Maleta de Cartonagem: Molde, Como Fazer

Confira muitas ideias de maleta de cartonagem para você presentear ou até mesmo faturar uma grana extra!

Kit com 3 maletas de cartonagem verde com flores
Crédito: Elo7

Nesse artigo, vamos ensinar a como fazer uma maleta de cartonagem para renovar a decoração do seu ambiente.

Sabe quando você enjoa da decoração do seu quarto e tem vontade de renovar tudo, mas o orçamento está curto? Enquanto você pode ficar triste com essa realidade, nós damos a solução! Essa é a hora de investir em itens decorativos inovadores, que podem ser feitos por você mesma.

Depois que já tiver aprendido todo o passo a passo, vai querer montar até kits, muito úteis para o dia-a-dia e para viagens.

Maleta de Cartonagem Verde com Detalhes
Crédito: Elo7
Kit com 3 maletas de cartonagem verde com flores
Crédito: Elo7
Kit com 3 maletas de cartonagem rosa e branco
Crédito: Elo7

Maleta de Cartonagem

Se você ainda não conhece esse método, basta saber que a cartonagem consiste em uma técnica DIY, bem inovadora e que tem um conceito sustentável. Isso porque ela utiliza o papelão como matéria prima para construir diversas peças úteis e decorativas.

Além do mais, se você acompanha o blog, já viu anteriormente que esse material está cada vez mais em alta e que já fizemos várias postagens aqui sobre ele, uma delas para montar o seu porta-retrato com papelão.

Muitas vezes subestimado pela maioria das pessoas, os designers e arquitetos por todo o mundo estão optando por ele, porque o seu resultado são peças muito resistentes, duráveis, versáteis e 100% recicláveis.

Para essa técnica, não tem muito segredo. Em primeiro lugar, é essencial fazer um bom planejamento e ter bom senso para combinar as estampas e as cores em si, causando um impacto visual bem elegante e estiloso.

Sob o ponto de vista estético, é comum misturar um papel de cor lisa com outro que tenha estampa de flores, arabescos, listras, xadrez ou poá. Mas não se esqueça de, acima de tudo, sempre colocar a sua personalidade em cada peça.

Maleta de Cartonagem Rosa com Listras
Crédito: Elo7
Maleta de Cartonagem Floral
Crédito: Elo7

Juntamente com temas e estampas, também não podemos esquecer outra textura que está muito em alta. É o vintage, com estampas remetendo a viagens ou artistas e itens que foram moda nas décadas passadas.

Maleta de Cartonagem com Estampa Vintage
Crédito: Youtube

O importante é que você não tenha medo de testar a criatividade. No começo, é normal ter mais cautela. Mas na medida em que você for praticando, terá mais ousadia.

Nesse post, você vai encontrar várias ideias para montar a sua e aprender todos os passos de como fazer. No final você vai encontrar até molde gratuito. Então vamos começar?

Como fazer maleta de cartonagem

Provavelmente você deve estar se perguntando por onde começar e quanto custa para montar a sua maleta de cartonagem. A boa notícia é que ela fica bem baratinha. Com um orçamento de não mais que R$ 20,00 você monta a sua, porque a maioria dos materiais com certeza você já tem em casa e só vai precisar comprar uma coisa ou outra.

Agora a notícia melhor ainda é que elas são revendidas por mais de R$ 70,00. Uma boa fonte de dinheiro extra, não é mesmo?

Para a estrutura da maleta você vai precisar de:

  • Papelão que tenha pelo menos 2 mm de espessura;
  • Cola branca;
  • Régua;
  • Estilete;
  • Fita crepe.

Para fazer o forro e o acabamento, você vai precisar de:

  • Uma folha de jornal;
  • Espátula;
  • Tesoura;
  • Pincel macio;
  • Cola de silicone;
  • Cola quente;
  • Enfeites (botões, rendas, fitas ou o que desejar para decorar)
  • Fecho e alça de metal;

Antes de tudo, você deve organizar os materiais e recortar todo o papelão nas medidas que deseja a sua maleta e, depois de tudo recortado, é só começar a montar e fixar as partes com fita crepe. Lembrando que as partes finas serão as laterais da maleta.

Ela vai ficar assim:

Primeiro passo para maleta de cartonagem
Crédito: Youtube – Canal Que Cositas DIY

Para deixar a peça ainda mais resistente, recorte pedacinhos de papel e cole sobre a superfície da caixa. Não esqueça que para colar esses papeis é necessário diluir a cola branca em água e deixe secar de um dia para o outro.

Passo dois para maleta de cartonagem
Crédito: Youtube – Canal Que Cositas DIY

Assim que estiver seco, está na hora de escolher um papel estampado para cobrir a caixa. Essa é a parte mais delicada. Faça com cuidado e estique bem para não deixar bolhas e depois dobre as sobras ou recorte caso elas sejam muito grandes.

Passo três para maleta de cartonagem
Crédito: Youtube – Canal Que Cositas DIY

Para forrar a parte de dentro, opte por cola de silicone, pois elas são mais resistentes.

A fim de dar um charme na hora de abrir e fechar, pegue uma fita de cetim e, usando cola quente, cole uma ponta na extremidade interna da caixa e a outra ponta na tampa. Repita esse procedimento dos dois lados.

Passo a passo para fazer maleta de cartonagem
Crédito: Elo7

Por fim, também com a cola quente, cole a alça da maleta.

Passo cinco para fazer uma maleta de cartonagem
Crédito: Youtube – Canal Que Cositas DIY

Molde da maleta

Para fazer o modelo acima, você vai precisar dessas medidas:

Molde para maleta de cartonagem
Crédito: Youtube – Canal Que Cositas DIY

Ideias de Maleta de cartonagem

Aqui você vai encontrar várias ideias para suas maletas de cartonagem. Nela, você pode guardar qualquer coisa, desde bijuterias até itens de costura e primeiros socorros.

Maleta de cartonagem para itens de costura
Crédito: LuMello Artes
Maleta de Cartonagem Colorida
Crédito: Elo7

Assim como elas são úteis para mulheres, elas também são muito usuais para homens e podem ter até uma temática mais infantil para decoração do quarto de meninas e meninos.

Maleta de Cartonagem Infantil de Corujinhas
Crédito: Ateliê Mirella
Maleta de Cartonagem Infantil Azul para Meninos
Crédito: Elo7

Antes de tudo, comece com o mais simples e, quando pegar prática, dá pra fazer até caixas com divisórias e também as temáticas, como as mini maletas para lembranças de aniversário, para madrinhas de casamento ou para maternidade.

Maleta de cartonagem azul com detalhes florais
Crédito: Pinterest
Maletas de Cartonagem Caveira Rosa para Meninas
Crédito: Elo7
Maleta de Cartonagem para Maternidade
Crédito: Elo7

Certamente, com todas as opções que viu, nessa hora você deve estar imaginando mil lugares onde a maleta de cartonagem possa ser útil. Mais opções super diferentes e criativas seriam utilizar também como porta mantimentos na cozinha, como porta trecos para o seu escritório ou ambiente de estudos e também como lancheira escolar.

Maleta de Cartonagem Escolar Azul
Crédito: Youtube

E aí, o que achou de construir a sua própria maleta de cartonagem? Tenho certeza que amou. O que aprendeu vai ser muito útil não só decorar o seu cantinho e te render uma graninha extra, mas também para presentear. Para os seus amigos, o presente original está garantido.

Não deixe de acompanhar o nosso blog e, como resultado, fique sempre por dentro de mais dicas, sugestões e ideias de artesanatos para presentear

Até a próxima!

 

 


- Publicidade -


Maleta de Cartonagem: Molde, Como Fazer
Avalie essa Matéria!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*