Ornamentação simples: dicas para casamento, aniversário, batizado e igrejas

ornamentação basica

Às vezes, a ornamentação simples é necessária, especialmente quando é preciso economizar na decoração.

No entanto, isto não significa uma ornamentação menos bonita ou pouco sofisticada. Ela pode trazer atmosferas e decorações bem criativas e elegantes.

O “faça você mesmo” é um movimento para fazer peças artesanais, propiciando um menor gasto e elementos personalizados para o seu evento.

É fundamental saber quais são os enfeites e artigos decorativos que podem ser feitos manualmente para decorar a sua festa.

ornamentação simples de aniversario
Foto: @analuize.partyplanner

Mas também é importante saber quais são os detalhes imprescindíveis que podem fazer toda a diferença na hora da ornamentação. Utilize os elementos certos e na medida adequada, sempre com boas escolhas.

Veja algumas dicas de decoração de igreja e de festa simples de casamento, além de ideias para decorar festa de batizado e aniversário.

Como fazer uma ornamentação de casamento simples 

As possibilidades de ornamentação para casamento vão depender do lugar e da época que vai ocorrer a cerimônia. No verão e na primavera é mais comum optar por lugares abertos, quando se pretende fazer uma decoração mais simples.

ornamentação simples casamento civil
Foto: @arte.01

Assim, fazer o casamento em uma fazenda, na praia, num parque ou jardim, significa ter a natureza presente no espaço como grande aliada na decoração do cenário.

ornamentação simples e barata
Foto: @assessoria.murca

De outro modo, fazer casamentos em lugares fechados pode ser mais simples se a ornamentação optar por um estilo mais rústico.

Usar móveis de madeira, assim como caixotes e gavetas para serem customizadas, é uma opção para colocar lembrancinhas e doces do casório.

ornamentação simples com flores
Foto: @arte.01

Plaquinhas em madeiras que tenham as letras iniciais dos cônjuges desenhadas, podem decorar os assentos, paredes e portas também. E o altar pode ser feito com pallets, cobertos com tecido ou com outro tipo de forro pertinente ao evento.

Já as flores e arranjos sempre vão poder fazer parte de qualquer estilo, elas são o toque especial que todo casamento precisa. E o melhor é que você pode aproveitar vasos de flores e folhagens que já existem no local.

ornamentação simples de casamento
Foto: @emflor_ornamentacao

Aproveite os vasos de vidro ou ou até copos para colocar algumas flores, que também podem ser feitas de papel. Além disso, copos e vasilhas podem servir para colocar velas ou pequenas plantas.

mesa para casamento
Foto: @perfect_party_pp

Os arranjos florais também podem estar sobre a parede, em arcos ao redor do altar, no corredor da noiva, na mesa do bolo, entre outros lugares para espalhar a beleza e os bons aromas.

decoração simples da mesa do bolo
Foto: @vou_casar_to_perdida_

Dicas para criar uma ornamentação de aniversário simples 

Alguns itens de aniversário, para uma ornamentação simples, podem ser feitos através de técnicas artesanais fáceis e divertidas.

Por exemplo, as lembrancinhas personalizadas que podem fazer parte da decoração da mesa do bolo. Outra dica é usar um porta retrato que você tem em casa para decorar o ambiente.

ornamentação simples com balão
Foto: @monpetitmonde.festas

Folhagens artificiais ajudam a decorar a mesa e oferecem um diferencial para a decoração.

aniversario feminino
Foto: @delas_festas

Para aniversários infantis e mais coloridos, pode-se experimentar a confecção de uma saia feita com tule, nas cores que preferir, para cobrir a mesa.

Do mesmo modo, é possível usar o tule, fitas de papel crepom coloridas, luzes pisca-pisca, rosetas de papel, pompons, entre outros acessórios, para criar cortinas alegres.

Em festa infantil você pode aproveitar os brinquedos das crianças na decoração. Carrinhos, ursos, bonecas, robôs, animais e outros brinquedos decoram com estilo.

ornamentação simples infantil
Foto: @monpetitmonde.festas

Outros artigos interessantes que podem compor um aniversário simples, são outras figuras feitas em papel, como cataventos, borboletas ou gravatas colocadas em varais ou na parede.

A ideia de varal também serve para colocar fotografias e fazer murais com bilhetes e mensagens fraternas para essa confraternização.

Dá para inovar e deixar a decoração inusitada com ideias bastante criativas, como varal de garrafinhas de vidro ou garrafas de cerveja em uma decoração temática.

ornamentação simples boteco para homem
Foto: @monpetitmonde.festas

O primeiro passo é definir qual é o material-chave para a sua ornamentação, pode ser o papel, os tecidos, itens de vidro ou um pouco de cada coisa. Contudo, tente harmonizar os objetos e criar uma paleta de cores que ofereça uma unidade para a festa.

Como ornamentar um batizado 

O batizado é uma comemoração singela e cheia de pequenos detalhes delicados.

Para fazer uma ornamentação simples, bonita e sem gastar muito, crie lembrancinhas fáceis de fazer, entre outros pequenos artigos decorativos feitos artesanalmente.

batizado
Foto: @pingodeleitelondrina

Faça uma decoração de batizado ao ar livre para aproveitar a beleza da natureza. E lembre-se de que o batizado costuma usar cores claras e amenas, como o branco, o amarelo, o rosa ou o azul clarinho.

O branco, geralmente, está presente na maior parte da decoração, na toalha de mesa, nas cortinhas, nos balões, no bolo de batizado e nos doces.

ornamentação simples batizado
Foto: @marques_decoracoes1

Contudo, aposte também em peças de madeira para alguns detalhes centrais, como painéis ao fundo, mesas e cadeiras, se preferir. Uma cômoda, por exemplo, pode servir de mesa principal.

Faça um topo de bolo personalizado de papel para completar a decoração.

decoração de batizado
Foto: @rua2kids

Explore os cantos da cerimônia com arranjos de flores simples; e traga tags de pombas e cruzes para os doces e biscoitos.

festa de batizado
Foto: @rua2kids

Sugestões para ornamentação de igrejas 

As igrejas podem ser decoradas com muita simplicidade para eventos cerimoniais, como batizados e casamentos.

As flores podem envolver toda a igreja, bem como o uso de arranjos de trigo para simbolizar a fertilidade e prosperidade.

decoração de igreja
Foto: Brides

O mosquitinho é muito utilizado em decorações mais simples, que exigem menos investimento.

O tecido de tule pode conectar os assentos pelo corredor, criando uma faixa linda e sinuosa; ou os grandes laços podem segurar os arranjos de cada ponta do corredor.

casamento na igreja
Foto: Turskata Banya Wedding

A iluminação pode ser mais baixa para propiciar uma atmosfera mais aconchegante, usando velas e luzes em led em pontos específicos.

As paredes do altar podem ser decoradas com grandes arbustos, mas para uma decoração mais simples é possível usar guirlandas de folha.

flores na igreja
Foto: Bucket Full Of Roses

Você pode fazer um lindo arco na entrada com flores e velas, e economizar na decoração dos bancos. Assim você cria um foco para a decoração do arco.

Usar apenas uma rosa sobre uma peça artesanal, também pode ser o suficiente para decorar os assentos. Por exemplo, cada rosa pode estar sobre uma bola ou um coração artesanal feito com fios de crochê.

Tudo isso deixará a cerimônia com uma ornamentação simples e cativante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *