Flor de papel de seda: modelo fácil e simples de fazer sua decoração

A flor de papel de seda é linda e nem parecem de papel, de modo que, é muito comum se confundir com flores artificiais de plástico. Em todo caso, elas são feitas com colagem e dobradura, basicamente.

É fácil de fazer e você pode buscar diferentes tipos de flores para enfeitar o ambiente da sua casa, o seu evento, o seu ambiente de trabalho, etc.

Margaridas e rosas são só exemplos das lindas flores que são feitas com o papel de seda. Melhor ainda é quando o resultado é bem feito e promove o efeito esperando, por isso, atente-se ao passo a passo.

Dá para fazer diversos artesanatos com beleza e sofisticação, de modo prático e sem gastar muito.

Como fazer flor de papel de seda fácil passo a passo

Essa é uma receita básica e bastante simples.

flores de papel de seda
(Foto: @vedascraft)

Materiais necessários:

  • Barbante;
  • Tesoura;
  • Oito folhas de papel de seda.

O barbante e as folhas de papel de seda podem ser em qualquer cor, você escolhe.

  1. Alinhe os papeis de seda, bem juntinhos, e faça a dobradura de um leque, dobrando pequenas faixas de um lado e depois de outro, alternadamente, para dar o efeito sanfonado.
  2. Quando finalizar, dobre no meio pela lateral para fazer uma marcação.
  3. Corte um pedacinho de barbante e amarre onde tem a marcação, dê três voltas para ficar bem firme e arremate com um nó bem apertado.
  4. Corte as pontas para deixar elas com um formato arredondado, cortando um meio círculo.  Outra opção é cortar as pontas em triângulo, cortando os cantos para formar uma ponta, mas o corte arredondado é o mais usado.
  5. Em seguida abra o leque e comece a separar as folhas de papel de seda.
  6. Puxe uma de cada vez para cima. A peça já começa a tomar uma forma de flor a partir dessa etapa.
  7. Você deve organizar as camadas de papel, como se fossem as pétalas da flor. De cima até à base, as camadas devem preencher toda a estrutura da flor.
  8. A sobra de barbante você poderá cortar ou usá-lo para pendurar sua flor de papel de seda em algum lugar.

Veja como vai ficar nesse passo a passo:

Flor de papel de seda gigante         

Para fazer essa flor você vai precisar usar folhas de papel de seda maiores, até porque você quer uma flor gigante, não é?!

Utilize 9 folhas de papel de seda. No vídeo de referência se usou 1 folha amarela para o miolo, 1 branca para contornar o miolo, 6 na cor rosa (cor principal da flor) e 1 na cor verde, como representação das folhas.

flor gigante de seda
(Foto: @arteiradinha)

Junte na ordem: primeiro a folha verde, depois as folhas rosas, em seguida folha branca e, por cima de todas as outras, a folha amarela.

A folha de cima, a amarela, deve ser dobrada pela metade.

Deixe tudo na posição vertical em relação a você e dobre a amarela verticalmente ao meio.

Deixa ela dobrada e alinhe as bordas das folhas. Em seguida, comece a fazer a dobradura de um leque com todas as folhas juntas, dando o efeito sanfonado.

Abra o leque e separe cada parte, pois você deverá fazer o corte de cada ponta de modo diferente.

A ponta amarela deve ser cortada em tirinhas, com altura de dois dedos, mais ou menos.

A folha branca, corte a ponta de forma arredondada, assim como as folhas rosas devem ser cortadas na ponta.

Depois com a folha verde, de um lado comece a cortar o círculo, mas faça o arredondamento como quem quer chegar no canto do outro lado. Deixando a ponta, de um dos cantos, intacta.

É um corte diferente para a folha verde, mas que deixa um resultado interessante.

Finalize sua flor 

Por fim, junte tudo novamente, marque o meio na lateral com uma dobradura. Depois desdobre e amarre na marcação um pedaço de barbante, uma fita ou um fio de nylon… o que preferir.

Agora, é só começar a separar uma folha de cada vez, pegando um lado da folha de cada vez também. Puxando cada camada para cima, você começa a dar o formato desejado para sua flor de papel de seda.

Visualize o passo a passo:

Flor de papel de seda grande

Com flores feitas de papel de seda grande, você pode surpreender qualquer convidado(a) que irá ao seu evento, ao seu lar ou ao seu ambiente de trabalho, quando ela/ela ver a sua decoração.

A decoração pode ser um grande painel com flores (fica bem bonito e causa bastante impacto).

tipos de flores de seda
(Foto: @dplacejay)

As flores também podem servir para formar um arranjo gigante e enfeitar uma mesa, para serem penduradas ou para serem deixadas em alguns pontos no chão, dentre outras opções.

Com o papel maior é mais fácil fazer mais camadas da flor, sem esquecer de pensar na composição de diferentes partes, como as folhas e o miolo.

Há quem faça girassóis, margaridas, tulipas ou rosas, mesclando diferentes tipos de flores para rechear a decoração.

Você pode escolher os tipos ou o tipo que você quer e, assim, compor a sua decoração de diferentes formas.       

flores gigantes
(Foto: @dianthus20)
enfeite com flores gigantes
(Foto: @love__haim_)
flor de seda com miolo
(Foto: @systellak)
flor de papel de seda
(Foto: @crochetspecs)

Rosa de papel de seda

Para fazer a rosa de papel de seda, siga atentamente o passo a passo. Apesar de ser um processo mais elaborado, continua sendo bem fácil de fazer.

Você pode usar tanto o papel de seda grande ou o papel super seda, como o vídeo de referência mostra.

rosa de seda
(Foto: Fatima Fiocchi)

Para começar pegue uma folha de papel de seda grande ou o papel super seda e dobre em três partes na horizontal.

Depois dobre ao meio na vertical e repita, dobrando ao meio novamente. Vai ficar quase que um quadrado perfeito.

A partir daí, corte as bordas para você criar várias camadas soltas de papel. Cada folha dessa você terá que fazer a mesma dobradura para formar as camadas de pétalas da sua flor.

Dobre cada quadrado (imperfeito) ao meio para formar um triângulo, se não ficar exato, e provavelmente não ficar, corte apenas a sobra maior para deixar o formato equilibrado.

Vire o triângulo de cabeça para baixo e cruze as duas pontas do triângulo que estão na parte superior.

Levando a ponta direita para à diagonal baixa do lado esquerdo, e a ponta esquerda para à diagonal baixa do lado direito.

Depois, partindo da base (onde tem a ponta central) comece a cortar de modo a deixar a sua dobradura no formato de uma gota de água. Deixando a parte superior bem arredondada.

Quando você abrir a dobradura terá o formato de uma flor

Na verdade essa flor é só uma camada da sua rosa. Por isso, faça o processo da dobradura e dos cortes em todas as suas folhas de papel de seda.

flor

Frise no meio cada pétala para dar um efeito diferente, é como se você quisesse dobrar cada pétala ao meio, mas sem chegar a fazer isso, aperte um pouco para frisar.

Faça isso em todas as pétalas de cada folha de papel em formato de flor. Depois, separe duas folhas, reservando ao lado, e passe para as outras.

Com o montante você vai fazer o seguinte processo: com uma tesoura, passe raspando pelas laterais superiores de cada pétala, mas sem resgar o papel.

Essa etapa é somente para dobrar apenas as pontas laterais superiores para fora.

Ao invés de usar a tesoura, se não tiver prática, você pode utilizar algum palito, no qual se possa fazer a dobragem por cima dele, tentando provocar o mesmo efeito.

Agora, pegue as duas folhas de papel de seda, em formato de flor, que estão reservadas.

Processo de colagem da rosa

Com essas você vai começar a utilizar a cola quente (essa vai agilizar o processo) ou a cola branca (segunda opção).

Com a primeira folha, vá juntando ao meio cada petada para formar um funil, mas não cole todas as laterais, depois que formar o funil com duas pétalas, você passa a cola apenas no meio das outras, sempre de baixo para cima sem atingir a parte superior.

Depois com a segunda folha, passe a cola no centro para colar a base do miolo que você fez anteriormente, e, em cada pétala passe a cola no meio, de baixo para cima até a metade da pétala ou um pouco mais acima da metade.

Vá aproximando uma pétala de cada vez para colar, unindo a segunda folha ao miolo.

Repita o processo agora com as outras folhas que você fez a dobradura das pontas laterais superiores.

Cuidados na hora da colar as pétalas

Só que agora passe a cola no centro, para colar a base das folhas que já estão coladas; e, passe a cola no meio de cada pétala, de baixo para cima, mas sem atingir nem a metade da pétala, deixe a cola somente na parte de baixo.

Atente-se ao fato de encaixar a base no centro de cada camada de pétalas, pensando em cobrir os espaços vazios com as pétalas que vão ser coladas ao montante.

Esse montante que forma a rosa, vai sendo formado gradativamente, à cada nova camada de pétalas que vai sendo unida ao todo.

É bem simples, veja como vai ficar assistindo a esse passo a passo:

Flor de papel de seda pequena e simples

Guiando-se por todas as dicas anteriores, de como fazer uma flor de papel de seda, você pode diminuir as camadas da flor, utilizando apenas três folhas para fazer um flor simples e pequena, sendo que o tamanho de cada folha será obviamente menor.

modelo de flores
(Foto: @yarnconsumer)

As flores de papel pequenas e simples, são ótimas para formar arranjos que podem decorar o ambiente de modo bem singelo e delicado, sem chamar muita atenção.

Isso não significa que você não possa torna-las coloridas e atraentes, por exemplo, buscando a perfeição dos acabamentos simples, e, diversificando as cores e formas.

florzinhas
(Foto: @kolossalpaperflower)
flores e seda simples
(Foto: @nella._.kh)
mini rosas de seda
(Foto: @jkartdiary)

Flor de papel de seda para doces e bombom       

As flores de papel de seda, nesse sentido, na verdade vão ser como “forminhas” para esses doces e bombons. Fica bem interessante e é fácil de fazer.

Você pode alternar camadas de folhas de cores diferentes, provocando o efeito “degradê”, misturando tons contrastantes, ou, usando a partir de duas cores diferentes da sua preferência.

Veja esse passo a passo, bem curto e rápido:

Papel de seda para usar na festa junina               

No São João, o papel de seda é usado para a confecção de balões. O passo a passo é bastante fácil, veja só:

Materiais necessários:

  • Tesoura;
  • Oito ou quatro folhas de papel de seda (depende do tamanho e, se quiser, divida a quantidade para usar duas cores diferentes);
  • Cola bastão;
  • Secador de cabelo;
  • Barbante;
  • Régua.
balão de seda
(Foto: Faço minha Festa – Diy)

Corte oito triângulos, com dois lados iguais (cada lado com 20cm), tendo a base como sendo o lado desigual. Os dois lados iguais são maiores que a base, nesse caso.

Fica interessante utilizar duas cores diferentes, assim você vai montar quatro losangos que podem ter a parte de cima de uma cor e a parte de baixo de outra. No vídeo de referência, se usou o vermelho e o amarelo.

Cole duas bases com cola bastão, passando a cola nas bordas de base.

Repita o processo para formar 4 losangos. Reserve dois e dobre eles no meio (verticalmente). Assim, você vai colar os dois que estão dobrados em cima de um losango inteiro. Passe a cola na borda lateral de cada um, sem colocar cola no meio deles.

Agora, pegue o barbante e dê vários nós na ponta. Coloque essa ponta no topo do losango de modo vertical, em direção ao centro, para que ele fique por dentro do balão.

Por fim, é só passar a cola nas bordas do outro losango e colar ele por cima dos outros dois que foram dobrados ao meio.

Procure deixar a parte brilhante do papel para fora, se não quiser que o seu balão fique fosco.

Com ajuda de um secador de cabelo, abra o balão.

Em seguida, é só pendurar. O seu balão de papel de seda está pronto! Veja o passo a passo:

Flores de papel de seda para casamento   

É a hora do casório! As flores de papel de seda passam a ser o típico tipo de artesanato que deve ser feito para combinar com o seu evento.

Elas podem ser feitas de vários modos e podem representar uma infinidade de flores, conhecidas ou não.

flores para casamento
(Foto: @sinnapaperart)

O papel de seda acaba deixando sua flor com uma aparência de flor artificial, como se fosse algum tipo de plástico. Se for o papel super seda, então… vai ficar até com uma certa “crocância”.

Cai muito bem fazer arranjos de flores com esse tipo de papel, usando tipos de flores mais sofisticadas e modernas, mas vai depender do gosto de cada um.

flores claras
(Foto: @rihart_by_riki)
decoração com flor gigante
(Foto: @canterburypubliclibrary)
combinação de flores
(Foto: @paper.petal.design.studio)

Ou então, poderá usá-las para formar grandes painéis românticos. Em todo caso, pense também nas cores do ambiente, elas precisam estar em harmonia com a decoração.

arco de flores de seda
(Foto: @sinnapaperart)
painel de flores
(Foto: @sinnapaperart)
painel para fotos
(Foto: @kaursfleurdecor)

Artesanatos feitos com flores de papel de seda 

As flores desse material são ótimas para compor painéis que ficam fixos na parede, ou, arranjos em vasos ou jarros.

vaso decorativo
(Foto: @swastik_interioo)

Outra opção é juntar várias flores em uma mesa ou em um canto, penduradas na parede ou em outra superfície.

guirlanda de flores
(Foto: @suziconfesses)

Você pode usar uma flor gigante para dar destaque à ela na sua parede ou no seu centro de mesa, e, ainda pode fazer uma composição com outras flores com formatos menores ao redor ou ao lado da flor gigante.

No mais, é possível colar ou pendurar as flores de papel de seda em diferentes superfícies, dando o estilo floral nos seus objetos, como num abajur, numa cesta, numa estante ou na porta maternidade, por exemplo.

mini flor de papel
(Foto: @jessicadiamantopoulos)

Isto serve para quem quiser também enfeitar caixas, compor uma embalagem de presente, ou, confeccionar uma ornamentação mais personalizada.

O que não falta são possibilidades de uso para as suas flores de papel de seda.

vasinho decorado
(Foto: @ahreumcreations)
arco de flores
(Foto: @fleursexcentriques)
painel decorativo
(Foto: @_art_influencer_)
vaso decorativo
(Foto: @beautysilvia_official)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *