Home » Artesanato em Tecido » Corte e Costura Passo a Passo

Corte e Costura Passo a Passo

Aproveite todas as nossas dicas de corte e costura passo a passo para fazer peças lindas para o seu armário e, assim, economizar muito.

Quer aprender corte e costura passo a passo? Você vai ver dicas básicas para se iniciar no universo mágico do corte e costura. E mesmo que você ainda não possua uma máquina de costura, continue lendo, pois vai poder criar peças lindas apenas usando uma agulha de mão, linha para costura e um tecido, para isso basta ter força de vontade.

Atualmente há vários tipos de curso corte e costura online grátis e você pode escolher o que mais e adequar às suas necessidades ou o que mais se adequar ao seu bolso. O processo de como aprender a costurar pode variar de pessoa para pessoa, com você achando que o processo e costura é muito fácil ou muito difícil, de acordo com as experiências que você já teve em relação a este tema.

Costura Passo a Passo

Se você não sabe nem costurar à mão, não preocupe-se, pois é muito fácil. Passe um pedaço de linha para costura, linha de carretel, por uma agulha de mão, faça um nó na ponta da linha, e pegue um retalho de tecido para treinar. Para fazer a costura reta, o ponto corrido, que pode juntar as partes da blusa de lenço que você ver a seguir, basta você ir passando a agulha por cima e por baixo do tecido, sempre mantendo os pontos com tamanhos iguais. Volte fazendo o mesmo processo, para completar a costura. Você também pode fazer o ponto atrás, que consiste em fazer a costura reta já com as duas partes, basta ir posicionando a ponta da agulha mais para frente e voltando com a linha por baixo. O ponto alinhavo serve somente para prender duas partes juntas, para você experimentar a roupa, por exemplo. O ponto cruzado pode prender duas partes já criando um detalhe, ou ser apenas um enfeite em sua roupa ou artesanatos. E os pontos luva e invisível são usados para fazer barra.

costura à mão
O corte e costura pode ser bem fácil (Foto: moldesdicasmoda.com)

Veja também: Molde Mickey Mouse para Imprimir.

Corte e Costura para Iniciantes

Para fazer uma blusa de lenço, comece separando todos os materiais que você vai utilizar no processo de corte e costura passo a passo, que são: 2 lenços, agulha e linha ou máquina de costura e linha. Costure os dois lenços juntos no ombro e nas laterais, mas deixando aberturas para os braços e para o decote. Costure nas partes com pontilhados da imagem que não tem erro.

blusa de lenço
(Foto: moldesdicasmoda.com)

Veja também: Como Fazer Flor com Caixa de Ovo.

Costura Fácil

Para costurar blusa você irá precisar de:




  • Papel para molde e lápis;
  • Tecido de sua preferência e com a cor ou com a estampa também de sua preferência;
  • Linha para costura com a cor combinando com o tecido escolhido;
  • Tesoura para tecido;
  • Alfinetes para costura;
  • Fita métrica;
  • Agulha de mão;
  • Máquina de costura;
  • Giz ou lápis para costura;
  • Viés com a cor ou a estampa de sua preferência.

Siga o molde da imagem a seguir, mas use as suas medidas, para que a blusa fique com o seu tamanho.

modelagem de blusa simples e fácil
(Foto: claudineiaantunes.com.br)

Passe para o papel para molde a parte da frente (decote mais baixo) e a parte detrás (decote mais alto) da blusa. Posicione no tecido, dobrado com o avesso para fora, a parte reta alinhada com a dobra do tecido, tanto a parte da frente quanto a parte detrás.

blusa
(Foto: claudineiaantunes.com.br)

Costure os ombros juntos, com o avesso para fora, e costure as laterais da blusa. Pregue o viés embutido por dentro do decote. Faça barra nas mangas e na parte de baixo. E está pronto!

passo a passo de corte e costura
(Foto: claudineiaantunes.com.br)

Assista ao vídeo do canal da Ellen Borges – Costure Comigo e confira como costurar um vestido de forma fácil, um vestido para iniciantes. Confira os outros vídeos bem legais do canal da Ellen Borges – Costure Comigo.

Corte e Costura Passo a Passo
Avalie essa Matéria!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*