Conheça 4 tipos de bordados para fazer à mão

Existem diversos tipos de bordados para fazer à mão e você escolhe a qual mais se identifica, acha mais bonito ou por ter mais facilidade de fazer um deles.

As técnicas utilizam materiais específicos para cada um deles. Cada bordado é mais indicado para uma finalidade, seja para enxoval de bebê, toalhas de banho, toalhas de mesa, guardanapos, pano de prato e etc.

Bordado em Ponto Cruz

Como o próprio nome já diz, esse bordado é formado por pontos que parecem uma cruz. A característica marcante desse trabalho é a uniformidade dos pontos e simetria do bordado.

ponto-cruz
Foto: Pinterest

Além de lindos desenhos que podem ser criados com o ponto cruz, essa técnica é muito utilizada para escrita de nomes em toalhas de banho por exemplo.

ponto-cruz infantil
Foto: Ponto Cruz Andreia

Para bordar será necessária uma agulha de bordado que é diferente das de costura, pois a ponta é arredondada, sendo mais fácil para bordar e sem furar os dedos.

O bordado deve ser feito preferencialmente em etamine que é um tecido onde contém pequenos quadrados que tornam a contagem do bordado mais fácil. O etamine também é encontrado na barra de toalhas de banho, onde o desenho é bordado ali mesmo.

As linhas usadas para esse tipo de bordado é a de meada, que são novelinhos de linha que dependendo da trama do etamine pode ser usado mais ou menos fios de vez.

Para facilitar na hora de bordar, pode-se usar um bastidor que manterá o tecido esticado e você não se perderá na hora da contagem e de fazer o ponto no local correto.

grafico-bordado-ponto-cruz8
Foto: Pinterest
flores-em-ponto-cruz-flores
Foto: O Bosque
cactos-bordado-em-ponto-cruz
Foto: Mercado Livre

Os desenhos feitos no ponto cruz devem ser seguidos através de um gráfico que te orientará na contagem dos pontos. Se você é iniciante, busque gráficos mais simples até você aprimorar a técnica. Existem várias opções na internet ou revistas que podem ser compradas em bancas.

Modelos de bordado em Vagonite

Esse tipo de bordado é excelente para quem está iniciando, pois é muito fácil de aprender. Essa técnica é caracterizada pela simetria dos desenhos e pelo avesso limpo.

toalha com vagonite
Foto: Mouse Mania

Para bordar essa técnica, você pode utilizar linhas ou fitas coloridas. A mistura de cores fará toda a diferença no resultado e deixará o seu artesanato muito mais bonito.

O vagonite é feito principalmente em toalhas de banho, almofadas, caminho de mesa, roupas de cama, tapete e panos de prato.

Nessa técnica também é necessário utilizar etamine, agulhar para bordar e se orientar através de um gráfico de vagonite.

Devido a facilidade em se bordar vagonite, muitas pessoas preferem iniciar nesse tipo de bordado antes de aprender os outros.

vagonites
Foto: Decorfacil
toalha-de-rosto-bordada-em-vagonite-bordado
Foto: Elo7
destaque vagonite
Foto: Internet

Ideias de bordado com Ponto russo

Essa técnica artesanal de bordado é feito com o entra e sai da agulha no tecido, lembrando o movimento de uma máquina de costura, porém devido o uso de uma agulha específica, o resultado é um desenho em alto relevo.

ponto russo no bastidor
Foto: Internet

sA agulha utilizada é própria para essa técnica e tem um formato bem diferenciado das demais, sendo oca, também conhecida como agulha mágica.

Para bordado em ponto russo é muito importante o uso de um bastidor para que o tecido esteja devidamente esticado. O bordado russo é feito do lado avesso do tecido e o efeito fica do lado direito.

ponto-russo
Foto: Artcom Móveis Planejado

Para bordar, diferente dos outros bordados já explicados, não se utiliza um gráfico e sim um molde que deve ser marcado no tecido.

Após o tecido estar preso centralizado no bastidor, inicia-se o bordado perfurando o tecido de acordo com as marcações do desenho, até que seja preenchido totalmente. Com essa técnica é possível criar uma infinidade de desenhos.

ponto russo
Foto: Pintower
passaro ponto russo
Foto: Pinterest
artesanato com ponto russo
Foto: DelyKat
almofada ponto russo
Foto: Dibujos

 Fotos de artesanatos de Bordado com fitas

Essa delicado tipo de bordado é feito utilizando fitas de cetim ou de seda e linhas de bordado ou costura.

bordado-com-fita
Foto: Artcom Móveis Planejados

Não é uma técnica difícil de ser aprendida, apesar de existir uma grande variedade de pontos.

Com esse bordado pode ser feito panos de prato para decoração, toalhinhas infantis, toalhas de banho ou de mesa e trabalhos maiores como colchas e fronhas combinadas.

É muito comum se utilizar desse bordado para fazer lindos botões de flores formados a partir da fita. Desenhos delicados como esse pode-se utilizar pequenas pérolas ou miçangas para representar miolo de flor ou dar um charme a peça que está sendo criada.

Para fazer esse tipo de bordado, são necessárias agulhas de bordar e de sacaria. O uso do bastidor é muito importante para essa técnica.

Veja-como-Fazer-Bordado-em-Fita
Foto: Try Not Laughs
camelia-bordada-com-fitas
Foto: Fondos de Pantalla
bordado-com-fita-e-pedrarias
Foto: EpicGaming
bordado de fita
Foto: Pinterest
bordado de fita com flores
Foto: Orimgift

Através de diversos tipos de bordados feitos com capricho e dedicação, você poderá criar lindos desenhos que te ajudarão a passar o tempo se estiver à procura de um hobby ou aumentar a sua renda de uma forma prazerosa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *