tinta com tecidos: se preferir, pinte parte da letra com a tinta e cubra a outra parte com um tecido decorado.
  • Incremente com decoração: laços, bijuteria, desenhos, luz artificial. Abuse e use de sua criatividade para decorar sua letra.

Veja esse vídeo ensinando a fazer sua letras de MDF com pérola, fica lindo, é do canal Mari Colatino:

Pintando MDF com spray

Se você estiver pensando em economizar tempo, uma boa pedida são as tintas spray. Confira os cuidados e as dicas de como pintar MDf com spray a seguir:

  • Vá em lojas especializadas: a tinta spray é mais difícil de encontrar do que as tintas PVA e acrílica. Para isso, vá em lojas especializadas e escolha a cor que mais lhe agradar.
  • Deixe a peça totalmente lisa: a peça deve estar sem rebarbas, arranhões ou imperfeições. Para isso, utilize uma lixa de madeira.
  • Prepare o ambiente: você precisará de jornais para proteger o resto do ambiente, afinal, como a tinta será em forma de spray, é possível que ela acabe sujando ao redor do MDf. Procure fazer esse procedimento em garagens e quintais, onde não há risco de sujar um objeto importante.
  • Se tiver alergia, use máscara: o vento pode acabar fazendo com que inale ou tenha contato com a tinta ou o cheiro dela. Caso você tenha algum tipo de alergia ou queira se assegurar, utilize uma máscara para que não corra o risco de inalá-la.
como pintar mdf com spray
Foto: Youtube

Sugestão para pintar MDF vazado

Quando o MDf é vazado, significa que ele foi cortado a laser. Quando isso acontece, a peça pode acabar ficando com uma coloração mais escura e pode ser preciso pintá-la de outra cor.

Uma sugestão para pintar MDf vazado é preparar bem o ambiente, já que a tinta pode escorrer pelo ‘vazado’ do MDf. Sempre utilize um jornal embaixo do objeto a ser pintado.

Você também pode brincar com cores diferentes de acordo com as figuras formadas, transformando o objeto em uma verdadeira obra de arte.

Passo a passo em vídeo para pintar em MDF

Confira no vídeo a seguir o passo a passo para nunca mais errar na hora de pintar em MDf: Canal Miags Atelier

 

 

 


- Publicidade -


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here

*