Máscara com protetor de olhos: como fazer passo a passo

A máscara com protetor de olhos ajuda na prevenção, principalmente para aqueles que esquecem que não se deve passar as mãos nos olhos antes de sua correta higienização.

.Uma barreira física pode te lembrar desse perigo quando, muitas vezes, você pode fazer isso sem pensar antes de higienizar as mãos.

O protetor de olhos vai ainda ser uma barreira contra o Corona Vírus, que pode ser transmitido pelo ar e os olhos servem como um canal direto para sua contaminação.

Então, é fundamental a proteção nessa área. Você tem muitos motivos para fazer a sua máscara com protetor de olhos, não acha? Todos eles te levam à prevenção.

Aprenda também como fazer máscara com meia.

mascara com viseira

Modelos de Máscara com Protetor de olhos

A máscara com protetor de olhos é bem interessante, ela aumenta o nível de proteção sem contar que evita contato direto das mãos na face da quem utiliza. Veja alguns modelos:

(Foto: @bossmasks)
mascara de proteção com lente
(Foto: Kreativita)
mascara com viseira
(Foto: Hellosewing)
mascara com proteção
(Foto: Pinterest Helce Dourado Sant’ Anna)
modelo de mascara de proteção
(Foto: @diahpoetry)

Como fazer uma máscara com protetor de olhos (passo a passo)

Nesses tempos de pandemia, toda prevenção é bem-vinda. Tocar os olhos com as mãos para coçar ou por qualquer outro motivo, pode ser perigoso!

Leia também sobre mascaras com elástico atras da cabeça.

Por isso trouxemos 2 modelos de passo a passos para você escolher. Vamos lá!

Passo a passo 1

Assista o passo a passo elaborado pelo canal da Rin DIY:

Toda a lista de materiais usados está disponível no próprio vídeo.

Passo a passo 2:

Essa passo a passo a seguir é do Canal Diy Celicientita Crafts.

mascara com viseira rosa
Foto: Diy Celicientita Crafts

Materiais necessários:

  • 2 Peças de algodão (20cm x 35cm)
  • Alfinetes
  • 2 Tiras de elástico (16cm cada uma)
  • 1 Acetato transparente (8cm x 18cm)
  • Material de costura (linhas e agulha)
  • Ferro de Passar
  1. Vamos lá! Primeiro pegue as duas peças de algodão (tecido) e coloque o tecido que ficará no forro por cima da parte que ficara na frente da máscara. Use os alfinetes para prender os cantos. Passe ferro.
  2. Comece o processo de dobradura com os tecidos alinhados e juntos, de modo que ao deitar tecido, a sua forma retangular tenha as linhas laterais mais longas.
  3. O processo é o seguinte: de baixo para cima, dobre ao meio os dois tecidos presos e alinhados pelos alfinetes. Passe ferro e abra novamente na posição inicial. Depois, pegue os cantos superiores e inferiores e vá levando as partes do topo e da base para se encontrarem na linha marcada ao meio, de maneira alinhada. Passe ferro para marcar outras linhas.
  4. Em seguida abra o retângulo novamente na posição inicial, veja que formaram-se 2 novas linhas de igual distância, na parte de cima e na parte de baixo, em relação a linha marcada no meio. De cima para baixo, numere as três linhas mentalmente para ajudar na compreensão do processo. Trace com ajuda de um lápis/caneta ou dobre e vá cuidadosamente marcando com o ferro, uma linha que esteja entre a borda do topo e a primeira linha, depois uma outra linha entre a primeira e a segunda linha (a do meio).
  5. Em seguida, forme mais uma linha entre o meio e a terceira linha, e, por último, uma linha entre a terceira linha e a linha da borda inferior do tecido. No total serão 7 a quantidade de linhas (numere-as mentalmente de cima para baixo) que você formou a partir da dobradura, sem contar com as bordas. Abra o tecido na posição inicial e vire-o, de forma que na parte de cima fique a parte certa (o tecido que será o externo da máscara). Verifique se os tecidos estão alinhados.
  6. Vá dobrando e segurando a dobra dessa vez com auxílio dos alfinetes. Comece de baixo: dobre a sétima linha para se encontrar com a sexta linha, leve também a quinta linha até a sexta linha. Na parte de cima leve a primeira e a terceira linha até a segunda linha. Vá prendendo com os alfinetes para depois passar ferro, quando acabar todas as dobras.
  7. Agora é hora de colocar os elásticos em cada lateral. Você pode começar por qualquer lado, o importante é entender o procedimento. Próximo às laterais do tecido, coloque a ponta do elástico bem abaixo da linha central da máscara e a outra ponta coloque um pouco acima da borda da base. O elástico fica na vertical, uma ponta em cima outra em baixo nas direções mencionadas.
  8. Agora dobre ao meio, pegando a parte de cima e dobrando para baixo. Costure todas as laterais. O tecido do forro estará voltado para você (para cima) no momento da costura. Em seguida puxe a parte de dentro (o lado certo da máscara) para fora. De forma que o forro fique para dentro. Sua máscara terá uma altura aproximada de 9cm.
  9. É hora de pegar o acetato (8cm x 18cm) e cortá-lo da seguinte maneira. Deite ele de forma que a base e o topo sejam as linhas longas do retângulo do acetato. Marque um ponto, 1cm do meio para cima da borda inferior (a base), trace um triângulo de base larga, traçando linhas que saem dos cantos inferiores até o ponto que você marcou. Corte o triângulo.
  10. Agora, costure nas bordas laterais e na borda superior, tiras de tecido (pode ser o mesmo usado na parte externa da capa para dar unidade) que cubram na frente e atrás do acetato. É só pegar uma tira de 2cm de altura e dobrar no meio quando for colocar nas bordas. Deixe a borda da base sem este revestimento de tecido.
  11. Depois é só costurar os cantos da base do acetato na máscara que você já fez, costure também um ponto no centro da base, de forma ela fique toda por dentro (no forro) e o visor não fique com a base solta para fora.

 

Quais tipos de plástico posso usar para fazer a viseira da máscara?

Você pode usar qualquer plástico com um grau de dureza que permita que ele fique em pé, ou seja, que permita sua sustentação na máscara.

(Foto: Hellosewing)

Se ele for muito duro, não será possível costurá-lo e você terá que colar na hora de incluir o visor transparente na sua máscara com protetor de olhos.

A melhor opção parece ser o acetato, vendido em folhas com diferentes tamanhos, é maleável e confortável, ao mesmo tempo que possui uma certa rigidez similar ao papel cartão. 

Veja mais sobre a mascara infantil com viseira.

Como fazer para a máscara não embaçar o visor?

É simples! Na hora de usar a máscara passe, diretamente no plástico, um sabonete ou shampoo em pedra e depois passe um pedaço de gaze para tirar o excesso.

Esfregue bem e razoavelmente os materiais no plástico, seguindo a ordem das etapas. 

Como higienizar a máscara com protetor de olhos?

Deixe sua máscara de molho por 20 minutos na água sanitária ou na água com sabão. Depois enxague bem e a coloque para secar. Por fim, guarde-a em um lugar limpo.

Quando for usar, não se esqueça de fazer o procedimento descrito acima, para não ficar depois com o plástico embaçado na sua máscara com protetor de olhos!

Conheça o  modelo de Mascara estilo motoqueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *