Crochê para iniciantes: passo a passo, ideias e receitas

Após conferir crochê para iniciantes passo a passo, perca o medo e faça algumas pecinhas para a sua casa.

Se você quer iniciar na arte de crochetar, confira em nosso site, logo a seguir, tudo sobre o assunto crochê para iniciantes passo a passo, para criar peças lindas, pois mesmo o crochê sendo simples, ele já fica divino e faz a maior diferença por onde aparece.

Antes de partir para a execução do crochê você deve escolher a linha para crochê que vai usar e a agulha para crochê que vai usar.

As linhas para crochê mais grossas são mais fáceis de trabalhar, como o barbante, e você que é iniciante pode começar os seus trabalhos por ele.

A agulha para crochê deve ter espessura condizente com a linha que você vai usar, por isso, se você vai comprar a linha e a agulha, compre primeiro a linha que quer usar e depois compre a agulha com a espessura correta. Peça para a vendedora da loja te ajudar neste momento.

Aula de crochê para iniciantes – Pontos

O ponto correntinha é o primeiro ponto que você deve aprender a fazer e o mais simples de todos. Pegue a linha com o gancho da agulha e puxe-o através da argola. Continue trabalhando dessa maneira até chegar ao número desejado de correntinhas.

correntinha de croche
Aproveite as dicas que vamos dar sobre crochê para iniciantes (Foto: hackbarthnascimento.blogspot.com.br)

O ponto baixíssimo é o ponto que você vai utilizar para finalizar as carreiras do crochê das peças. Para fazê-lo, introduza a agulha na argola onde você quer fazer o ponto baixíssimo, puxe a linha passando-a diretamente na laçada da agulha, formando o ponto baixíssimo.

ponto baixissimo
(Foto: hackbarthnascimento.blogspot.com.br)

Para fazer o ponto baixo introduza a agulha na 2° correntinha a contar de onde está a agulha, lace a linha e puxe. Em seguida, faça outra laçada e puxe por dentro das duas já feitas.

ponto baixo croche
(Foto: hackbarthnascimento.blogspot.com.br)

O último dos principais pontos de crochê é o ponto alto. O ponto alto é feito dando uma laçada na agulha e introduzindo a agulha no local onde você vai fazer o ponto. Lace a linha e puxe. Você vai ficar com 3 laçadas na agulha. Puxe a linha por dentro de 2 laçadas. E por último puxe a linha pelas duas laçadas restantes.

ponto croche
(Foto: hackbarthnascimento.blogspot.com.br)

Estes são os pontos básicos do crochê e com eles você já pode fazer diversas peças. Em cada imagem há o desenho do ponto, e para seguir um gráfico de crochê basta você ir seguindo estes desenhos, fazendo os pontos que são pedidos no gráfico.

Gráfico de crochê redondo
(Foto: ideiasedicas.com)
Gráfico de crochê hexágono
(Foto: ideiasedicas.com)

Confira também: Porta Retrato Reciclado: 30 Ideias Inspiradoras.

Bicos

Existem vários tipos de bicos de crochê, cada um com sua beleza única. Para aprender a fazer um, o primeiro passo é aprender o passo a passo da base que irá percorrer o tecido. A partir dessa base é que será criado o bico.

Pegue o tecido escolhido e fure-o próximo a um dos cantos, mais ou menos a um centímetro de distância do final do tecido. Lace o fio com a agulha e puxe. Se desejar, pode fazer um nó e cortar a ponta que sobrou.

Depois, insira a agulha no mesmo local, puxe o fio e faça quatro correntinhas, o suficiente para chegar ao final do tecido.

Depois, passe a agulha bem na extremidade do pano e faça um ponto baixo. Faça a cercadura com duas correntinhas, fure o tecido a um centímetro de distância do último ponto e puxe o fio, trazendo-o para cima e fechando.

O canto do seu tecido está pronto. Depois, é só fazer correntinhas do mesmo tamanho e ir separando aproximadamente um centímetro de distância entre elas. Faça em toda a extensão do tecido e termine seguindo os passos de como começou. Pronto! Você finalizou a base de um bico.

Veja a seguir dois exemplos de bicos com gráficos:

croche tunisiano para iniciantes
(Foto: Amarna Artesanato e Imagens)
tapete simples de croche para iniciantes
(Foto: Amarna Artesanato e Imagens)
receita de croche
(Foto: Amarna Artesanato e Imagens)
videos de croche
(Foto: Amarna Artesanato e Imagens)

Qual a melhor agulha? 

O tamanho da agulha depende do tamanho da linha a ser utilizada. O barbante é um material mais resistente e é ótimo para iniciantes, e é necessário ter uma agulha maior para manuseá-lo.

Os rótulos das linhas de crochê indicam o melhor tipo de agulha a ser utilizado. Por exemplo: 1.25 a 1.50mm. No caso, se você utilizar uma agulha mais próxima de 1.50mm, os pontos ficarão mais soltos. Uma agulha com o tamanho de 1.25mm, aproximadamente, irá deixar os pontos mais apertados. Portanto, é sempre recomendado testar as agulhas e ter mais de um tipo para diferentes trabalhos.

agulhas de croche de bambu
(Foto: karsten)

O material da agulha é variável e cada tipo se adapta melhor a cada pessoa. A agulha mais comum é a de alumínio, mas também pode ser utilizada a de alumínio colorida, com cores diferentes para cada tamanho; a de plástico; bambu; cabo emborrachado, entre diversas outras opções.

agulhas de croche aluminio
(Foto: Alto Astral)

Para começar a crochetar, você pode optar por uma agulha mais simples, e depois procurar uma com cabo emborrachado para proteger seus dedos dos calos.

Caminho de mesa 

O caminho de mesa de crochê é uma peça muito bonita e combina com qualquer tipo de mesa.

caminho de mesa de croche com flores
(Foto: MixLar)

Por ser baseado em partes menores sequenciadas, ele pode se adaptar a todos os tamanhos, basta você aumentar ou diminuir a quantidade de repetições.

caminho de mesa em croche facil de fazer
(Foto: Círculo)

Além disso, é uma ótima opção para iniciar a crochetar, pois há modelos bem simples de se fazer.

bico de croche para caminho de mesa
(Foto: Casa e Construção)

Blusas 

Fazer blusas de crochê, além de ser uma ótima maneira de renovar seu guarda roupa, também pode ser uma forma de adquirir uma renda extra através da venda das peças!

blusa de croche curta
(Foto: dicas de mulher)

Existem vários modelos simples de blusas, então, experimente vários!

blusa de croche com grafico
(Foto: crochet e moda)

Cropped 

O cropped é uma peça que está na moda atualmente, e os que são feitos de crochê são muito desejados.

blusa de croche manga longa
(Foto: unirazi)

Para fazer um, normalmente utilizamos modelos e padrões parecidos com os das blusas, mas o cropped permite uma liberdade maior no formato da roupa.

blusa de croche manga comprida
(Foto: blusa de croche facil)

Tapetes 

Tapetes de crochê ficam lindos na casa e podem se tornar a peça chave da sua decoração. Não hesite em abusar de cores e estilos, mas procure manter uma coordenação de cor entre os outros itens da casa.

tapete de croche quadrado
(Foto: o blog da dmc)
tapete de croche para banheiro
(Foto: Elo7)
tapetes de croche passo a passo
(Foto: Home Decoo)
tapetes em croche
(Foto: Elo7)
tapetes de croche para sala
(Foto: Elo7)

Quadrado simples 

O quadrado simples é um modelo de crochê que pode servir de base para várias outras composições, como sousplat para mesa, porta-copos, caminho de mesa, tapete, entre outros.

grafico de quadrado de croche para colcha
(Foto: Crochê Clube)
Gráfico de crochê quadrado
(Foto: manequim.uol.com.br)
como fazer quadrado de croche
(Foto: Coisas da Leia)

Flores lindas 

Flores de crochê ficam bem delicadas e é possível utilizá-las de diversas maneiras. Podem se tornar um detalhe a mais no seu tapete ou na sua toalha, ou então fazer parte de algum acessório ou roupa, além de servir para dar personalidade a um presente.

como fazer flor de croche
(Foto: DecorAnna)
passadeira de croche com flores
(Foto: Elo7)
flor de croche simples
(Foto: Kinky Stuff)

Você pode até mesmo criar uma peça única feita apenas de flores! Esse modelo de crochê é multiuso e é sempre importante saber como fazer.

modelo de flor de croche
(Foto: Rose Hip)

Toalha 

Uma toalha de mesa de crochê é simplesmente maravilhosa! Além dessa opção, você também pode utilizar suas toalhas de banho e de rosto para criar lindas peças de crochê.

toalha de croche redonda
(Foto: Elo7)

Você sabia que essa também é uma ótima opção para presentear alguém? Um conjunto de toalhas personalizadas por você é um presente único e muito especial.

toalhinha croche
(Foto: Elo7)

Excelente ideia para casais, noivos e pessoas próximas da família.

toalha de mesa croche oval
(Foto: Elo7)
toalhinha croche simples
(Foto: ELo7)
toalha croche redonda facil
(Foto: Elo7)

Pano de prato 

Quem não gosta de um pano de prato bonito na cozinha? Esse é um lugar onde gostamos de nos reunir com amigos e família, e ter uma peça qualquer na decoração pode ser, muitas vezes, desanimador. Por isso, nada melhor do que decorar seu pano de prato com crochê, trazendo mais vida e mais cores à sua cozinha!

pano de prato com croche de borboleta
(Foto: Elo7)

Sapatinho 

Sapatinhos para bebês devem ser delicados, e o crochê é uma opção perfeita para fazê-los! O material escolhido deve ser bem suave e maleável, que permita conforto ao pé do bebê.

sapatinhos de croche
(Foto: Elo7)

Você pode fazer o sapatinho inspirado em tênis da moda ou em meias. Fica um charme!

E você acha que só meninas podem usar sapatinhos de crochê? Pense de novo! Confira esses modelos incríveis para meninos!

sapatinho de croche masculino
(Foto: Elo7)
como fazer sapatinho de croche para bebe
(Foto: Mercado Livre)

Bolsas 

Existem diversos modelos diferentes de bolsas de crochê! Bolsas circulares, estilo praia, mochilas, bolsas laterais e de mão, grandes, pequenas, e em uma infinidade de cores!

bolsa de croche infantil
(Foto: Divulgação)

Aqui, a regra é soltar a criatividade e explorar as mais variadas opções.

bolsa de croche facil passo a passo
(Foto: Elo7)

Confira também: Brinquedos Reciclados com Caixa de Leite.

Crochê para Iniciantes

Agora que você já viu o crochê para iniciantes passo a passo, veja alguns modelos de peças que você pode fazer. Vamos também disponibilizar gráficos fáceis de crochê, gráficos simples de crochê, há até tapete de barbante com gráfico, para você que já tem experiência com crochê.

Crochê para iniciantes tapete. Este tapete é de barbante e feito só com pontos altos.

ponto alto croche
(Foto: xemtop.com)

Quanto mais carreiras você fizer, maior ficará o quadrado.

protetor de xicara de croche
(Foto: manequim.uol.com.br)
quadrado de crochê
(Foto: elo7.com.br)

O sousplat redondo é feito da mesma maneira que o quadrado anterior, porém, em formato redondo.

sousplat de croche
(Foto: elo7.com.br)

Somente com pontos altos você também faz tapetes redondos.

tapete
(Foto: vivadecora.com.br)
almofada de croche
(Foto: artesanatototal.com)

Você já conferiu vários pontos de crochê grátis agora vai ver gráficos de crochê grátis. Aproveite!

Gráfico de crochê tapete colorido
(Foto: vaicomtudo.com)
Gráfico de crochê de tapete
(Foto: vaicomtudo.com)
Gráfico de crochê caminho
(Foto: vaicomtudo.com)
Gráfico de crochê peixe
(Foto: vaicomtudo.com)
Gráfico de crochê simples e facil
(Foto: vaicomtudo.com)
Gráfico de crochê tapete
(Foto: decorandoacasa.com)

Aprender crochê passo a passo

Assista ao vídeo do canal do Wagner Reis e veja como fazer bico de crochê para iniciantes. Confira os outros vídeos bem interessantes do canal do Wagner Reis.


- Publicidade -


Crochê para iniciantes: passo a passo, ideias e receitas
4.4 (88%) 5 votes

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here

*