Como tirar mancha de roupa colorida: 6 técnicas eficientes

Estourar uma caneta, explorar novas receitas na cozinha, realizar trabalhos manuais com tintas, embarcar em projetos de jardinagem, auxiliar as crianças em artesanatos, pintar o cabelo… São inumeráveis os motivos que dão origem a frequente dúvida de como tirar mancha de roupa colorida.

Embora essa seja uma tarefa desafiadora, na maior parte dos casos é possível recuperar roupa manchada. Pensando nisso, elaboramos um guia prático abordando métodos eficazes para tirar manchas de roupa de qualquer tecido, independentemente das suas causas. Continue lendo para conferir a melhor solução para o seu caso.

Leia mais: Tutoriais rápidos para tirar mancha de ferrugem da roupa

Como tirar mancha de roupa colorida: 6 Técnicas infalíveis

Conhecer a maneira mais adequada para remover mancha de roupa é fundamental para prolongar a vida útil do seu vestuário. Diante da diversidade de tintas que podem ocasionar manchas, selecionamos 10 técnicas simples que podem ser usadas para remoção da mancha. Sem dúvidas, alguma delas será infalível para sua situação.

Veja também: Técnicas para tirar graxa de roupa

1 – Remova o excesso da tinta com guardanapo e lave a peça normalmente

Essa é uma medida mais eficaz para manchas recentes. Na verdade, esse é um pré-tratamento rápido da mancha. Caso ela seja à base de água, como a tinta guache, é muito provável que isso seja o suficiente para solucionar o problema. No entanto, caso seja uma tinta mais forte, como tinta de parede, por exemplo, será necessário adotar mais uma técnica.

Confira ainda: Como tirar tinta guache de roupa rápido e fácil

2 – Deixe a roupa de molho na água quente e lave normalmente

A água quente auxilia na remoção de manchas, pois ela tem o potencial de quebrar os componentes da tinta. Nesse caso, o ideal é encher um recipiente com água suficiente para cobrir completamente a roupa manchada. Normalmente cerca de 30 minutos basta para que essa técnica seja bem-sucedida, após esse tempo é só lavar a peça normalmente.

3 – Aplique acetona sobre a mancha com o auxílio de um algodão

Nem todas as manchas podem ser removidas a acetona, mas ela é um solvente comumente usado para remoção de tintas. Para fazer o teste, umedeça um pedaço de algodão com acetona e pressione sobre a mancha, realizando movimentos suaves. Caso você note algum sinal de remoção, continue o processo por quantas vezes for preciso e enxágue com bastante água.

Como tirar mancha de roupa colorida acetona farmax
Foto: consultaremedios.com.br

4 – Aplique uma mistura de bicarbonato de sódio e detergente neutro

Assim como o detergente, o bicarbonato de sódio é um agente de limpeza altamente eficaz. Então, ao fazer uma pasta cremosa com esses dois ingredientes, é muito provável que a mancha seja drasticamente reduzida ou desapareça. Faça uma quantidade suficiente para cobrir a mancha e deixe agir sobre ela por 10 minutos. Feito isso, pode esfregar normalmente.

5 – Adicione vinagre branco à água e coloque a peça de molho

Para remover mancha de roupa com vinagre é muito fácil. Tudo que você precisa fazer é adicionar uma xícara do produto a cada dois litros de água e deixar a roupa de molho por cerca de 30 minutos. O vinagre tem alto potencial na remoção de manchas pela sua alta concentração de ácido acético.

Como tirar mancha de roupa colorida vinagre branco
Foto: ecycle.com.br

6 – Utilize o tira manchas da sua preferência

É possível encontrar uma grande variedade de produtos removedores de tinta no mercado. Existem tira manchas líquidos, em gel, em pó e de diferentes marcas. Caso nenhuma das soluções caseiras tenham removido a mancha, o melhor a se fazer é adquirir um tira mancha especializado para sua roupa e seguir as instruções da embalagem.

Como tirar mancha de roupa colorida vanish rosa
Foto: aquario.pt

Esperamos que essas técnicas tenham sanado sua dúvida de como tirar mancha de roupa colorida. Caso nenhuma dessas técnicas surtam efeito, provavelmente a mancha é antiga e foi causada por uma tinta muito forte. Jamais utilize água sanitária na tentativa de remover manchas de uma roupa que não seja branca!

Deixe um comentário