Porta maquiagens feitos à mão

Charmosos, práticos e indispensáveis, os porta maquiagens são ‘queridinhos’ por quem usa cosméticos. O acessório ainda é alternativa para aquele presente de última hora.

Usando técnicas distintas, cada item feito à mão tem sua peculiaridade. Coloridos ou lisos, a variedade de estampas é uma atração a parte.

Do crochê à decoupage em madeira, escolhemos alguns modelos fáceis de fazer. Escolha seu favorito e aproveite seu porta-maquiagens!

Ideias de porta maquiagens para penteadeira

O porta maquiagens é indispensável em qualquer penteadeira. Mais do que decorar, a peça tem que ser prática na hora do manuseio.

porta pincel
Foto: Dcore você

Um modelo fácil de organizador de maquiagem passo a passo a ser confeccionado é feito com 01 CD, 08 rolos de papelão (dê preferência aos que vêm no papel alumínio ou toalha), tesoura, cola quente e tecido autocolante.

Os rolos são cortados em três tamanhos (10 cm para gloss e batons; 15 cm para lápis e rímel; 18 cm para pincéis). Em seguida serão forrados com os tecidos.

Para finalizar, basta usar a cola quente para prendê-los aos CD, começando pelo centro. E o lindo porta-maquiagens estará pronto. Veja outras ideias:

porta-maquiagens-feito-com-garrafa-de-500-ml-de-agua-confira
Foto: Como fazer artesanatos
porta pincel com caixa de leite
Foto: Polka Dot
porta maquiagens de rolo de papel
Foto: Beatriz Machado

Outro modelo prático pode ser confeccionado em crochê, em formato de pote com ou sem tampa. Agulha de crochê, fio de malha e ponto baixo se transformarão num belo porta maquiagens.

cesto-fio-de-malha-porta-maquiagem
Foto: Defrenteparaomar

Começando com 6 pontos no círculo mágico, a base redonda deve ter o diâmetro de 15 cm (aumente 2 pontos a cada carreira). Para tecer a lateral, basta repetir o número de pontos da carreira anterior.

E o processo segue até atingir a altura desejada (dica: 16 a 18 cm). Para finalizar, uma flor de crochê faz o acabamento perfeito para o porta maquiagens!

porta maquiagem em trico
Foto: Web Instagram

Como criar um porta maquiagens para viagem

Quem gosta de cuidar da beleza carrega sempre seu porta maquiagens. E o acessório é item obrigatório nas viagens.

estojo-de-maquiagem-tecido
Foto: Imaginando Arte

Que tal um modelo para pegar a estrada? Para a confecção serão usados:

NECESSAIRE EVA 017
Foto: Mirianamg

EVA liso (02 tiras de 14,5 cm x 20 cm e 02 corações),  EVA estampado (45 cm x 20 cm), cola instantânea, tesoura, 01 laço, 01 palito e fita para amarrar.

Na vertical e com a estampa virada para baixo, o EVA será riscado com um palito. A primeira linha será traçada na altura de 15 cm e a outra em 30 cm.

De baixo para cima, cole as laterais e a base do EVA liso sobre o estampado formando um bolso. O mesmo será feito com a outra tira, tendo como base a linha invisível marcada em 30 cm.

Para finalizar, a fita será colada entre os corações e a peça ficará presa sobre o EVA estampado. Basta amarrar e o porta maquiagens já poderá guardar gloss, blushes, sombras e muito mais!

eva-coração
Foto: Petit Gâteau Eventos
ideias-em-casa-necesaire-de-eva-e-cd
Foto: Ideias em Casa

Porta maquiagem, como fazer

Rápido e prático, o porta maquiagens de tecido é a versão mais tradicional do acessório. Sem contar que é a melhor maneira de ter os cosméticos sempre a mão.

porta-maquiagem-em-tecido-tecido
Foto: Vanessa Burlamaqui Lemos

Para confeccionar um modelo retangular serão usados: de 02 tiras de tecido de 12 cm x 21 cm, zíper de 20 cm ou velcro, tesoura, agulha e linha.

A costura da base e das laterais será feita pelo avesso, na máquina ou nas mãos, já aplicando o zíper ou o velcro (este deve ser costurado antes de unir as partes).

bolsinhas
Foto: Menimeni
porta pincel de tecido e fecho
Foto: Segredos de Aline

Bastará virar do avesso e estará finalizado! Usando a imaginação, o porta maquiagens pode ganhar outros formatos e, se o tecido usado for liso, ainda é possível personalizá-lo com desenhos e palavras bordados.

necessarie-com-porta-pincel-de-maquiagem-necessaire-de-tecido
Foto: Lavanda Artes

Modelos de porta maquiagens de madeira decorados

Resistente e durável, o porta maquiagens de madeira pode ser feito de vários tamanhos. O comércio de MDF oferece uma variedade de modelos que aguçam a criatividade.

porta-maquiagem-em-mdf-decoupagem
Foto: Compra Mais
porta-maquiagem-animal-print-onca
Foto: ATELIER MADEIRA E ARTE

Alguns são próprios para o armazenamento de cosméticos, o que não impede a escolha de outros. Uma técnica que combina com o acessório é a decoupage.

O material utilizado para fazer seu porta maquiagem passo a passo é: um porta maquiagens de MDF, tinta branca, cola de decoupage em madeira ou cola branca, guardanapos, pincéis macios, tesoura e lixa.

O primeiro passo é lixar a peça que será limpa com uma flanela. A pintura será feita com movimentos laterais (da esquerda à direita).

Depois da peça seca, o guardanapo será esticado sobre o MDF (o uso é de apenas a folha estampada – as demais deverão ser separadas). O segredo é a aplicação da cola por cima, com movimentos delicados e o uso de pouca cola.

organizador-de-maquiagem-butterfly-p-organizadores
Foto: Madeira e Arte

Outra alternativa é a decoupage em tecido, mas a técnica de aplicação muda um pouco. A peça será coberta de cola (um lado de cada vez) e o tecido será colocado por cima, esticado com o auxílio de uma régua. O porta maquiagens será finalizado com uma camada de cola.

mdf-artesanato
Foto: Ukimger
caixote-decorado-mdf
Foto: Mary Cat Atelier

Veja mais alguns modelos de porta maquiagens:

lata organizadora
Foto: Egy az Egyben
copo de vidro decorado
Foto: Internet
maleta-de-maquiagem-com-pote-de-sorvete-6
Foto: Artesanato passo a passo
porta maquiagem de lata
Foto: Fatima Maria
porta pincel com perolas
Foto: Fabiana Reis
porta pincel de lata
Foto: Keila Sarai
porta pincel de tecido
Foto: Meus Artesanato
Porta-pincel-de-maquiagem-artesanal de pet
Foto: Artesanato e Reciclagem
Porta-pincel-de-maquiagem-artesanal
Foto: Blog By Carolinaa
Porta-pincel-de-maquiagem-artesanal-com copo
Foto: Rozi Melo
reciclagem-caixinha-papelao-artesanato-faca-voce-mesmo-porta-maquiagem-3
Foto: Manualidades a Pasos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *