Porta Máscara: como fazer modelo de tecido e de plástico

Você já sabe que não pode sair na rua sem a máscara de proteção, mas quanto a sair sem o porta máscara, você sabe se pode?

Se for ficar muito tempo fora de casa, o ideal é que você troque a máscara se ela ficar úmida, se for tocada por mãos não higienizadas ou depois de 2 ou 3 horas de uso. Desse modo, o porta máscara é mais um item de proteção!

Com ele você pode guardar a sua máscara da forma adequada, para evitar o seu contato e uma possível contaminação do coronavírus.

Esse acessório pode guardar também as máscaras limpas e outros itens de higiene usados por você. Portanto, proteja-se e proteja outras pessoas guardando corretamente as máscaras de proteção.

porta mascara de proteção

Como fazer um porta máscara de tecido 

Confira o passo a passo e aprenda a fazer o seu porta máscara de tecido em casa. É simples e rápido!

Veja também: Máscara 3D de tecido

Materiais necessários:

  • Tecido (pode ser o mesmo tecido da máscara)
  • Material de costura
  • Botões, velcro ou item similar

Tutorial passo a passo

Para começar você vai gastar, provavelmente, a mesma quantidade de tecido da máscara. Corte um pedaço de tecido tamanho 37 cm x 33 cm.

Os lados maiores ficam em cima e embaixo, quando for posicionar o pano. Desse modo, costure uma barrinha em cima e embaixo, dobrando 0,5 cm e depois mais 0,5 cm. Isso mesmo, dobre duas vezes meio centímetro, para ficar uma barra bem feita.

Dobre agora o tecido ao meio, a partir das bordas laterais. Pode pegar da direita para à esquerda ou da esquerda para à direita.

Passe uma costura na parte totalmente solta, onde as bordas se encontram. Para entender onde você deve costurar, vire o tecido de modo que a base dele agora seja onde tem a curva (onde não precisa de costura), desse modo, você somente vai costurar a parte de cima.

Depois de costurar, retire o excesso que ficou em cima da costura. Vire, então, para o avesso e passe ferro. Costure mais uma vez a mesma borda, para embutir na costura anterior.

Revire o tecido, para a parte certa ficar para fora. Então, se o tecido for estampado, posicione ele de modo que a estampa fique de cabeça para baixo, para você. Passe ferro novamente.

Meça 12 cm de baixo para cima, em cada lado, e costure uma linha ligando esses pontos paralelos, que marcam a respectiva altura.

Em seguida, dobre de baixo para cima na linha que foi costurada e passe uma costura na lateral. Pode ser uma costura decorativa, em pontos ou qualquer outra costura da sua preferência.

Fazendo o fechamento com botões

Sua máscara está quase pronta e ela tem três bolsinhos! Só falta agora criar um mecanismo para fechá-la.

Você pode colocar botões para fechar os bolsos, usando os botões que preferir, como os de pressão, por exemplo. Outra opção, seria o uso de velcro ou de ganchinhos.

Para os botões, você pode colocar primeiro os botões nas laterais (medindo 2 cm da borda) no bolso maior, e um outro botão no centro, na parte de dentro do bolso de cima e na parte de fora dos bolsos embaixo.

Pronto! Você confeccionou o seu porta máscara de tecido. Quer ver como é? Assiste o vídeo produzido pelo canal Dinha Ateliê patchwork:

Confira algumas imagens de porta máscara de tecido para se inspirar:

como fazer porta mascara de tecido
(Foto: @evergreen.and.mustard)
porta mascara passo a passo
(Foto: @winimekko)
necessaire porta mascara
(Foto: @winimekko)
porta mascara com ziper
(Foto: Etsy)
porta mascaras simples
(Foto: Etsy)
bolsinha porta mascara
(Foto: @p_bmif)
porta mascara com botão
(Foto: @cocotteandcocreations)
porta mascara limpa e suja
(Foto: @giftgarbbags)
porta mascara cirurgica
(Foto: @giftgarbbags)
porta mascara com velcro
(Foto: Etsy)
porta mascara de pano
(Foto: @cocotteandcocreations)
como fazer porta mascara passo a passo
(Foto: @cocotteandcocreations)
facil de fazer
(Foto: @cocotteandcocreations)
porta mascara e gel
(Foto: @cocotteandcocreations)
porta mascara triplo
(Foto: @hysquaredco)
porta mascara transparente
(Foto: @hysquaredco)
bolsinha porta máscara
(Foto: @hysquaredco)

Como fazer um porta máscara de plástico 

Aprenda agora a fazer um porta máscara de plástico de um jeito fácil.

Saiba mais: Máscaras com elástico atrás da cabeça

Materiais necessários:

  • Plástico Cristal (dois pedaços cortados na medida 29cm x 22cm)
  • 2 Zíperes de metro (23cm, cada)
  • 2 Cursores de zíper
  • 1 viés de tecido (4cm x 3m)
  • Botão de pressão
  • Mosquetão (opcional)

O porta máscara de plástico, pode ser também triplo, tendo três bolsinhos. Fica como um estojo.

Se o plástico estiver muito amassado, ligue um secador de cabelo (se tiver) e passe sobre ele. O secador deve estar quente, mas não o encoste muito perto do plástico.

Caso não tenha uma placa de corte para cortar o plástico em dois pedaços de 29 cm x 22 cm, prenda ele em um molde de papel e tenta cortar bem certinho, isso é muito importante.

Coloque o viés de tecido nas laterais (lado menor) do plástico, prendendo com clipes e passe a costura.

Em seguida, abra o zíper, separando ele em duas partes. Cada parte deve ser costurada em uma lateral, onde está o viés de tecido. Depois, corte e refile as sobras.

Coloque o cursor do zíper, para prender as partes e feche o zíper. Desse modo, repita o mesmo procedimento até aqui com o outro pedaço de plástico.

Nesta etapa, você pega cada peça montada até aqui e rolando o plástico, deixe 2 cm de distância entre o zíper e a borda de cima. Faça isso nas duas partes. Para auxiliar, use clipes para prender onde você quer posicionar o zíper.

Junte as partes e coloque um zíper para frente e o outro para trás, na mesma referência de altura.

Para unir as partes, inicie a aplicação de viés pela parte de trás, costurando em cima das bordas laterais e na base.

Vire a parte da frente do viés e do estojo, costurando o outro lado, de modo que o lado certo do viés fique para fora nas bordas da frente e de trás do porta máscara.

Para prender a parte de cima coloque um botão de pressão. Se quiser, coloque o mosquetão com uma tirinha de viés de tecido na lateral do seu porta máscara de plástico.

Para visualizar essa ideia, veja o vídeo do Canal Shanaya Atelier:

Confira outro modelo de porta máscara de plástico transparente:

porta mascara de plastico transparente
(Foto: @sabrinafarkasatelie)

Dicas para usar e higienizar o porta máscara corretamente 

É tudo de bom poder saber que sua máscara usada está bem guardada.

Mas para garantir isso, além de fazer um porta máscara com mais de uma repartição, ou seja, mais de um bolsinho, é preciso que você saiba em qual bolso você guarda as máscaras usadas e as máscaras limpas.

As ideias aqui de porta máscara possuem três bolsos/repartições para serem usados.

Dessa forma, a ideia é acrescentar uma etiqueta ou adesivo no bolso do porta máscara que te ajude a definir onde deve guardar as máscaras usadas e as máscaras limpas.

O bolso que fica “sobrando” pode servir para guardar outros itens de higiene, como paninhos de tecido, lenços e álcool em gel.

Para o porta máscara de plástico é importante higienizar todo o revestimento dele com álcool 70% em gel ou com um paninho úmido de água (normal) com água sanitária.

O porta máscara de tecido pode ser limpo como você limpa a sua máscara, lavando com sabão ou água sanitária, deixando de molho na água por cerca de 20 minutos. Nesse caso, evite usar botões de metal ou ferro.

Curtiu? Faça agora o seu porta máscara!

Descubra também: Tiara com máscara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *