Papel machê: 7 receitas rápidas para fazer passo a passo

Você conhece o papel machê? É uma massa de modelar incrível que pode ser sua base para começar a esculpir e moldar diferentes objetos.

Aprendendo a fazer a massa, você pode estar embarcando na oportunidade que vai te levar a criar obras de arte para você e toda sua família.

O papel machê, além da função decorativa, pode ter um objetivo prático. Produzindo tigelas ou vasos, você aproveita para incrementar pinturas e texturas que vão dar mais vida a esse objeto e tornará ele uma linda arte, porém com muita utilidade no seu cotidiano.

Veja qual a melhor receita para você fazer o papel machê, mas não deixe de experimentar outras possibilidades. Surpreenda-se com os efeitos gerados por esse material!

artesanato de papel mache

O que é papel machê?

 Papel machê é uma massa feita para moldar uma variedade de objetos, utilitários ou decorativos.

A massa é feita com papel picado embebido em água que, depois de coado, é esfarelado e misturado/amassado com cola, gesso e/ou outros materiais que são comumente usados para esse tipo de produção.

receita de papel mache
Foto: Woman’s Weekly

A depender do material usado a massa pode ficar mais ou menos resistente. Usando gesso, por exemplo, você torna sua massa mais rígida, mas em todas as receitas o papel machê está pronto para ser moldado.

Para que serve o papel machê?

Usando o papel machê você cria superfícies mais ou menos rígidas no formato que quiser.

A massa precisa secar entre 2 a 7 dias, e dessa forma é usada normalmente para fazer esculturas, tigelas, bonecos, frutas decorativas, marionetes, entre outros objetos.

Com o papel machê você pode pintar a peça final com muita facilidade, usando diferentes cores e acrescentando texturas para formar designs incríveis!

boneco de papel machê
(Foto: @adrienne.trafford)

Como fazer papel machê (Receitas):

Você tem algumas opções de executar de diversas formas a receita do papel machê, o importante é que a massa fique uniforme e crie liga para ser modelada em diferentes formatos!

Aprenda também a fazer um porquinho de papel machê passo a passo.

1 – Receita de papel machê com liquidificador

O liquidificador é um batedor elétrico que pode estar presente nas maiorias das receitas de papel machê, mas saiba que também é possível fazer a massa sem ele.

papel mache batido no liquidificador
(Foto: Freepik)

Coloque papel picado no liquidificador e acrescente água até cobrir os pedaços de papeis. Bata bastante e depois coe tudo. Retire o máximo de água, espremendo bem o papel.

Repita o processo até formar o volume de massa que você deseja, quando isso acontecer acrescente cola à massa e amasse com os dedos, misturando esses materiais.

Quando a massa ficar homogênea e desgrudar das mãos, ela está no ponto certo para ser modelada.

2– Como fazer papel machê com farinha de trigo

Pegue o papel e deixe de molho na água por 12 a 24 horas (pode usar papel higiênico). Despedace o papel ainda dentro da água e depois coe e esprema para tirar o excesso de umidade.

Esfarele o papel dentro de outro recipiente sem água e coloque os farelos aos poucos em um processador elétrico para triturar ainda mais.

Misture em uma panela dois copos de água e acrescente uma colher de farinha de trigo. Cozinhe esse mingau até o ponto, quando engrossar desligue.

Receitinha de cola fácil com o canal da Hellen Mac:

Depois espere esfriar o mingau e junte ele ao papel, mexa bem até obter uma massa uniforme.

 3– Receita de papel machê com gesso

Nessa receita, conforme as quantidades mencionadas de cada ingrediente, é preciso usar aproximadamente meio balde de papel picado.

Primeiro, você deve picar bem o papel e deixar de molho até amolecer bem. No dia seguinte, coe e esprema para retirar o excesso.

Encha o liquidificador com água e coloque um pouco desse papel. A proporção é, mais ou menos, três partes de água para uma parte de papel.

Bata por dez segundos e desligue. Espere um minuto e bata novamente por mais dez segundos.

Em seguida despeje toda a massa numa peneira e coe novamente, espremendo até sair todo o excesso de umidade.

Esfarele a massa e espalhe ela numa bacia, misture 200g de cola branca, 1 tampa de vinagre, 2 colheres e meia de gesso de secagem lenta e 1 colher de gesso comum, até ficar uma massa homogênea.

Por fim, junte à massa um mingau de farinha de trigo para que ela não fique partindo. O mingau pode ser feito com duas colheres de sopa de farinha de trigo com dois dedos de água até engrossar, e antes de misturar espere esfriar.

Nesse vídeo do canal da Márcia Cris você aprender como usar gesso e papel higiênico na preparação:

 04– Papel machê feito com caixa de ovo

 Separe a caixa de ovo e picote toda a caixa. Em seguida, coloque os pedaços numa tigela cobrindo ela com água, deixe de molho por 24 horas.

Coe e retire o excesso espremendo o papel com as mãos, depois coloque a massa de papel dentro de um batedor elétrico para esfarelar bem.

Tire do batedor e acrescente cola branca. Por fim, vá amassando até ficar consistente.

Sarah Caires

05- Receita de papel machê com papel higiênico

Picote todo o papel higiênico que será usado e despeje os pedaços em um recipiente com água. Deixe de molho por 12 horas e, em seguida, coe e esprema bem para retirar todo o excesso.

Esfarele a massa, misture a cola branca até desgrudar das mãos. Por fim, adicione uma tampinha de Lysoform e misture novamente, misture bastante.

Veja uma receita do canal da Marcella Eugênio:

06 – Papel machê com jornal

Pegue o jornal e rasgue em vários pedacinhos, colocando-os em um recipiente com água morna. Deixe de molho por 24 horas.

Coe numa peneira ou em um pano mesmo, depois esprema bem para tirar o excesso de água.

Adicione cola à essa massa e vá trabalhando, amassando a massa com as mãos. Quando der liga, a massa vai estar uniforme e desgrudando das mãos.

Vídeo do canbal El Taller de Ire

07 – Como fazer papel machê com amido de milho

Coloque o papel que será usado em um recipiente com água e deixe de molho. Essa parte você já aprendeu né? Mas para essa receita, acrescente uma colher de água sanitária.

Depois de pelo menos 12 horas de molho, vá esfarelando o papel ainda dentro d’água. Em seguida, coe bem e esprema para tirar o excesso de umidade.

Em uma outra tigela ou bacia sem água, esfarele o papel ao máximo. Acrescente o amido de milho e cola branca. Vá colocando aos poucos para ter controle da quantidade, a proporção é 2 colheres de amido de milho para um copo médio de cola branca.

Amasse bem até chegar ao ponto da massa: bem uniforme e desgrudando das mãos.

Confira uma receita do canal Família handmade

Tipos de artesanatos feitos com papel machê

O papel machê feito de jornal ou revista acaba dando um efeito mais rústico, o mais legal é que você estará reutilizando um material que poderia ser jogado fora.

Já o papel machê feito com papel higiênico acaba dando um efeito mais delicado e isso demonstra que cada receita apresentada pode dar um resultado diferente.

Mas, como já foi mencionado aqui, por cima da superfície de papel machê você pode aplicar pintura e texturas diversas, é como fazer uma obra de arte!

arte com papel mache
(Foto: @geovanajayme)

Esse é um material bastante usado para fazer objetos decorativos de todos os tipos, eles podem ter uma utilidade prática ou não. Produzir brinquedos também é bastante comum.

Entre as opções, pense em jarros, vasos, tigelas… sabe aquela escultura de galinha que serve para guardar ovos? Ela pode ser feita com papel machê e serve como exemplo de item decorativo e também utilitário.

vasos de papel
(Foto: @paperjustpaper)

As namoradeiras que ficam nas janelas, pulseiras grossas usadas nos braços, uma escultura de um gatinho para quartos de crianças, máscaras e alegorias de carnaval, dentre outros itens, podem ser feitos com papel machê.

Então, é hora de expressar sua criatividade usando o papel machê para esculpir e moldar o que você quiser, de modo prático e econômico!

animal de papel machê
(Foto: @soxartshop)
arte com papel
(Foto: @mismanosdepapel_)
bichinhos de papietagem
(Foto: @bansin_papermache)
bonecas de papel
(Foto: @mrhoracepapers)
estatueta e papel mache
(Foto: @elena_nik8822)
fruta de mache
(Foto: @shes2crafty)
objetos de mache
(Foto: @2rlou)
papel mache decorativo
(Foto: @claire_skies_)
papel mache
(Foto: @isetatsu_official)
porta guardanapo
(Foto: @ilknurunrenkleri)
vaquinha de mache
(Foto: @bansin_papermache)
decoração com mache
(Foto: @martacolorin)

Leia Também sobre artesanato com machê passo a passo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *