Tapete de Arraiolo passo a passo

Os tapetes de arraiolo são característicos da Vila de Alenjana de Arraiolos em Portugal, daí surge à origem de seu nome. Os tapetes são bordados em lã com pontos arraiolos, ele é produzido sobre uma tela que pode ser feita de linho, juta ou algodão. Os pontos arraiolos são pontos cruzados, composto por duas meias cruzes. O tapete normalmente é produzido em três fases: Bordar a armação; Fazer Matização; Preencher fundos.

Como fazer Tapete de Arraiolo

O ponto arraiolo é muito simples de se produzir, para começar tenha em mãos seguintes  materiais: Projeto gráfico de sua preferência, Lã, Juta (Para se usado como tela), Cola, Agulha, Tear, Chapas de compensado e Tesoura. Para melhor entendimento é necessário que siga o passo a passo a seguir:

Passo a Passo da produção do tapete (extraído do site: jrtapetesarraiolos.com – Visite!)

Passo 01: GRÁFICO

Antes de tudo é preciso que você traçe seu desenho,Você precisa transformar o seu gráfico semelhante os que são feitos para ponto e cruz.

Passo 02: Contornando o desenho
Após o desenho ter sido feito na tela, é hora de copiá-lo com as cores determinadas pelo desenho que será reproduzido.

Passo 03: O preenchimento da tela

Logo depois que terminar o contorno do desenho é hora de fazer o preenchimento. Primeiro preencha os desenhos, logo depois já pode começar a preencher os espaços do fundo da tela.

Passo 04: Fazendo a revisão

Depois que preencher totalmente o tapete, ele deve ser escovado, isso serve para perceber se é necessário algum arremate, se falta algum preenchimento ou engano em alguma cor.

Passo 05: Produzindo a franja

Para o acabamento deve ser feito um tear de franja, com as linhas trançadas e presas por uma auréola.

Passo 06: Unindo a franja ao tapete

Depois que a franja estiver pronta, ela deve ser colocada no tapete, você pode fazer isso usando os mesmo materias usado no processo de produção do tapete (agulhas e linhas)

Passo 07: Engomação

Para finalizar, você precisa prender a peça em uma tabua, é importante que pregue toda a margem por igual, para que o tapete fique com as mesmas medidas em cada ponta, depois você deve passar uma solução de cola branca com a ajuda de um rolo de pintor e deixar o tapete secar ao sol.

Viu como é bem simples a produção de um tapete arraiolo? Se você ainda possui alguma dúvida, basta assistir o vídeo da artesã Kátia Mendonça no Programa Sabor e Vida da Rede Aparecida.

Fonte:http: jrtapetesarraiolos.com

2 comentários

  1. emival Responder

    gostaria de aprender esse oficio,estou prestes a me aposentar, e estou a procura de algo com desafio para faser, acho que encontrei esse desafio na fabricao desse tapete.

  2. Ornella Alves Borges Responder

    Olá. Quero aprender os pontos de tapeçaria, qual tecido, qual linha ou lã, como pintar a tela para bordar, como impermeabilizar, franjas,….. Se tira um livro que ensine do início ao fim, por favor me indique, desde já agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *