Receita de sabão caseiro: Como Fazer

Aqui você encontra uma série de passo a passos e escolhe a sua receita de sabão caseiro preferida para fazer e economizar bastante dinheiro.

Atualmente, com a crise e a inflação em constante crescente, a receita de sabão caseiro vai te ajudar e muito!

Toda vez que vamos ao supermercado nos surpreendemos com a alta dos preços dos produtos. E, nesse sentido, os produtos de limpeza estão no topo da lista entre os mais caros.

Se você procura uma alternativa para economizar o seu suado dinheirinho, veio ao lugar certo. Aqui, nós daremos dicas de como preparar sabão caseiro, de modo que apenas algumas barras de sabão baratinhas ou outras matérias primas bem acessíveis rendam muito.

Se surpreenda com a leitura!

Receita de sabão Caseiro

Existem vários tipos de sabão líquido caseiro e aqui ensinaremos alguns deles. Alguns são bem simples de fazer e levam poucos ingredientes, sendo apropriados tanto para lavar louças quanto roupas.  Outros, no entanto, levam ingredientes mais abrasivos em sua composição e são ideais para lavar o chão. Qualquer que seja a opção, produzi-los requer cuidados e o uso de luvas e máscaras protetoras.

Prepare a maior bacia que você tiver e continue com a gente.

Receita de sabão caseiro variados
(Foto: Thinkstock)

Como Fazer sabão liquido Caseiro

Aprenda a fazer alguns tipos de sabão caseiro:

1 – Sabão de álcool

Seja na versão de sabão de álcool líquido ou de sabão de álcool em barra, ele é também chamado de Sabão ecológico. Isso porque é um sabão com óleo sujo. Isso mesmo, aquele que você já usou na cozinha e quer reaproveitar para a limpeza.

Ele é ideal para a lavagem de roupas.

No processo, você utilizará:

  • 03 litros de óleo de cozinha reaproveitado;
  • 01 litro de álcool;
  • 01 litro de água morna;
  • 0,5 kg de soda cáustica granulada.

Em primeiro lugar, você precisa saber como limpar o óleo. Para isso, coloque os 3 litros de óleo usado na panela, ligue o fogo e, logo em seguida, sem esperar o óleo ferver, já despeje a mesma medida de água. Coloque, então, 01 xícara de água sanitária e deixe no fogo até borbulhar.

Depois que atingiu o ponto de fervura, derrame tudo num recipiente coberto com um coador de pano – ou aquela camisetinha velha mesmo. Simples e sustentável, não é mesmo?

Retomando o processo para produção de sabão de álcool em barra, esquente o litro de água morna até, mais ou menos, 37º e coloque em um balde grande.

Acrescente a soda cáustica e mexa com um pedaço de madeira até dissolver. É importante dizer que se você quiser usar uma colher de pau pode usar, não mexa com talheres de alumínio, pois metais reagem quimicamente com a soda cáustica e o resultado não vai ser nada desejado.

Continue mexendo e acrescente os 03 litros de óleo reaproveitado e, após 5 minutos, misture o litro de álcool.

Receita sabão de alcool caseiro
(Foto: blogs.gazetaonline/dicasdalucy)

Veja que após, mais ou menos, 5 minutos, ele começa a engrossar:

Receita sabão caseiro segundo passo
(Foto: blogs.gazetaonline/dicasdalucy)

Coloque numa bacia e deixe descansar durante 3 dias.

Receita sabão caseiro descansando bacia
(Foto: blogs.gazetaonline/dicasdalucy)

O resultado é uma coleção de sabão de álcool em barra transparente.

Sabão em barra transparente
(Foto: OLX)

2 – Sabão de Vinagre

O Sabão de Vinagre é perfeito para as louças. O processo é bem parecido com o passo a passo acima, com a diferença que deve acrescentar 01 copo de vinagre branco junto com a soda cáustica.

O efeito garantido pelo vinagre é um brilho muito maior, devido a alta concentração de ácido acético presente neste ingrediente.

Sabão caseiro vinagre
(Foto: Mary help)

3 – Como fazer sabão caseiro frio

É também multiuso e, de toda a listagem, é o mais simples de fazer.

Como o limão possui um pH ácido e a soda cáustica tem um pH alcalino, o resultado será um sabão neutro, que faz com que as mãos não sofram  ressecamentos.

Assista o vídeo abaixo, do canal Receitas de Pai, e faça logo o seu.

Receitas de Sabão caseiro

Está achando um pouco complicado essas receitas de sabão caseiro? Calma que a seguir, daremos receitas bem simples para os iniciantes no processo. Vamos conferir?

1- Sabão em Barra

Essa receita usa apenas três ingredientes: sabão em barra, bicabornato de sódio e água.

Rale um sabonete neutro, acrescente um litro de água quente e mexa até dissolver totalmente o sabão. Coloque 01 colher de sopa de bicarbonato de sódio e espere esfriar. Em seguida, acrescente 01 litro de água fria e pronto.

Várias unidades de sabão caseiro barra
(Foto: Meu cantinho pra tudo)

2 – Sabão em Pó

Feito também com três ingredientes, sendo: 01 xícara de bicarbonato de sódio, 01 xícara de carbonato de sódio e 100g de sabão de coco em barra.

Rale o sabão de coco e coloque no liquidificador para que ele fique como um pó. Misture, então, o bicarbonato de sódio e o carbonato de sódio.

Receita de sabão em pó caseiro
(Foto: Viva decora)

3 – Sabão Liquido

O passo a passo de como fazer sabão líquido com sabão em barra é muito simples. Basta ralar 200g de sabão de coco em barra e separar. Então, coloque 3 litros de água em uma panela para ferver. Quando a água começar a borbulhar, adicione o sabão ralado e mexa bem devagar, até dissolver.

Com cuidado, adicione 50 ml de álcool 70 a essa mistura e acrescente 03 colheres de bicarbonato de sódio. Mexa bem e descubra como usar sabão líquido para lavar roupa é muito mais prático que o de barra.

Receita sabão caseiro líquido
(Foto: Viva decora)

Sabão Caseiro Perfumado

Que tal aprender uma opção de sabão com cheiro de rosas super perfumado?

Então, confira essa dica no canal Diário de Família.

E aí, qual receita de sabão caseiro você achou mais fácil? E o que você achou de economizar uma graninha seguindo essas dicas caseiras para seu sabão render mais?

Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de mais novidades.

Até a próxima!


- Publicidade -


Avalie essa Matéria!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here

*