O maiô de crochê é peça artesanal super charmosa e elegante.
Ele pode ser totalmente customizado, com diferentes pontos, desenhos e cores, para deixar o trabalho ainda mais diferenciado.
Assim como os biquínis de crochê, eles nunca saem de moda.
Ficam lindos em mulheres de todas as idades e em todos os tipos de corpos. E o melhor é que você pode fazer em casa!
Eles podem ser usados tanto com saídas de praia de crochê quanto com vestidos de tecido e shorts, parecendo um body feminino.
Portanto, é importante escolher o modelo de maiô mais compatível com as necessidades e desejos de cada pessoa e apostar em peças de crochê que sejam alegres e confortáveis.
Como fazer um maiô de crochê passo a passo
Confira a lista de materiais necessários para a execução do trabalho:
- Linha (2 a 3 novelos)
- Agulha de crochê 1,75mm
Primeiro, defina o tamanho do maiô antes de começar. O passo a passo a seguir mostra como fazer um maiô de tamanho P, caso queira aumentar o tamanho, basta aumentar o número de carreiras no decorrer do processo.
Passo 1
Para iniciar tenha em mente essas referências:
- Tamanho P e M: inicie com 18 correntes
- Tamanho G: inicie com 21 correntes
Passo 2
Em seguida conte para trás quatro correntes, faça um ponto alto e siga assim em cada ponto de base, fazendo pontos altos. Finalize a carreira com 3 pontos altos no último ponto + 1 corrente de espaço + 3 pontos altos no mesmo ponto para formar um leque.
Passo 3
Continue fazendo os pontos altos por toda a carreira e crie o leque apenas em um lado do trabalho para montar o bico do bojo. Lembre-se que o bojo em si é colocado por trás da peça ao final da confecção e pode servir como referência de tamanho.
Passo 4
A segunda carreira continua com pontos altos em cima de cada ponto de base. Complete a volta do segundo leque fazendo: 2 pontos altos + 1 corrente de espaço + 2 pontos altos dentro do espaço do bico do bojo.
Ponto alto sobre ponto, siga assim nas carreiras seguintes, sempre virando o trabalho para fazer a ponta do leque apenas em um dos lados do trabalho (bico do bojo).
Faça isso até formar 10 carreiras para seguir com a confecção do babado ao redor do bojo.
Passo 5
O babado começa com 3 correntes (vire o trabalho) + 2 correntes de espaço + (pule dois pontos de base) 1 ponto alto.
Continue assim até chegar no bico, pulando dois pontos altos de base e depois tecendo duas correntes para passar por dentro do ponto do bico (espaço das correntes).
Depois faça 2 pontos altos + 1 corrente + 2 pontos altos no mesmo espaço (mesma sequência do leque).
Passo 6
Pule dois pontos e faça um ponto alto, seguindo a sequência anterior das laterais, criando pequenos quadrados. Vire o trabalho e pule o primeiro quadrado para subir o babado.
Faça, em seguida, 5 pontos altos em cada quadrado, mas intercale com um ponto baixo entre um quadrado e outro.
Passo 7
Antes de terminar a carreira, feche o bico do bojo com um ponto baixo e inicie a alça com cem correntes, retornando com meio ponto em cada ponto de base a partir da 4ª corrente.
Depois termine a segunda sequência do babado na outra lateral, pontos altos intercalados com um ponto baixo em cada quadrado, finalizando com um ponto baixo.
Passo 8
Na parte de baixo do bojo, faça uma sequência de dois pontos baixos dentro do maior espaço de base e mais um ponto baixo dentro de cada ponto da união de dois pontos altos de base.
Realize a outra parte do bojo para terminar a parte de cima e em seguida confeccione a calcinha do maiô.
Passo 9
A calcinha começa com 13 correntes e 5 carreiras de pontos altos, em seguida segue com aumentos até o tamanho desejado (frente e trás).
Passo 10
Depois, o acabamento dos babados é feito com argolas de cinco correntes e as alças laterais são feitas com grupos de leques de dois pontos altos separados por duas correntes.
Detalhes com leques também se inserem na parte de cima das argolas que compõem o babado da calcinha.
Com sequências de pontos altos, pontos baixos, correntes e leques você cria a parte de cima a partir do babado da calcinha para se unir com o bojo no final, formando o maiô de crochê.
Veja como fazer esse passo a passo da Mayara Tavares:
Quais as cores de maiô de crochê mais usadas?
Roupas de banho em crochê nunca saem de moda, com o maiô isso é ainda mais valorizado porque as peças costumam ser bem elaboradas e delicadas.
O maiô de crochê costuma usar cores vibrantes e, em geral, com até três cores em uma única peça.
Algumas opções que são tendências esperadas para 2020 seguem sendo o azul, verde-limão, rosa claro, vermelho intenso, branco e bege.
Essas cores podem ser usadas unicamente na peça ou misturadas com outras, a depender de cada preferência. Crie sua mistura e componha as cores em harmonia com o modelo de maiô que você pretende fazer.
Mas, vale lembrar que você pode escolher a cor que mais combina com você. Olha que lindo esse modelo na cor goiaba:
Dicas para fazer um maiô de crochê infantil modelo 2021
O maiô de crochê para crianças costuma levar detalhes mimosos e desenhos florais incluídos.
A peça deve possuir uma ótima cobertura e ser confortável, geralmente, trazem elementos coloridos envolvidos por botões, babados, cordões ou laços.
Existem muitos modelos temáticos que as crianças adoram, como o maiô com cores ou desenhos de frutas tropicais: melancia, morango e abacaxi estão inclusos. Dessa forma, evite decotes ou até mesmo espaços muito vazados no meio da peça.
A composição em pontos de crochê deve remeter a uma peça versátil e sofisticada, mas sem perder a alegria e a inocência incutida nas cores e desenhos utilizados.
Maiô de crochê colorido
O maiô de crochê com muitas cores é ótimo para crianças, mas é também para os adultos que amam vibrar na energia do verão.
Essa é uma estação que alegra as idas às praias, cachoeiras, clubes, etc. Então, manter-se colorida é uma forma de se sintonizar com a diversão.
São peças bem atraentes, que chamam a atenção, mas para além disso são eficazes para combater o baixo astral. Por isso, esse maiô de crochê é capaz de alegrar o seu dia e deixar o seu corpo irradiante nos diferentes espaços.
Há quem goste de usar somente cores vibrantes, mas o maiô colorido pode se utilizar apenas de cores claras e ainda assim estará compondo várias cores em uma única peça.
A sugestão é poder mesclar tons neutros, como o branco, o bege ou o preto, com cores radiantes, como o verde, o amarelo ou o vermelho.
Maiô de crochê com saia
A parte de baixo do maiô de crochê pode ter o formato de saia, caso a intenção seja sair do formato convencional. É possível fazer esse tipo de maiô para qualquer modelo e utilizar a cor que você quiser.
A saia pode ter babados diversos e o barrado fica a seu critério, inclusive ela não costuma ser longa e pode ser feita somente com pontos para barrado.
Alguns modelos se utilizam de formatos de folhas ou de ondas para compor a saia nos maiôs de crochê.
Inspire-se para deixar o maiô de crochê perfeito e mais moderno, acrescentando uma minisaia nele.
Modelos de maiô de crochê modernos e estilosos
Confira algumas imagens de maiôs lindos feitos com a técnica do crochê e escolha já o seu!
Como faço pra ter as receitas do passo a passo desses maiôs?
Boa noite!
Gostaria de obter o gráfico desse maiô com short diferenciado! Como faço?
Aguardo resposta!
Obrigada!
Vc pode passar os graficos de maiô infantil ,tou tentando fazer pra minha neta 4 anos
Gostaria de obter o gráfico do maiô infantil (23)
Como faço?