6 Temas para festa junina escolar que estão em alta

Apesar de muitas pessoas não saber, existem muitos temas para festa junina escolar e a escolha do melhor tema depende exclusivamente das pessoas responsáveis pela escola.

Essa noite é super especial para os funcionários, alunos e os pais e responsáveis, pois é um dia para alegrar, divertir e comer alguns pratos típicos.

Para fazer uma festa junina inesquecível na escola, é crucial escolher um tema. Dessa forma, você consegue criar uma atmosfera autêntica, envolvente e aconchegante para os convidados.

Leia também: Como fazer barraca da selfie festa junina

Alguns temas são super comuns nas festas juninas, outros, no entanto ainda estão em processo de reconhecimento pelos brasileiros, mas são igualmente lindos.

O que é a festa junina?

A festa junina é um tipo de celebração típica católica que faz homenagem a três santos, o São João, o Santo Antônio e o São Pedro.

Veja mais: Espantalho de festa junina para imprimir

painel festa junina escolar
Foto: Pinterest

Esse tipo de festa é celebrado no mesmo de junho, daí seu nome “festa junina”. Além disso, as decorações são chamativas e coloridas e geralmente são compostas por bandeiras de papel, balões de gás e fogueiras.

Apesar de misturar elementos culturais e religiosos, essa festa atrai milhares de pessoas todos os anos, principalmente as versões escolares, pois as crianças geralmente fazem apresentações de músicas e danças típicas.

Além das danças e músicas tradicionais, as comidas como milho, pamonha, churrasco, canjica, quentão e pipoca também são um clássico.

Confira ainda: Ideias de barraca de festa junina

Melhores temas para festa junina na escola

Como mencionado anteriormente, existem muitos temas que as professoras podem se inspirar para criar os temas para festa junina escolar.

decoracao festa junina escolar
Foto: Pinterest: Icah Escola Patelli

Antes de escolher o tema é importante fazer uma pesquisa de campo para verificar como as decorações vão ficar e quais poderão ser as possíveis apresentações das crianças, que são o ponto alto da festa.

Algumas das opções mais tradicionalmente usadas nas festas juninas escolares são:

Sertão

Esse tipo de tema engloba a cultura nordestina. Na decoração geralmente são usados cactos, tecidos de chita, bandeiras coloridas e chapéus de cangaceiro.

festa junina sertao na escola
Foto: Pinterest

Fazenda

O tema fazenda é um clássico pois combina muito bem com as festas típicas de junho. Na decoração são usados montes de feno, rodas de madeira, carroças, selas de cavalos, animais da fazenda com os cavalos e muito mais.

Caipira

A decoração caipira é a mais usada e é também chamada de quadrilha. Nesse tipo de tema, a festa é decorada com tecidos de chita, tecidos remendados coloridos, chapéus de palha, espantalhos, girassóis e muito mais.

casal caipira
Foto: Pinterest

Noite de São João

Na festa de São João tradicional, as pessoas costumam homenagear um dos santos principais da festa. Para isso são usadas bandeiras coloridas, balões coloridos e uma enorme fogueira.

noite de são joao
Foto: Pinterest (Rose)

Xadrez

Na festa xadrez, todos os convidados devem se vestir caracterizado com camisas sociais xadrez, calças jeans e botas ou botinas. Para dar um charme extra ao look, você pode usar uma belíssima jaqueta e chapéu de couro.

Floral

as decorações de festa floral são um clássico e ficam belíssimas, pois transmitem sentimentos de alegria e diversão. As flores usadas podem ser variadas e vai depender de suas preferências pessoais.

festa junina floral
Foto: Pinterest

Na escola é possível criar vários temas para festa junina escolar, pois você pode abusar da criatividade e imaginação para atrair a atenção da criançada.

Além disso, festas temáticas diferentes chamam atenção de todos os convidados e quanto mais decorada e autêntica for a festa da sua escola, mais pessoas você conseguirá atrair.

Lembre-se de deixar o ambiente confortável, aconchegante, acolhedor e claro, muito colorido, pois as festas juninas são sempre divertidas e animadas, com muita música e comida boa.

Invista em roupas decoradas e personalizadas para os alunos e ensaie lindas coreografias para fazer apresentações ao público.

Deixe um comentário