Costura criativa: como fazer passo a passo +65 ideias para iniciantes

Quer aprender a fazer peças cada vez mais originais? Então, é da costura criativa que você precisa.

Ela oferece toda a liberdade para imaginar diferentes moldes, texturas, combinações e estilos.

Com técnicas básicas e ideias simples, é possível iniciar com segurança e assertividade nessa área.

Quem já faz, sabe que não há limites para as possibilidades, tanto na costura à mão quanto na costura na máquina.

costura criativa com retalhos
Fotos: @_sogninelcassetto19_ / @sewing_giuly_1606

Receitas prontas ajudam a assimilar certas práticas para que fique cada vez mais orgânica a costura criativa, usando a imaginação para manipular e personalizar tecidos à vontade. Saiba mais sobre esse tipo de trabalho artesanal a seguir.

O que é costura criativa? 

Quando se fala em costura criativa é necessário pensar em dois aspectos, designer e costura.

A a costura criativa se utiliza de várias técnicas de corte e costura (o básico para qualquer pessoa que quer começar a costurar) e busca montar uma peça criativamente.

ideias de costura criativa
(Foto: @sewonder_crafts)

Esse é o ramo da costura que a capacidade de imaginar modelos, cortes, estampas combinadas e economia de materiais é a mais valorizada.

Aprender sobre costura criativa é aprender a criar/fazer moldes, utilizar retalhos com criatividade, combinar texturas, tecidos e cores, confeccionando e personalizando peças com auxílio da imaginação, intuição e sensibilidade.

costura criativa para iniciantes
(Foto: @ateliedadea23)

A costura criativa oferece imensas possibilidades, basta se permitir a aprender.

O mercado nessa área cresce a cada dia, então, lembre-se que ser criativa não significa ausência de profissionalização.

Existem muitos cursos específicos para a costura criativa e, quanto mais você for hábil na costura, conseguirá criar de modo mais original e de acordo com as suas habilidades. 

Não tenha medo de errar ou de fazer algo desagradável no início, até porque essa costura ganha cada vez mais adeptos por ser livre dentro do seu próprio jeito de fazer.

Costura criativa para iniciantes: dicas para principiantes 

A primeira dica para os iniciantes é ter os materiais básicos que podem ajudar muito na hora de costurar, como almofadinha para agulha, tesoura de arremate, desmanchador, fita métrica, tesourinha, linhas variadas, agulha de mão, etc.

Veja as dicas da Carol Viana sobre os materiais necessários para iniciar seus trabalhos:

Busque conhecimento

Veja tutoriais básicos no YouTube, são gratuitos e essenciais para evitar erros comuns.

Com tanta informação pela internet, procure acessar conteúdos que tenham a ver com a peça inicial que você quer realizar e comece por peças mais simples.

O termo “peças simples” significa: peças menores, costuras básicas, itens acessíveis, economia de materiais e possibilidades de adaptação da peça ao seu favor.

Use a criatividade

Nem por isso deixe de usar a imaginação, pense como um “designer” enquanto costura. Se puder, aprenda a fazer moldes para explorar ainda mais a criatividade.

o que é costura criativa
(Foto: @terridux)

Amassar, pregar, dobrar, costurar, colar, tudo são modos de exercer a sua criatividade na hora da confecção, lembre-se também de usar outros elementos além dos tecidos.

Misture tecidos e cores, flores, laços e pompons, por exemplo, você pode manipular esses elementos como quiser.

bolsa de calça jeans
(Foto: @sewing_giuly_1606)

Crie partes na sua peça que além de criativas, sejam funcionais, como bolsos e compartimentos.

Faça excelentes acabamentos, uma dica básica para tecido é fazer uma barrinha nas bordas dobrando o tecido duas vezes.

Como fazer costura criativa passo a passo 

A peça desse passo a passo é um tapetinho de jogo americano: um Rag Rug.

Materiais necessários

  • Retalhos de Tricoline (5 cm x 5 cm)
  • Manta R2 (30 cm x 20 cm)
  • Viés
  • Material para costura (agulha, linha, máquina, etc.)
  • Ferro de passar
  • Tecido para forro

Dicas

Composição de cores e estampas é o primeiro passo, essa será a base para a definição da estampa principal (se houver) e quais cores e outras estampas farão parte da peça.

A estampa principal serve como referência para verificar quais cores fazem parte dela e, assim, ser uma espécie de guia para as outras estampas/cores.

Círculo Cromático

O uso do círculo cromático também pode ajudar a decidir qual combinação ficará harmoniosa.

como fazer costura criativa passo a passo
(Foto: Fixbitt)

Muitas empresas acabam indicando as cores, que são utilizadas no tecido, na própria borda da estampa, mas isso geralmente não adianta quando você tem –  somente retalhos.

Passo a passo

Após selecionar os retalhos que vai utilizar, corte-os em formato quadrado.

Depois dos retalhos selecionados e cortados, utilize um pedaço da manta R2 (30 cm x 20 cm) e distribua os retalhos de maneira aleatória sobre a manta.

Não trabalhe com retalhos amassados e ao colocá-los vá, pouco a pouco, colocando um ferro de passar em cima deles para poder ativar a cola da manta R2.

Os retalhos não ficam tão colados, é importante fazer uma costura zigue-zague para prendê-los na manta. Faça a costura mais apertada para não ter risco de soltar.

Trabalhando com o viés

Usando viés, corte tiras (na horizontal e na vertical) para ficar entre os quadrados.

Costure as tiras de viés em zigue-zague na peça, mas antes comece com uma costura de segurança nas pontas de todas as tiras e depois use alfinetes para dar mais segurança.

Costure o forro e depois coloque o viés na borda do seu tapetinho americano para finalizá-lo, se preferir deixe os cantos arredondados e faça o quilting em “x” nos quadrados. Seu Rag Rug vai ficar incrível.

Veja o vídeo do passo a passo do canal Arte e Costura By Fê Atelier a seguir:

Costura criativa à mão 

Para uma excelente costura criativa à mão, é preciso paciência e confiança para adquirir habilidades que com a prática se tornam cada vez melhores.

Bordado

O bordado, por exemplo, é uma técnica perfeita para começar a desenvolver, oferecendo muitas possibilidades de desenho, de modo que você trabalha conforme suas habilidades.

São inumeráveis as formas de bordar, tipos de pontos e efeitos distintos. É uma técnica simples que vai se elaborando e ampliando com o tempo.

Uma dica de material é a agulha de tamanho 7, porque facilita a entrada da linha, e um bastidor tamanho 14 ou 16 que auxilia na firmeza na hora de bordar.

Dessa forma, aplique técnicas de customização em peças prontas, para desenvolver habilidades.

Patch aplique

Se não gosta de bordar, não precisa achar que a costura à mão não é para você, Um ótima opção é o patch aplique.

costura criativa de roupa
(Foto: @morena_beteli)

O mais importante da costura à mão é conhecer e saber executar pontos básicos, como o ponto cruz, o ponto livre, o ponto zigue-zague, o ponto invisível, entre outros.

Dessa forma, você se desenvolve e varia entre esses diferentes pontos que podem ser feitos manualmente. 

Costura criativa patchwork 

O patchwork utiliza retalhos de tecidos que, com ou sem forro, podem formar peças criativas como mantas, tapetes, cortinas e bolsas, além, é claro, das peças de vestuário.

O ideal é ter materiais de qualidade que te ajudem a fazer um lindo patchwork, garantindo um melhor corte, alinhavo e acabamento.

Costura criativa patchwork 
(Foto: Das Marias Atelier)

Ou seja, a depender da peça, uma placa de corte, régua, agulha e estilete de bom manuseio e boa qualidade fazem toda a diferença.

Essa técnica é incrível para treinar o olhar quando o assunto é combinação de cores e estampas.

Como fazer uma necessaire

Quer fazer uma nécessaire simples através do patchwork para iniciar sua costura criativa? Veja o passo a passo da Natália Engel Studio:

Costura criativa infantil 

As peças infantis ficam lindas quando customizadas a partir das preferências das crianças, usando moldes de desenhos ou de estampas delicadas.

A personalização, em geral, é colorida e envolve figuras agradáveis e educativas, como números e letras, objetos didáticos, elementos da natureza (estrelas, flores, etc.) e desenhos animados.

Costura criativa infantil 
(Foto: @_sogninelcassetto19_)

É possível fazer muitas peças de roupas, como vestidos, saias, blusas, shorts e conjuntos. Mas as crianças também adoram ser criativas quando o assunto é mochila, lancheiras, estojos. Enfim, acessórios para escola e passeios.

O que não faltam são opções de peças infantis que podem ser feitas com a costura criativa para você se inspirar. 

Costura criativa para bebês 

Para os bebês, o enxoval também pode ser todo customizado, incluindo roupas, fraudas, lençóis, tiaras, toucas e toalhinhas.

O uso do nome bordado nas peças é muito comum, mas para a costura criativa não para por aí, afinal ser criativo é soltar a imaginação.

costura criativa para bebês 
(Foto: @sewing_giuly_1606)

A costura criativa auxilia quando o assunto é beleza e economia, pois o preço do enxoval pode ficar muito lindo e barato quando o estilo é “faça você mesmo”.

Especialmente se forem utilizados retalhos e elementos que você já tem em casa.

As peças delicadas podem ser feitas com retalhos de cores claras, enquanto que peças mais ousadas e chamativas podem ser feitas com estampas alegres.

De todo modo, crie sem medo, pois com amor a peça tem muito mais chance de ficar linda e os bebês também merecem aproveitar as infinitas possibilidades da costura criativa. 

Costura criativa para cozinha 

Tapetes, jogo americano, panos de pratos, capas para os eletrodomésticos, capas para potes, cortinas. Tudo isso pode ser feito com diferentes técnicas para deixar sua cozinha mais linda e criativa.

Como você pode observar, não existe limites de técnicas para serem manipuladas na hora da costura.

costura criativa para cozinha 
(Foto: @sewing_giuly_1606)

Os itens de cozinha costumam ter cores alegres, figuras geométricas ou figuras de alimentos e utensílios, além de frases e outras texturas que deixam o ambiente harmônico e agradável.

dicas de costura criativa
(Foto: @polettocris)

O estilo da cozinha pode ser clean, colorido, rústico ou mais moderno, isso não importa. Crie uma ligação entre as peças de modo estético, e libere o “designer de interiores” que habita dentro de você.

Trabalhe com combinações e conjuntos, faça tudo de acordo com a textura e a atmosfera que deseja instaurar na sua cozinha.

Ideias para ganhar dinheiro com costura criativa 

Especialize-se em, pelo menos, uma técnica para usar na costura criativa, isso ajudará a ter um diferencial quando for divulgar o seu trabalho.

Fique atento às tendências do mercado, por exemplo a demanda por reformas na costura estão em alta.

Além das roupas, aprenda a confeccionar e customizar acessórios, inclusive, para animais. Afinal, o mercado dos PETs não para de crescer.

animais de tecido
(Foto: @creativedidi)

Peças decorativas chamam bastante atenção e podem ser um diferencial na hora de extravasar a criatividade e divulgar o seu trabalho com lindas fotos.

Ter certificados em cursos e formações reconhecidas podem atrair o público pela credibilidade na profissionalização. Antes de sair vendendo e divulgando por aí, reflita se você está oferecendo o que promete de verdade.

Por fim, aproveite ideias e técnicas diversas para fazer a costura criativa se destacar no mercado artesanal!

1 – Costura criativa de Natal patchwork quiltada à mão 

costura criativa de natal
(Foto: Coisinhas da Gê – Artesanatos)

2 – Uma lancheira térmica com forro como opção de costura para homens

costura criativa para homens
Costura criativa começa com boas ideias e planejamento (Foto: Guida Gorga patchwork)

3 – Costura criativa para banheiro super fofa com tema coruja 

Costura criativa para banheiro
(Foto: Patchwork e Quilt da Jeane)

4 – Um jogo americano de tecido tricoline dupla face para o Dia dos Namorados

costura criativa dia dos namorados
(Foto: @mesadecoradamarciarocco)

5 – Bonecas de tecido são lindas e muito fáceis de vender

costura criativa bonecas
(Foto: @pontoseretalhosatelier)

6 – Kit berço de patchwork para um enxoval de bebê de menina

Kit berço de patchwork
(Foto: @ateliedonenem)

7 – Um ideia simples de costura criativa com retalhos de tecidos coloridos

costura criativa com retalhos de tecidos
(Foto: @carolineartesecostura)

8 – Um kit maravilhoso para cozinhar com charme e elegância

kit avental e touca
(Foto: @atelieellybarboza)

9 – Sugestão prática e encantadora de bate mão e panos de prato para cozinha

kit bate mão e panos de prato para cozinha
(Foto: @simonemedeirosatelie)

10 – Capa para sousplat e guardanapo de tecido feito a mão

Capa para sousplat de tecido
(Foto: @ateliekatyacastro)

11 – Costura criativa para bebê de se apaixonar

naninha com bichinho
(Foto: @_sogninelcassetto19_)

12 – Mochila infantil de retalhos de tecido simples e bonita

Mochila infantil de retalhos de tecido
(Foto: @_sogninelcassetto19_)

13 – Estojo de tecido em formato de lápis para agradar as crianças

Estojo de tecido em formato de lápis
(Foto: @sewonder_crafts)

14 – Bolsinha necessaire de retalhos com laço super delicada

Bolsinha necessaire de retalhos com laço
(Foto: @lalaslittlethings)

15 – Uma bela toalha de banho de bebê personalizada

toalha de banho de bebê
(Foto: @_sogninelcassetto19_)

16 – Uma dica de bolsa de retalhos tipo sacola 

bolsa de retalhos tipo sacola
(Foto: @terridux)

17 – Chapéu de retalhos feito na máquina de costura 

Chapéu de retalhos
(Foto: @terridux)

18 – Porta tapete de yoga feito com jeans velho

costura criativa a mao
(Foto: @Marielaguinnard)

19 – Uma linda bolsa feminina de tecido com mini pompons e corrente

bolsa feminina de tecido
(Foto: @handreamlab)

20 – Organizador de bolsa feminina simples e compacto

Organizador de bolsa feminina simples
(Foto: @arte_da_vi)

21 – Porta batons prático para deixar a bolsa organizada 

Porta batons de tecido
(Foto: @arte_da_vi)

22 – Almofada de retalhos de tecido com detalhes incríveis

Almofada de retalhos de tecido
(Foto: @mardemenorca)

23 – Uma formosura de bolsa porta treco para organizar a casa 

bolsa porta treco
(Foto: @mardemenorca)

24 – Bolsa sacola grande artesanal para o dia a dia

Bolsa sacola grande
(Foto: @mardemenorca)

25 – Colcha patchwork colorida para decorar a cama e alegrar o ambiente

Colcha patchwork colorida
(Foto: @ankastreasures)

26 – Cesta organizadora multiuso bem colorida

Cesta organizadora multiuso
(Foto: @arte_da_vi)

27 – Porta joias de retalhos com acabamento de pompom

Porta joias de tecido
(Foto: @libelinhas_bylinhastortas)

28 – Bolsa carteira de mão com zíper e alça 

costura criativa carteira
(Foto: @vivithandmade)

29 – Mochila feminina criativa e super fofa 

Mochila feminina de tecido
(Foto: @libelinhas_bylinhastortas)

30 – Kit necessaire e porta agenda de tecido jeans

costura criativa com jeans
(Foto: @sewing_giuly_1606)

31 – Estojo de canetinha e lápis de cor infantil

Estojo de canetinha de tecido
(Foto: @sewing_giuly_1606)

32 – Sousplat e porta guardanapo de tecido para decorar a mesa de jantar

sousplat de tecido
(Foto: @lalaslittlethings)

33 – Bolsa de retalhos jeans para carregar a marmita com estilo

costura criativa bolsas
(Foto: @sewing_giuly_1606)

34 – Bolsa de calça jeans com zíper reaproveitado

Bolsa de calça jeans com zíper
(Foto: @sewing_giuly_1606)

35 – Bolsinha infantil rosa de retalhos tema unicórnio

Bolsinha infantil de tecido rosa
(Foto: @sewing_giuly_1606)

36 – Uma bolsa carteiro feminina forrada na mesma estampa da máscara

bolsa carteiro feminina
(Foto: @sewing_giuly_1606)

37 – Coleira de tecido para cachorro costurada na máquina

Coleira de tecido para cachorro
(Foto: @maider_handmade)

38 – Kit de acessórios completo para arrasar na rua

bolsa e necessaire de tecido
(Foto: @lalaslittlethings)

39 – Bolsa de mão feminina em tecido listrado e personalizada com nome

bolsa de mao de tecido
(Foto: @must_lab_joana_)

40 – Bolsa de maquiagem para viagem; ideal para manter a mala organizada

bolsa de maquiagem de tecido
(Foto: @sewonder_crafts)

41 – Cesto organizador para lavabo simples e criativo

capa para cesto organizador
(Foto: @angelitas.anjos)

42 – Manta patchwork dupla face colorida para bebê

manta patchwork para berço
(Foto: @carambolahandmade)

43 – Barra de pano de prato com tecido para decorar a cozinha

Barra de pano de prato com tecido
(Foto: @simonemedeirosatelie)

44 – Kit top infantil + tiara de cabelo para menina

top infantil de tecido
(Foto: Costura Criativa ¨Artes e Mimos¨)

45 – Trilho de mesa de tecido para decoração da mesa de jantar

trilho de mesa de tecido
(Foto: @robertaboschini)

46 – Porta fone ou pen drive para bolsa de mulher

porta fone de ouvido de tecido
(Foto: @arte_da_vi)

47 – Kit máscara de tecido + bolsinha porta máscara 

mascara de tecido com bolsinha
(Foto: @lacasitadehada)

48 – Capa para agenda de tecido personalizada

Capa para agenda de tecido
(Foto: @lacasitadehada)

49 – Tapete flor de retalhos de algodão com base de jeans usado

Tapete flor de retalhos
(Foto: @lisbellaatelier)

50 – Travesseiro de pescoço em formato de osso

Travesseiro de pescoço em formato de osso
(Foto: @_mycreativart_)

51 – Pochete de tecido com duas divisórias

Pochete de tecido jeans
(Foto: @moonycatboutique)

52 – Organizador de quarto de bebê para parede ou berço

Organizador de quarto de bebê
(Foto: @la_nuvola_rosa_handmade)

53 – Alça para carregar tapete de yoga com suporte para dinheiro

alça para tapete de yoga
(Foto: @mespresso_)

54 – Porta moedas diferente com botão de pressão

porta moedas de tecido
(Foto: @ratinho_biguzu)

55 – Porta tesoura feito com sobras de tecido

porta tesoura de tecido
(Foto: @thetinysewingcompany)

56 – Capa de almofada patchwork para uma decoração divertida

costura criativa almofadas
(Foto: @antony178tony)

57 – Porta treco para organizar qualquer cantinho da casa

porta treco de tecido
(Foto: @cala.atelierbcn)

58 – Ninho para bebê candy color 

costura criativa enxoval de bebe
(Foto: @coisasdamariatelie)

59 – Jogo americano Office com bolso para talheres e guardanapo

Jogo americano office com bolso
(Foto: @costurandosonhoscampinas)

60 – Coruja peso de porta bem simples de fazer

Coruja peso de porta facil de fazer
(Foto: @giuliacrea_)

61 – Estrela musical para quarto infantil

estrela de tecido
(Foto: @sbcreativemoments)

62 – Almofada de Páscoa decorativa

almofada de pascoa
(Foto: @amerooniedesigns)

63 – Chaveiro de tecido super colorido

chaveiro de tecido
(Foto: @barbaramell27)

64 – Bolsinha porta celular e dinheiro

bolsinha porta celular
(Foto: @pegapegafofuricescriativas)

65 – Colcha de quilt com patchwork maravilhosa

costura criativa e patchwork
(Foto: @ankastreasures)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *