Papel machê: 7 receitas rápidas para fazer passo a passo

author-image
Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)

Você conhece o papel machê? É uma massa de modelar incrível que pode ser sua base para começar a esculpir e moldar diferentes objetos.

Aprendendo a fazer a massa, você pode estar embarcando na oportunidade que vai te levar a criar obras de arte para você e toda sua família.

O papel machê, além da função decorativa, pode ter um objetivo prático. Produzindo tigelas ou vasos, você aproveita para incrementar pinturas e texturas que vão dar mais vida a esse objeto e tornará ele uma linda arte, porém com muita utilidade no seu cotidiano.

Veja qual a melhor receita para você fazer o papel machê, mas não deixe de experimentar outras possibilidades. Surpreenda-se com os efeitos gerados por esse material!

artesanato de papel mache

O que é papel machê?

Papel machê é uma massa feita para moldar uma variedade de objetos, utilitários ou decorativos.

A massa é feita com papel picado embebido em água que, depois de coado, é esfarelado e misturado/amassado com cola, gesso e/ou outros materiais que são comumente usados para esse tipo de produção.

Foto: Woman’s Weekly

A depender do material usado a massa pode ficar mais ou menos resistente. Usando gesso, por exemplo, você torna sua massa mais rígida, mas em todas as receitas o papel machê está pronto para ser moldado.

Para que serve o papel machê?

Usando o papel machê você cria superfícies mais ou menos rígidas no formato que quiser.

A massa precisa secar entre 2 a 7 dias, e dessa forma é usada normalmente para fazer esculturas, tigelas, bonecos, frutas decorativas, marionetes, entre outros objetos.

Com o papel machê você pode pintar a peça final com muita facilidade, usando diferentes cores e acrescentando texturas para formar designs incríveis!

Como fazer papel machê (Receitas):

Você tem algumas opções de executar de diversas formas a receita do papel machê, o importante é que a massa fique uniforme e crie liga para ser modelada em diferentes formatos!

Amo escrever, criar, produzir peças artesanais e viver a vida com muita alegria! Editora há 8 anos aqui no Artesanato Passo a Passo! ;-)
Artigo seguinte