Porta brincos artesanal: Como fazer

O porta brincos é o que o seu nome já diz: um lugar para armazenar seus brincos, aprenda como fazer o seu!

Porta brincos artesanal: Como fazer
Avalie essa Matéria!

Para organizarmos nossos brincos, o porta brincos é essencial.

Muitas vezes acabamos perdendo pares de brincos na bagunça do dia a dia, por serem objetos muito pequenos. É normal chegarmos em casa cansadas após um dia cheio e retirar nossos acessórios, deixando-os espalhados pela casa.

Para que isso não aconteça, é necessário que tenhamos um objeto para os organizarmos e é aí que entra o porta brincos.

Saiba como fazer esses objetos eficientes e melhorar na organização da casa e de seus pertences. Você também pode ganhar um dinheiro extra vendendo porta brincos para quem também precisa desse objeto de organização.

Se sua ideia é economizar dinheiro e ainda, de sobra, organizar seus brincos não perca as dicas a seguir.

Porta brincos

O porta brincos é o que o seu nome já diz: um lugar para armazenar seus brincos, suas bijuterias.

Muitas vezes os perdemos ou os colocamos em qualquer lugar e na correria para ir ao trabalho ou ao passeio, não conseguimos encontra-los.

Não seria interessante se todos eles estivessem organizados em um mesmo lugar? Assim seria apenas ir até lá e escolher um par de brincos que combine com seu humor e seu estilo do dia.

Apesar de muito eficazes, os porta brincos estão com um preço bem elevado no mercado e, em tempos de crise, nem todos terão condições de investir em um deles.

É por isso que muitas pessoas estão aderindo ao movimento DIY (Do It Yourself, tradução “Faça você mesmo”), onde ao invés de comprar coisas prontas, faz-se em casa, economizando muito dinheiro, já que a mão de obra fica por sua conta.

Porta brincos
Foto: Vila Mulher

Como fazer porta brincos

É muito fácil fazer porta brincos em casa. Você pode escolher entre opções mais sofisticadas, que exigem um pouco mais de habilidade ou opções mais fáceis, que estão ao alcance de todos.

Para que todos possam fazer um porta brincos com materiais ao alcance das mãos e do bolso, vamos ensinar o passo a passo de como fazer porta brincos em menos de quinze minutos.

Você vai precisar de:

  • 1 cabide de roupa
  • 1 pedaço de tecido furadinho (aqueles comuns em panos de prato)
  • Tecido para decorar o cabide
  • Cola para tecido
  • Agulha e linha para costurar

O tecido deve ter largura do cabide. A altura pode ser maior ou menor, dependendo da quantidade de brincos que você precisa armazenar.

Primeiro, decore o cabide com o tecido para decoração, usando a cola para anexá-lo. Você também pode utilizar fita de cetim ou pintá-lo caso ele seja de madeira.

Depois disso, costure a dobrinha da ponta com o cabide no meio, como se ele estivesse pendurado.

Pronto: agora é só pendurá-lo em algum lugar que facilite sua vida na hora de procurar os brincos e organizar os pares. Use os furinhos do tecido para pendurar os brincos e, caso sejam de tarraxa, coloque o brinco e prenda com a tarraxa na parte de trás do pano.

Porta brincos cabide
Foto: Elo7

Modelos de Porta brincos de MDF

O material MDF é um dos preferidos para realizar artesanato. Isso porque ele tem durabilidade, fácil aderência a tintas e seu custo é muito baixo.

Sua sigla significa Medium Density Fiberboard (ou Placa de Fibra de Densidade Média, em português). Ele é um ótimo substituto para a madeira, em situações que não exigem muita rigidez e não precisará suportar muito peso.

Em lojas de armarinho, é possível encontrar diversos modelos de porta brincos em MDF para você comprar e decorar da maneira que quiser. Esses modelos são bem acessíveis e ainda permitem que você personalize de forma a ficar com a sua cara e seu estilo.

Algumas ideias de porta brincos de MDF são:

  • Caixinhas com divisórias: utilize caixinhas com divisórias, onde cada quadradinho será utilizado para colocar um brinco ou bijuterias diferentes.

    porta brincos de mdf com divisórias
    Foto: Jana Taffarel
  • Moldura de MDF com varal: faça um varal entre os lados da moldura de MDF para pendurar os brincos que não são de tarraxa.
Varal de brincos de mdf
Foto: anoutsidergoesoutside
  • MDF com furinhos: utilize os furinhos para armazenar os brincos que são de tarraxa.

Você pode decorar o material da maneira que você quiser. Para pintura, utilize tinta PVA ou acrílica, que possuem mais facilidade para aderir a esse tipo de material. Você também pode fazer decoupage, utilizar tecidos, pérolas ou qualquer coisa que vier à sua imaginação para decorar seus porta brincos.

Porta brincos mdf com furinhos
Foto: htprofile

Ideias de porta brincos de EVA

O EVA é um material vendido em folhas que se parece com uma borracha. Sua sigla significa Etil, Vinil e Acetato, os materiais misturados para formar essas folhas muito utilizadas no artesanato.

Por ele ser emborrachado, é possível utilizá-lo como porta brincos, já que é facilmente atravessado por objetos pontudos.

Algumas ideias de como utilizá-lo para pendurar seus brincos são:

  • Pendure uma folha (ou parte dela) na parede com cabides, correntes ou barbante e utilize para prender seus brincos.
  • Prenda uma folha de EVA na porta do seu guarda roupa. Você pode usar tachinhas, facilmente encontradas em papelarias por um bom preço. Mantenha seus brincos organizados e dentro do guarda roupa, sem bagunçar o exterior do quarto.
  • Faça uma “agenda” de brincos, com várias folhas de EVA. Com isso, você pode separá-los por cores, situações de uso e outras categorias que preferir.
Porta brincos de eva
Foto: blog.waufen

Porta brincos de papelão

Quem é que nunca tem uma caixa de papelão em casa? Nelas vêm embalados diversos produtos que compramos todos os dias e sempre temos esse material sobrando ou indo para o lixo em algum momento.

Por que não o utilizar para fazer um porta brincos? Assim recicla-se um material e adere-se ao movimento sustentável, conservando o planeta para um futuro melhor.

Tudo que você vai precisar é de uma caixa de papelão, algo para decorar o interior (pode ser papel decorado, tecido ou tinta), cola, caso decida por usar papel decorado ou tecido e algo pontiagudo (pode ser uma agulha ou a própria parte do brinco).

Comece decorando o interior com o material escolhido. Você pode complementar a decoração com fitas, glitter ou o que desejar. Quando a tinta ou a cola secar, utilize o material pontiagudo para fazer furos na caixa (serão os furos utilizados para pendurar os brincos).

Pronto. Você já tem o seu próprio porta brincos e pode utilizar para organizar esses acessórios tão importantes no nosso dia a dia. Se preferir, utilize várias caixas de papelão para separar os brincos por categoria.

 

 

 

 

 

 

 

 


- Publicidade -


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here

*