Como tirar cola de roupa: 5 truques para remover sem manchar o tecido

Aprenda como tirar cola de roupa de maneira fácil e sem danificar o seu tecido.

A cola é um recurso muito utilizado no cotidiano, para reparar objetos ou mesmo para usos de artesanato. Por conta disso, muitas vezes, alguns tecidos acabam sendo danificados com esse produto.

No primeiro momento, você pode ficar apavorado, pois a mancha causada pela cola parece irremovível. Não se desespere: o tecido pode ser consertado mesmo depois desse acidente. Confira, abaixo, cinco dicas infalíveis para remover a cola das roupas sem estragar os tecidos:

(Foto: Intertronics)

5 dicas de como tirar cola de roupa 

Dica 1: raspagem da cola

A primeira dica é a mais simples: espere a cola secar no tecido onde ela foi pingada. Depois, você pode pegar uma espátula ou uma colher para fazer a raspagem, removendo o produto.

Se você optar por essa solução, lembre-se de não forçar demais e de não utilizar instrumentos que possam causar danos à sua roupa.

Depois da lavagem, você pode colocar o tecido de molho na água fria, o que vai ajudar no amolecimento da cola e para a obtenção de um tecido intacto e sem resquícios.

(Foto: mybest)

Dica 2: combinação de vinagre, sabão em pó e água morna

Se a primeira dica não resolveu ou deixou resquícios no seu tecido, não se preocupe: você pode passar para a solução dois. Ela é, inclusive, considerada a mais eficaz para a remoção da cola dos mais variados tipos de tecido, pois além de funcionar, também não danifica as roupas.

Para realiza-la, você vai precisar de 1 litro de água quente, ½ copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de sabão em pó.

Depois de misturar todos os ingredientes, você deverá inserir o tecido dentro da solução por mais ou menos 20 a 25 minutos.

Quando esse tempo passar, você pode retirar a roupa, tentando remover a cola com a mão ou com a ajuda de um instrumento – que não prejudique o tecido – já que o produto deve estar amolecido e deve ser eliminado facilmente.

(Foto: Dua)

Dica 3: uso da acetona

Como uma alternativa ao vinagre, sabão em pó e água citados anteriormente, muitas pessoas utilizam a acetona como substância de remoção de cola dos tecidos, uma solução considerada igualmente eficaz.

Antes de começar, coloque um pinguinho da acetona em um canto do tecido para testar. Isso vai garantir que você não perca completamente o tecido já prejudicado pela cola por conta da propriedade da acetona de desbotar as cores.

Depois de ter certeza de que não há danos, utilize um algodão ou cotonete com a substância e aplique cuidadosamente no local da mancha.

Dica 4: mistura de detergente neutro, água e vinagre branco

tirar cola da camisa

Caso você já tenha tentado as alternativas previamente citadas e elas não tenham removido a cola da sua roupa, uma boa alternativa é, de novo, utilizar a água e o vinagre branco.

Dessa vez, no entanto, você não vai utilizar o sabão em pó, mas o detergente neutro. A dica é, antes da aplicação da solução, seguir alguns passos.

A primeira coisa que você deve fazer é raspar a cola e, depois, mergulhar o tecido dentro da água morna, deixando-o ali até que a água esfrie. Quando você retirar a roupa, lembre-se de esfregar o local manchado.

Nesse momento, você vai precisar da solução: combine duas colheres de chá de detergente neutro, um litro de água quente e duas colheres de sopa de vinagre branco sem álcool.

Dentro de um recipiente, deixe o tecido embebido dentro da mistura. Quando você retirar, lave a roupa normalmente.

Dica 5: aplicação do tira-manchas

(Foto: D&V Pro Cleaning Services)

O uso do tira-manchas para a remoção da cola de tecidos deve ser a sua última opção, e ele é recomendado para a remoção dos resquícios que ficaram dos métodos apresentados acima, como finalização de todas as dicas.

Nesse caso, você deve aplicar o produto, aguardar de 20 a 25 minutos e remover o tira-manchas com uma escova.

No final do processo, você deve lavar o tecido normalmente. É importante lembrar que ele não funciona sozinho, já que a cola precisa ser amolecida antes e removida depois.

Ele pode ser, no entanto, muito útil para a remoção de resquícios e resíduos da cola, corroborando para a limpeza eficaz e completa do tecido danificado.

Depois dessas cinco dicas de como remover a cola dos tecidos, não há chance para o desespero: basta tentar aplicar alguma delas para obter o sucesso na hora de reparar sua peça de roupa. Não esqueça de ter muito cuidado na aplicação das substâncias e no uso de instrumentos, para que você não acabe criando outro problema!

Veja aqui essa dica do canal Dona Perfeitinha para tirar mancha de roupa quando é ocasionada por cola escolar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *