Molde flor de papel espiral para imprimir e recortar

O molde flor de papel espiral pode ser utilizado na confecção de lembrancinhas e lindos enfeites.

Os moldes de flores são muito importantes para deixar o artesanato prático e padronizado. Basta imprimir, recortar e transferir.

Possuir vários tipos de moldes ajuda a ter uma maior diversidade de flores em espiral. Mas com apenas um molde já é possível reproduzir a mesma flor na quantidade que quiser.

flores de papel
Foto: @anabellaflowers

É possível adquirir moldes prontos disponibilizados na internet ou fazer o seu próprio molde como quiser. Com eles você pode fazer decoração com flores, arranjos, mimos, personalizar embalagens, entre tantas outras ideias inusitadas.

Utilizando o molde da sua preferência, é muito simples e fácil de fazer. Confira os modelos e as ideias mais usadas para fazer flores de EVA, papel, feltro, cartolina ou do material que preferir.

6 Ideias para usar molde flor de papel espiral 

As ideias para o molde flor de papel em espiral vão apresentar tudo o que você precisa saber para fazer enfeites criativos.

flor de papel
Foto: @mimosencantadospersonalizacoes

Muitas lembrancinhas e peças artesanais podem conter as flores em espiral, seja para decorar cartões, convites, embalagens, etiquetas, doces, bolos ou encomendas para clientes.

Essas flores podem ser reproduzidas a partir de diferentes materiais, como EVA, feltro e diversos tipos de papeis.

Molde de flor de papel em espiral para decorar bolo

Usar a flor de papel em espiral para decorar bolos não é nenhuma novidade, mas é importante saber criar o arranjo perfeito para o topper.

molde rosa de papel espiral

Essas flores são muito fáceis de fazer e podem ser colocadas diretamente na cobertura, mas também podem ser fixadas por palitos ou canudos coloridos.

Também é comum que as flores tenham cores semelhantes na decoração, a partir de tonalidades que combinem com a paleta de cores usada no bolo.

topper de bolo com flor de papel
Foto: @amorepapel18

As rosas são muito admiradas e queridas no ramo da confeitaria, mas outros formatos de flores também podem ser sofisticados e admiráveis. Seja qual for a estrutura da flor, ela pode ser adornada com pérolas, laços, folhas verdes ou metálicas ao redor. 

Molde flor de papel espiral para silhouette 

Usando o molde flor de papel espiral para silhouette, maiores possibilidades vão surgir para os artesãos de plantão.

flor em espiral colorida
Foto: @tafi_flowers_dekor_

A tecnologia da silhouette possibilita, justamente, variados cortes de papel em diferentes texturas e gramaturas. A silhouette é uma máquina eletrônica que muitos designers e gráficas, que trabalham no ramo da papelaria personalizada, utilizam.

Molde flor de papel espiral para silhouette 

Existem vários modelos de silhouette que possuem, cada um, qualidades e funções específicas, sendo mais ou menos vantajosos para determinados tipos de negócio.

molde flor de papel espiral grande

Algumas características que precisam ser avaliadas na hora da compra dessa máquina, são: a área de corte do papel, o custo, a versatilidade e os tipos de acabamentos possíveis.

Com o molde certo para a sua silhouette, vai ficar muito mais fácil fazer várias flores em pouco tempo e com uma precisão de corte insuperável.

Molde de flor de papel espiral em formato de rosa 

A rosa é um dos formatos mais usados nos moldes de flores em espiral. A rosa, na natureza, já possui pétalas que se apresentam em camadas, o que tem tudo a ver com a forma de montagem de uma flor em espiral.

formato de rosa 

As pétalas maiores ficam na camada externa e as menores ficam na camada interna, o que seria a parte próxima do botão da rosa.

Papeis mais finos podem deixar a rosa com um aspecto mais natural e menos robusto, mas a gramatura não precisa ser tão fina a ponto de deixar a rosa frágil demais.

rosa de papel
Foto: @contem_papelaria

Existem as rosas de papel mais simples que são feitas no formato circular, sem criar ondulações e sinuosidades nas pétalas.

Outros modelos podem conter brilho, pétalas emborcadas e onduladas, pinturas de efeito e apliques para reproduzir o caule, o botão e as folhas.

Molde de flor de papel espiral em pétalas 

O que se considera como sendo as pétalas de uma flor em espiral é a divisão mais aparente das pétalas, diante desse formato contínuo.

Molde de flor de papel espiral em pétalas 

O molde em espiral não é um molde fragmentado, ele tem uma continuidade que não pode ser quebrada.

molde flores espiral

As pétalas podem ter formas específicas que as fazem ser identificadas, seja por um corte que as separa ou por uma curva/onda que as conecta.

É comum perceber as formas de cada pétala a partir de um padrão que se repete, como é o caso das pétalas circulares e das quadrangulares. 

Molde flor espiral para criar flores em EVA 

O EVA é um dos materiais mais populares para a confecção de flores, principalmente para as flores em espiral que possuem um passo a passo muito mais prático.

molde flores em EVA 

Usando um molde de papel para flores em espiral é possível criar orquídeas, rosas, tulipas, entre outras flores com o EVA.

É preciso ter, no entanto, muito cuidado na hora de recortar o material, evitando rasuras e fiapos ao longo das bordas. A dica é cortar com a tesoura, indo do início ao fim da lâmina.

molde flor de papel facil

Quando terminar a estrutura, muitos efeitos incríveis podem ser feitos, como deixar as bordas emborcadas e provocar linhas de expressão nas pétalas.

O EVA é uma borracha super flexível, sendo também mais grosso do que muitos tecidos e papeis, de modo que pode ser customizado de várias formas. Inclusive, pintando a flor de EVA, se pode criar efeitos para dar volume e mais brilho em algumas partes.

Molde flor espiral para feltro 

O feltro é um material maravilhoso para criar flores em espiral, tanto para fazer flores mais flexíveis como para criar flores mais rígidas (usando um termocolante no processo).

Molde flor espiral para feltro

Passar o desenho do molde para o termocolante pode ser uma forma mais prática de fazer o recorte da flor no feltro. Afinal, para cortar tecidos é preciso ter maior precisão no corte.

Depois de recortar o feltro a partir do desenho, basta retirar o termocolante e começar a enrolar a flor, começando pela camada mais estreita e pequena (parte interna da flor).

Veja ainda esse passo a passo da Ana Carolina Angeli e faça sem medo de errar:

Deixe um comentário