Pesinho de porta artesanal: ideias legais

Um pesinho de porta é uma peça utilizada para segurar as portas de uma residência, evitando que elas se fechem de forma abrupta pela força do vento ou outros impulsos. A peça é versátil, útil e, dependendo da criatividade do artesão, poderá ser confeccionada para encantar os observadores.

Os mais interessante em um pesinho de porta é que a peça pode ser feita de forma artesanal. Isto é, com uma boa ideia e alguns materiais, você poderá criar seus próprios pesinhos e decorar o seu lar de um modo bem original. Para lhe ajudar, este post trouxe exemplos e ideias sensacionais, não deixe de conferir…

Tipos de peso de porta artesanal

Um pesinho de porta artesanal pode ser feito de diversas formas. Geralmente, os projetos envolvem o elemento pesado (tradicionalmente, a areia) para poder atender à função de segurar a porta e um revestimento extremamente criativo.

peso-de-porta-galinha-casa
Foto: Arts Rosy Gonzaga

Dentre os tipos mais populares, é possível citar pesos com formas de animais (corujas, gatos, porquinhos, etc.).

peso de porta boneca
Foto: Atelier Ceci Batista

Além desses tipos, é possível encontrar frutas, flores, saquinhos decorados, casinhas, etc. Realmente, as opções são muitas e uma mente criativa pode gerar produtos surpreendentes.

peso de porta
Foto: Feito com Amor

Modelos de peso de porta moderno

Para as pessoas que procuram por uma peça que se encaixe nos estilos decorativos mais modernos, algumas ideias se destacam. Nesse caso, pesos feitos de cimento e corda podem ser opções que se ajustam às decorações mais minimalistas.

elefante para peso de porta
Foto: Artsrepublik

Miniaturas de rolhas e peças de madeira bruta também conseguem se adaptar aos ambientes de uma forma tão bonita quanto eficiente.

peso-matrioska
Foto: Muitas Artes

E claro, existem produtos geek que colocam personagens famosos para segurar as portas. Essas opções são sempre interessantes.

peso-de-porta-feito-com-pano
Foto: Defrenteparaomar

Como fazer peso de porta com areia

Nos projetos mais tradicionais, o pesinho de porta recebe um pouco de areia, para garantir que o peso seja suficiente para segurar a porta.

peso-de-porta-coruja-coruja
Foto: Artesanato Feito a mao

A areia deve ser colocada dentro de um saco plástico resistente, para evitar que o conteúdo se espalhe pelo chão.

peso de porta gatinho
Foto: Portal me maringá

Depois, bastará trabalhar o revestimento da peça. Nesse ponto, você terá muitas opções, mas, na composição tradicional, o revestimento é de tecido. No que diz respeito à forma, tudo dependerá da sua habilidade para manusear tecidos. Afinal, conforme já foi destacado as possibilidades são muitas. Cabe ressaltar que bichinhos de amigurumi também vêm sendo utilizados para esse fim.

Fotos de peso de porta de bichos

Para favorecer os seus esforços criativos, foram separadas abaixo algumas fotos de pesinhos em formato de bichos.

peso-de-porta-galinha-no-ninho-cha-de-cozinha
Foto: Toque da Mari

Inspire-se com os modelos apresentados e, sem dúvidas, o seu pesinho de porta artesanal ficará incrível. Lembre-se de que você pode adaptar as ideias para que o seu produto final se encaixe com o tom geral da sua decoração…

Peso de porta flor

Um modelo de pesinho de porta artesanal bem popular é que aquele que, de certo modo, replica um vasinho de flores. Esses modelos são formado por uma base pesada, simulando o vaso, e por flores no topo, decorando a peça. Aliás, réplicas de cactos, feitas de tecido, têm sido muito utilizadas ultimamente.

rolo de peso
Foto: ExploringMars

O interessante, no caso dos modelos de flor, é que o pesinho de porta acaba substituindo vasos que eram usados como elementos decorativos. Sabendo trabalhar a cor das flores e dar alguns toques especiais, essa alternativa poderá alcançar um enorme valor estético.

peso-de-porta-flor-em-artesanato-feito-a-mao
Foto: Mercado Livre

Como fazer peso de porta com garrafa pet

Para finalizar, um pesinho de porta artesanal pode ser feito com garrafa PET. Para quem gosta de trabalhar com materiais recicláveis essa opção é perfeita. E o melhor é que não há grandes mistérios. Basta colocar a areia na garrafa PET e revesti-la. Peso de porta com garrafa pet

peso-de-porta-com pet
Foto: Tua Casa

Os revestimentos podem ser feitos com os mais variados tipos de tecido. E sim, você também pode usar a garrafa como base para fazer algum personagem ou animal simpático. Novamente, o resultado dependerá exclusivamente da sua criatividade. Veja mais alguns modelos:

tartaruga-lacinho-peso-porta-tartaruga-tecido
Foto: Soeli Banowits
porquinho-peso-de-porta
Foto: Arte Rosa Ateliê
Peso-para-porta-de-coruja-roxa
Foto: Hggirlonfire
peso-de-porta-galinha-peso-de-porta-galinha
Foto: Motivational HD Wallpapers
peso-de-porta-galinha-no-ninho-cha-de-cozinha
Foto: Toque da Mari
peso-de-porta-de-feltro-gatinha-gatinha-feltro
Foto: KitchenDecor
peso-de-porta-cachorrinho
Foto: Ateliê Arte da Dri
peso com pet
Foto: ConstruindoDECOR

Portanto, fazer um pesinho de porta artesanal pode ser uma tarefa muito divertida e o os produtos gerados podem dar um toque mais simpático a qualquer decoração. Trabalhe bem os materiais usados nos revestimentos, combine as cores e não terá dificuldades para criar peso de porta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *