Flores de barbante: Ideias para artesanato

A técnica do crochê é um tipo de arte que atrai muitos praticantes e a flor de barbante, dentre variadas possibilidades, é um dos produtos mais utilizados pelos amantes do crochê, visto que, devido a seu charme e delicadeza, pode ser usada em diversos itens de decoração.

As flores de barbante podem ser feitas em casa mesmo, com materiais simples, de baixo custo e que são fáceis de encontrar em armarinhos e papelarias de bairro. As flores podem ser usadas tanto na decoração da casa e roupas da própria pessoa que confecciona as flores, como para vender e complementar o orçamento doméstico.

Mesmo sem muito conhecimento sobre crochê você consegue aprender a fazer charmosas flores de barbante, desde que tenha bastante vontade de aprender, persistência e criatividade. Com paciência e treino, aos poucos, você poderá ter uma atividade divertida para as horas livres, podendo até conseguir um dinheirinho extra. Legal, né?

Modelos de flor de barbante 

Para ajudar você nessa difícil tarefa de escolher os mais lindos modelos de flor de barbante separamos charmosas inspirações de flor de crochê para tapete e trabalhos com as aplicações das flores de diversos tipos e tamanhos para enfeitar sua casa e alavancar suas vendas.

flores-rosa-com-folhas-de-crochê
Foto: Amino Apps

As flores de barbante encantam por suas diferentes texturas, cores, formas e camadas, além de nunca saírem de moda por se tratar de uma técnica manual. O crochê se reinventou num estilo Boho Chic, ligado a natureza, vintage e romântico, o que deixa as peças mais coloridas e exclusivas.

flores de barbante
Foto: Hiwoman

As flores podem ser em formato de caracol, bem fechadinhas e delicadinhas; ou podem ser em formato de cata-vento, mais abertinhas. As flores podem ter formato de girassol, margarida, copo de leite, begônia e rosas. Uma infinidade de tipos de flores! Tem para todos os tipos de gosto e estilo.

crochet-flowers-for-hats
Foto: Skip To My Lou

Como fazer flor de barbante 

Já se perguntou como fazer flor barbante? Artesanatos em geral não são difíceis de fazer, porém exigem treino, paciência e dedicação por parte do aprendiz para que tudo saia certinho e que a peça fique linda e charmosa.

flor-de-barbante-rosa
Foto: Crochet Patterns

Veja também nossa matéria sobre tapete de barbante quadrado

Para fazer flor de barbante você precisará de materiais básicos de crochê que talvez até já tenha em casa ou que consiga de maneira fácil em armarinhos e papelarias de bairro. Os materiais básicos são: Linhas para crochê de cores variadas, agulha para crochê 2,5mm, agulha de costura, linha de costura da mesma cor da linha de crochê e tesoura.

Com os materiais em mãos, o primeiro passo é fazer correntinhas em ponto meio alto e depois transformar esses pontos em ponto de correntinha duplo, formando a base da flor, para depois juntar as correntinhas com um ponto baixo, cortando a linha e dando nozinhos pequenos para o acabamento.

Terminando o primeiro passo, a base da flor deve ser costurada, com a agulha e a linha de costura, da direita para a esquerda, enrolando e costurando até ficar em um formato de flor. Após deixar a flor no tamanho e formato desejado, arremate como se fosse uma costura normal.

Seguindo esse passo a passo a flor estará pronta para ser usada de diversas maneiras! Tenha paciência, treine bastante e assista vídeo-aulas no youtube se necessário. Na internet existem inúmeros gráficos para que você faça os mais diversos tipos de flores de barbante.

Flor de barbante para aplicação

Flor de barbante para aplicação são usadas para dar um toque final, um charme a objetos e itens pessoais e de decoração. De vários tamanhos e modelos, a flor de barbante para aplicação dá um novo adorno a objetos gastando pouco ou quase nada.

florzinha de barbante
Foto: Artesanato Total

As flores de barbante podem ser aplicadas em diferentes trabalhos manuais como acessórios para o cabelo, colares, brincos, chinelos, capas para caderno, convites, marcadores de livro, panos de prato, caminhos de mesa, capas para eletrodomésticos, conjuntos para banheiro, tapetes, colchas, toalhas, almofadas, bolsas, arranjos e até em roupas!

uma-ideia-linda-croche-com-flor-roxa-e-botao
Foto: Empoto

Girassóis, margaridas ou rosas: dê asas a sua criatividade! Escolha a que melhor combina com sua intenção de aplicação e sua inspiração, personalizando sua arte.

flor-de-croche-simples
Foto: Assetproject
flores de croche colorida
Foto: Nijenncouture

Fotos flor de barbante cata-vento

Veja só que lindas fotos flor de barbante cata-vento! A flor de barbante cata-vento não é apenas conhecida na jardinagem, mas também é bem popular no meio do artesanato, principalmente para decoração.

barbante flor
Foto: Attvideo
flores feitas de linhas de barbante
Foto: Tem Beleza

A flor de barbante cata-vento é bem fácil de fazer e é utilizada principalmente em tapetes e em almofadas.

Crochê-flor-begônias
Foto: Piston Clasico
aplique de flor
Foto: Artesdacata

As cores podem ser variadas fazendo com que as flores de barbante combinem com a decoração da peça ou ambiente. Como flores são delicadas, dão um visual romântico e vintage aos ambientes.

flor catavento
Foto: Lerenmetpassie
flor de barbante croche
Foto: Crochet Leaves

Para a confecção das flores em barbante cata-vento é necessário um barbante da cor de sua preferência nº6, agulha para crochê 3,5mm ou 4,0mm e tesoura.

free-crochet-flower-patterns-picot-flower
Foto: Knitting Bordado
flores-em-croche
Foto: Cantinho de Arte da Carla
flores de barbante diferente
Foto: Beautiful
flor de barbante
Foto: Atelier Classico
Crochet-barbante
Foto: Rose Crochet
botãode flores de barbante
Foto: Todo Crochet
aplique de flores de barbante
Foto: Koprufotograflari

Seja como forma de hobbie, terapia, para relaxar ou para melhorar suas vendas e conseguir mais clientes, vem com a gente e aprenda mais essa ideia de artesanato e coloque hoje ainda as mãos na massa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *