Porta sapatos artesanal: modelos e como fazer

Os projetos que envolvem a criação de porta sapatos artesanais costumam ser marcados por tarefas muito divertidas. Melhor ainda, além de a criação dos produtos ser muito interessante, o resultado final acaba sendo um elemento muito útil na organização de certos ambientes.

Fazer porta sapatos artesanais exige um pouco de habilidade e bons modelos para direcionar as suas ações. Felizmente, neste post você encontrará um bom número de sugestões e dicas incríveis. Com isso, você poderá organizar os seus sapatos de uma forma muito eficiente.

Ideias criativas para guardar sapatos

Quando a intenção é criar porta sapatos artesanais, o objetivo é a organização. Contudo, isso não quer dizer que o elemento não precise ter uma aparência interessante. A peça deve, além de organizar os sapatos, harmonizar com a decoração do ambiente.

Sapateira pequena

Ideias criativas para guardar sapatos
Foto: Sapateira Criativa

Graças à grande quantidade de materiais, os produtos gerados podem ser muito criativos. Dentre os maiores exemplos, temos organizadores feitos de caixotes de feira, tubos de PVC, papelão e muito mais. Realmente, as opções são muitas e você pode abusar da criatividade, desde que o objetivo de organizar seja alcançado.

Modelos de porta sapatos de parede

Para as paredes, os modelos de porta sapatos artesanais mais interessantes são aqueles que aproveitam pallets e caixotes de feira. No caso dos pallets, os sapatos são colocados nos vãos das ripas que compõem a peça. Os caixotes funcionam como prateleiras.

Sapateira de madeira

sapateira de pallet
Foto: Assetproject

Outra ideia muito criativa é aquela que faz uso de tubos de PVC. Nesse caso, os tubos são cortados e anexados à parede, dando um efeito muito interessante. E sim, o mesmo efeito pode ser alcançado com nichos ou caixas de papelão.

sapateira vertical

sapateira de pvc
Foto: AnglicaNaorlu

Sugestões de porta sapatos de porta

No caso dos porta sapatos artesanais para porta, as opções já se direcionam para a utilização de outros materiais, como tecidos, por exemplo. Um tecido bem comprido, com pequenos “bolsos”, pode ser colocado atrás da porta e cumprir o seu papel com eficiência e elegância.

Porta sapatos de tecido

Veja com fazer uma sapateira cabide, quem ensinou foi a Brunna Schnnor:

Um opção que também é muito interessante é fazer uso de armações metálicas ou pequenos ganchos. Essas construções costumam funcionar muito bem e não geram muito volume.

Sapateira de porta

Veja que fácil e prática essa sapateira que o canal da Ateliê Greice brigido DIY ensina:

Como organizar sapatos em prateleiras

Caso a sua intenção seja apenas organizar os seus sapatos em uma prateleira, com o intuito de criar uma apresentação mais bonita, as prateleiras invisíveis costumam ser a ideia mais elegante. Essas prateleiras são simples e “se camuflam” nas paredes, fazendo com que os sapatos pareçam que estão flutuando.

Sapateira barata

sapateira prateleira
Foto: Como Fazer Fácil

E lembre-se de colocar os sapatos em posições alternadas (um para a frente e outro para trás). Dessa maneira, o espaço nas prateleiras é aproveitado ao máximo e o visual fica bem bacana.

Como fazer organizador de sapatos

Fazer organizadores exige apenas que você tenha uma ideia inicial. Com base nessa ideia (ou projeto), você irá definir os materiais que serão utilizados e a melhor forma de, enquanto aproveita os espaços, criar algo bonito.

sapateiras
Foto: PlastiMais

Veja que ideia legal essa sapateira de tubo PVc que foi ensinado no canal do Fabio Basso:

Nesse sentido, caixas de papelão, cabides, elásticos, baldes, escadas, nichos e canos (de PVC ou ferro) estão entre as opções de materiais mais populares. Leve em consideração a sua decoração e o espaço disponível. Assim, tudo vai ficar perfeito!

Organizador de sapatos em caixas de papelão

Para finalizar, uma das opções mais práticas para criar porta sapatos artesanais é utilizar caixas de papelão. Caixas que sigam um padrão estético e tenham etiquetas para indicar qual é o sapato funcionam de uma forma muito bonita. Em alguns casos, para as caixas maiores, é possível utilizar divisórias de pap

sapateira de papelão e tecido
Foto: Camarim da Moda

elão na parte interna, o que faz tudo ficar ainda mais organizado.

Aprenda a fazer uma sapateira bem legal, encontramos a ideia no canal da Kaime Dibo:

Portanto, criar porta sapatos artesanais pode ser uma tarefa muito prazerosa para quem gosta de trabalhos manuais. As opções são muitas, os modelos são interessantes e você sempre poderá dar o seu toque especial. Trabalhe bem a composição, harmonizando-a com a sua decoração, e o resultado final ficará excelente! Veja mais alguns modelos:

sapateira-canos-pvc-faca-voce-mesmo-diy-2
Foto: Viajando no Apê
sapateira-caixote-rustica-sapatos
Foto: Jabimgo
Sapateira-artesanal
Foto: Bricolage
sapateira
Foto: Vai Com Tudo
sapateira de papelão
Foto: Camarim da Moda
sapateira de caixote
Foto: Ashley Winn Design
sapateira amarela
Foto: Typimga
caixotes
Foto: Blog Mara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *